Imagem Vereadores participam de sessão sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Vereadores participam de sessão sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaValdemir DiasFernando JacaréDr Andreson RibeiroRicardo Babão

27/02/2024 21:50:00


Campanha da Fraternidade 2024 foi tema de Sessão especial realizada na noite desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A sessão é prevista na lei 2.081 de 2016. Vereadores participaram da sessão, falando sobre o tema da campanha que é  Fraternidade e Amizade Social.

Responsabilidade individual - O vereador Fernando Jacaré (PT) destacou em sua fala a importância de “termos responsabilidade além da figura do vereador eleito, mas também como membros da sociedade e da igreja católica”. Jacaré reforçou que todos os anos o objetivo maior da Campanha da Fraternidade é fortalecer a fé, e neste momento, é importante que as diferenças entre as pessoas sejam sempre respeitadas. As pastorais trabalham mudando vidas, e por isso, precisam do apoio de cada um para continuar essa missão. Ele lembrou que é fundamental que todos, independente da fé, carreguem em si a responsabilidade de fazer a diferença na sociedade, principalmente ajudando aos menos afortunados. “A figura mais importante da Câmara é o respeito, pois aqui é a casa de todos, é a Casa do Povo”, afirmou.

Tema importante - O líder da Bancada de Oposição, vereador Valdemir Dias (PT), destacou que mais uma vez a Igreja propõe um tema importante para discussão. “Como sempre nossa igreja traz temas importantes”, disse ele lembrando que esse ano marca a 60ª edição da Campanha da Fraternidade. “Que seja por todo o ano litúrgico, que possamos estar discutindo temas como esse numa sociedade polarizada. Nós precisamos internalizar isso. Por que nossa sociedade vive tempos de tanto desamor?”, apontou Dias.

A Campanha da Fraternidade é um contraponto ao processo de divisão - A vereadora Lúcia Rocha (MDB) destacou que o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação da Igreja de Cristo em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo. “O desafio é olhar o outro como Deus olha. Precisamos recordar o que está escrito na bíblia: como é bom que os irmãos vivam em união”, afirmou. Para a vereadora, seu maior desejo como agente público é ser uma amiga da cidade. “Como representante do povo, peço a Deus para ser instrumento dele nesse processo, ser uma amiga de Vitória da Conquista. Se cada um tiver esse entendimento, teremos um mundo melhor para se viver”, pontuou.

Ser humano em primeiro lugar - O Vereador Ricardo Babão (PCdoB), falou da importância do tema, especialmente enquanto representante legislativo da comunidade conquistense: “Estamos perdendo amigos por pensar de forma diferente na politica” disse, lembrando que é necessário pensar no ser humano em primeiro lugar, e que a politica precisa ser tratada com seriedade. “Vós sois todos irmãos e irmãs” como diz o lema da campanha deste ano, que enaltece o quanto é bonita a fraternidade humana que respeita e da oportunidade a todas as pessoas, para além das nossas preferências politicas e diferenças sociais.

União em prol do desenvolvimento social - Em seu pronunciamento, o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), descreveu uma situação de que teve conhecimento na última semana e que o fez refletir: “Conheci uma jovem que veio com a família em busca da habitação Minha Casa, Minha Vida, mãe de várias crianças, trabalhava em casa de família e buscava mudar de vida. Fiquei sabendo que hoje em dia está comandando o tráfico em condomínios”. Segundo o edil, essa história o fez refletir sobre a necessidade da criação de políticas públicas que forneçam oportunidades e condições de vida melhores aos jovens das periferias, pois a falta de lazer, cultura, educação e direitos básicos apenas reforça a corrente do mal na sociedade. Assim, ele acredita que é necessário acabar com a postura de ‘apontar o dedo’ e promover uma sociedade humanizada e democrática.

Adversários, mas não inimigos - O líder da prefeita na Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB) destacou que na política é preciso que haja uma reflexão profunda a respeito do tema. “O país que vivemos hoje é o país que essa campanha precisa se estabelecer durante todo o tempo, não apenas durante o tempo quaresmal, um país dividido em esquerda e direita”, apontou.

Ele comemorou que, apesar das divergências políticas, não tem inimigos na política, somente adversários. “Aqui nos divergimos, mas nunca tivemos um sequer arranhão do ponto de vista da amizade, do carinho e da consideração”, disse ele se referindo ao colega de parlamento, Fernando Jacaré (PT).

Tornar atual a mensagem de Jesus - O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira (PODE) afirmou que a Campanha da Fraternidade 2024 traz um convite de amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço. “Diante do processo de divisão, ódio, guerras e indiferenças que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo, somos convocados a despertar o olhar de irmão, o cuidado, a empatia. Somos responsáveis pelos ambientes que estamos e convivemos”, afirmou. O presidente destacou ainda que a missão da igreja é tornar atual a mensagem de Jesus.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30