Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara celebra Dia Municipal do Maçom

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara celebra Dia Municipal do Maçom

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

21/08/2023 21:25:00


Na noite desta segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para celebrar o Dia do Maçom, festejado em 20 de agosto. A data comemorativa foi instituída pela Lei Municipal Nº 1.646/2009.

A maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, que adota a investigação da verdade, em regime de plena liberdade. Ela tem como princípios, a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens. Para a maçonaria, todos são filhos do mesmo Criador.

Proponente da audiência pública, Valdemir ressaltou que a atenção à Maçonaria é um compromisso do seu mandato. “Hoje é um dia muito especial, em que comemoramos o Dia do Maçom. Como parlamentar sinto-me muito orgulhoso de fazer parte dessa história. Em 2017 assumimos o compromisso de realizar as audiência públicas do Dia do Maçom, Dia do DeMolay, Dia das Filhas de Jó, comemorando e exaltando nossas famílias e as ações relevantes que a Maçonaria conquistense desenvolve”, disse o parlamentar.

O mais velho ensina o mais jovem - O Mestre Conselheiro do Capítulo Conquistense da Ordem Demolay, Felipe Viana, destacou a importância dos maçons na formação dos jovens conquistenses. “Como explicaria os objetivos centrais dos Demolays sem falar da Maçonaria? Nós, do Capítulo Conquistense, agradecemos imensamente a Maçonaria como patrocinadores das nossas atividades”, afirmou. Felipe lembrou do princípio maçônico que tem como diretriz a ideia de que o mais velho ensina o mais jovem.  “Queremos agradecer todos vocês, que se dedicam a nossa causa”, pontuou.

Gratidão – A Honorável Rainha do Bethel 02 da Ordem Internacional das Filhas de Jó, Maria Luiza Prado Araújo, parabenizou os maçons pela passagem do seu dia. “É uma honra estar aqui novamente. Gostaria de externar a minha gratidão pelo apoio, pelo carinho e dizer que vocês são a nossa herança maçônica. É mais do que merecida a celebração desse dia”, disse ela.

Em seguida, membros da ordem realizaram um Ritual em homenagem aos Maçons.

Ação Humanitária da Maçonaria no Brasil - O palestrante Danilo Bruno destacou a atuação da Maçonaria na formação social, política e filantrópica do país. Ele lembrou a história da Ordem no município de Vitória da Conquista, elencando alguns serviços prestados a comunidade local. “Em todos os países onde há liberdade, a Maçonaria está presente. Assim, ela floresce, fazendo o seu trabalho e contribuindo por meio da filantropia, contribuição e representatividade. Temos ações especificas, mas nosso trabalho contínuo perdura por séculos”, afirmou. 

Além disso, Bruno destacou que a Maçonaria tem influenciado a criação de organizações solidárias, como a Ordem DeMolay, que visa moldar jovens líderes com valores éticos e morais sólidos. “Ela é baseada nos princípios maçônicos e busca desenvolver líderes jovens comprometidos com valores morais, éticos e cívicos”, esclareceu. Ele explicou também que a Ordem DeMolay oferece uma estrutura organizacional semelhante à Maçonaria, desenvolvendo habilidades de liderança, trabalho em equipe, oratória e serviço à comunidade. “ Essas ações enfatizam valores fundamentais que promovem a busca pela excelência pessoal e a responsabilidade social”, pontuou.

Danilo lembrou que a Maçonaria é conhecida por princípios fundamentais, que orientam as ações e os ideais de seus membros. “Esses princípios têm raízes históricas profundas e se baseiam em valores universais que buscam aprimorar não apenas o indivíduo, mas também a sociedade como um todo”, destacou o palestrante, ressaltando princípios como tolerância, moralidade, ética, caridade e filantropia. Pautado por esses princípios, ele enfatizou ainda os valores do companheirismo e da rede de apoio entre os marçons. “Somos conhecidos como uma comunidade que gera companheirismo entre seus membros, oferecendo um espaço seguro para a troca de ideias e experiências. Essa rede de apoio fortalece os laços fraternos entre os maçons”, assegurou. 

Danilo encerrou sua participação sintetizando o trabalho humanístico da Maçonaria, afirmando  que essas ações reflete o compromisso da Ordem em alinhar suas ações com seus valores fundamentais. “Por meio de ações filantrópicas, educação, apoio à saúde e promoção de valores éticos, a Maçonaria contribui para uma sociedade mais justa, compassiva e solidária. Seu legado de serviço à humanidade é um testemunho do impacto positivo que organizações baseadas em princípios humanísticos podem ter no mundo”, finalizou.


 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30