Imagem Xandó destaca importância da defesa dos direitos humanos

Xandó destaca importância da defesa dos direitos humanos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

31/03/2021 10:00:00


O vereador Alexandre Xandó (PT) destacou a importância da defesa dos direitos humanos e o episódio envolvendo a morte do policial militar Wesley Soares Góes, de 38 anos. O discurso de Xandó aconteceu de forma virtual, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada nesta quarta-feira (31).

Segundo Xandó, a Polícia Militar e os direitos humanos no Brasil continuam sendo tabu na sociedade. Ele afirmou que viu e sentiu na pele o preconceito contra os defensores dos direitos humanos, principalmente por parte dos policiais. Lembrou, porém, dos policiais que, cotidianamente, têm os direitos humanos violados pela própria instituição policial.

O vereador destacou o caso do policial militar Wesley Soares Góes, que morreu após receber disparos de outros policiais após tensas negociações, mas também falou de outro caso envolvendo a Polícia Militar da Bahia. Na última sexta-feira (26), um menino de nove anos, identificado como Ryan Andrew, morreu após ser baleado no Vale das Pedrinhas, também em Salvador, após troca de tiro entre policiais e um grupo armado.

“Estão querendo se aproveitar daquele momento para politizar e dizer que foi uma ação contra a política do Governo do Estado, contra o lockdown, etc.” afirmou Xandó, acrescentando: “O problema é muito mais profundo. É preciso compreender que policiais carregam traumas por participar de diversas ações que machucam as pessoas cotidianamente”.

O vereador ainda questionou as ações cotidianas das corporações policiais: “O que sente um policial ao ter que desocupar barracos de famílias sem teto, que não têm onde morar. São questões como essa que machucam os policiais e forjam a sua saúde mental. Muitas vezes, antes do SAMU chegar, quem chega é a polícia”, disse.
Ao finalizar, Xandó reforçou que é preciso cuidar da saúde mental dos policiais, mas é preciso também reformar a estrutura das forças policiais do Brasil.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30