Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP08 - Adaptação e inclusão no retorno as atividades escolares

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP08 - Adaptação e inclusão no retorno as atividades escolares

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3#podcast - Câmara Inclusiva

19/02/2024 20:11:00


Inclusão e adaptação escolar é o tema do primeiro episódio da segunda temporada do podcast Câmara Inclusiva

Começou nesta segunda-feira, 19, a segunda temporada do PodCast Câmara Inclusiva, transmitida pela rádio Câmara 90.3 FM e pelo Youtube/camaravc . O primeiro programa desta segunda temporada abordou a questão da “Adaptação e Inclusão escolar no retorno ao ano letivo” e teve como convidadas a neuropsicopedagoga, Giulia Boaretto e a professora, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Jamille Santos. 

Durante o programa foram abordadas questões como o papel da escola e da família no processo de inclusão e adaptação, atividades adaptadas, atendimento individualizado e dificuldades que as instituições e as famílias enfrentam nesse processo de inclusão e adaptação dos alunos. 

Giulia lembrou que o grande problema de todo esse processo é a falta de comunicação escola x família. “As vezes chego na escola e já existe uma barreira entre ela e a família. É importante que a família se apresente, apresente suas dificuldades e limitações e que a escola conheça o perfil do seu aluno, para que juntos, possam atender da melhor forma a criança”, explicou. 

A falta de estrutura e políticas públicas eficazes para o desenvolvimento de um trabalho bem feito foi outra  questão abordada no programa. Jamille, que é professora e  atua no atendimento especializado de crianças da rede municipal de educação, relatou o trabalho de um profissional como esse , lembrando que a realidade das famílias da rede pública são muito piores: “Muitas vezes temos alunos que nem laudo tem, pela falta de informação dos familiares e quando chamamos para orientá-los, muitos nem sabem por onde começar e isso dificulta bastante o trabalho da escola com esses alunos que precisam do atendimento”, ela disse ainda, que “muitas vezes o primeiro contato da família com algum tipo de deficiência ou limitação do filho parte da escola”. 

Além de profissionais da área, as duas são mães de autistas e falaram um pouco sobre suas experiências pessoais nesse processo de inclusão e adaptação de suas filhas no processo educacional. “Somos privilegiadas por proporcionarmos uma boa escola, terapias e acompanhamento adequado para nossos filhos, pois essa não é a realidade da maioria das famílias brasileiras”, afirmou Jamille. 

O programa desta segunda-feira pode ser assistido na integra no canal do Youtube da Câmara, bem como todos os outros exibidos na primeira temporada do programa. O próximo episódio vai ao ar no dia 04 de março.

Confira o primeiro episódio da segunda temporada do PodCast Câmara Inclusiva

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30