Imagem Câmara homenageia mulheres com entrega do Diploma Loreta Valadares

Câmara homenageia mulheres com entrega do Diploma Loreta Valadares

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotíciaDiploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares

08/03/2023 10:30:00


Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 08, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma Sessão Especial solene para entrega do Diploma Loreta Valadares, previsto na Resolução nº 41, de 30 de agosto de 2005, que agracia seis mulheres com ações voltadas para o direito e proteção de mulheres em situação de violência. Também foram entregues certificados a mulheres que atuam e prestam contribuição em outras áreas, e que foram indicadas pelos vereadores para serem homenageadas pelo Dia da Mulher.

 As homenageadas com o Diploma Loreta Valadares foram: Kellma Christiane Farias, Solange Anatólio, Maria Helena Almeida Santos, Jocione Fonseca Prado, Solange Santos de Oliveira e Patrícia Gonçalves Soares.

 Combate ao preconceito - Kellma Chistiane Farias, representada pela sua filha Maria Clara Farias, ressaltou a importância e a magnitude da atuação da União de Mulheres de Vitória da Conquista, combatendo toda violência contra as mulheres. Destacou a sua gratidão ao Conselho da Mulher que, “aguerridamente tem enfrentado batalhas no combate aos preconceitos, discriminação e todos os tipos de violência contra as mulheres” e finalizou dizendo que para ela, “esse dia significa dia de luto e pesar pelas milhares de mulheres que não estão entre nós, por serem vítimas de feminicídios, pelas Anas, Marias, Joanas, Camilas… por todas aquelas mulheres que não conseguimos salvar”.

 Promessa de luta por cada mulher – A promotora Solange Anatólio destacou que no próximo dia 15 de março, estaria promovendo um evento em conjunto com a Câmara Municipal de Itapetinga, onde os 15 gabinetes parlamentares se transformariam em consultórios itinerantes voltados, onde serão ofertados serviços da Promotoria de Justiça, da Defensoria Pública, da Delegacia da Mulher, além da presença de psicólogos e assistentes sociais. Por fim, agradeceu aos vereadores Edivaldo Ferreira Jr. (PTB) e Fernando Jacaré (PT), e jurou solenemente que a honraria que lhe foi concedida será o seu lembrete de continuar lutando por cada mulher da região.

 Garantia de direitos - Maria Helena Almeida Santos, uma das homenageadas, possui uma grande atuação na Igreja católica, coordenando a Pastoral Carcerária e integrante do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais. Relevante contribuição à defesa dos direitos das mulheres encarceradas, fiscalizando más condições das unidades prisionais, realizando campanhas de arrecadação de mantimentos, absorventes, produtos de higiene e cosméticos. Em seu discurso, agradeceu a homenagem e afirmou que “Ninguém pode nos impedir de lutar, de gritar pelos nossos direitos”.

 Mulheres empreendedoras - A idealizadora do projeto Marias do Bairro, Solange Santos de Oliveira, que reúne mulheres de diversos setores, como gastronomia, artesanato e plantas, agradeceu a homenagem feita pela Casa, em nome da vereadora Lúcia Rocha (MDB) e disse que foi uma honra e prazer estar recebendo o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. O projeto Marias do Bairro acontece todos os meses na praça Elisabeth Maria Couto, no Boa Vista, e também realiza ações como: doação de cestas básicas, roupas e absorventes. Ao final da fala, Solange de Oliveira pediu para as pessoas irem prestigiar a feira Maria do Bairro.

 A luta pela garantia de direitos - A conselheira tutelar Jocione Prado destacou os 10 anos de trabalho dedicado aos direitos das mulheres e também das crianças e adolescentes, que tenha vivenciado violências e violações na zona rural de Vitória da Conquista. “Vale destacar que os assédios e abusos sexuais que são cometidos no território rural de Conquista tem uma estatística muito expressiva, afetando, na maioria das vezes, todos os familiares.  Infelizmente, a cultura patriarcal ainda é muito presente e isso traz a sensação de posse, como se fosse natural continuar violentando nossas crianças, adolescentes e mulheres”, afirmou. A homenageada agradeceu o vereador Adinilson Pereira (MDB) pela honraria e dedicou a homenagem à sua família e aos colegas de trabalho.

 Sociedade marginalizada - Conselheira Nacional e Estadual de Saúde, Patrícia Gonçalves Soares, também faz parte do Conselho Nacional de Direito da Mulher. Ativista do MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e seus familiares desde 2015. Liderança ativa na comunidade, principalmente no que diz respeito ao acolhimento de mulheres e meninas afetadas pela Hanseníase em Vitória da Conquista. Ela destacou o reconhecimento do trabalho da mulher, lembrando que por muitas vezes são esquecidas. “São mulheres de situações que ninguém imagina, mulheres pobres de favelas, de uma Sociedade negligenciada por toda uma vida e nem se quer sabem dos seus direitos”, finalizou.

São por essas mulheres que fazemos de tudo!

 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30