Imagem Comissão de Direitos Humanos faz visita para averiguar situação da Unidade de Acolhimento Infantil após enchente

Comissão de Direitos Humanos faz visita para averiguar situação da Unidade de Acolhimento Infantil após enchente

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaMárcia Viviane Nildma Ribeiro

12/03/2020 14:00:00


As chuvas que atingiram Vitória da Conquista causaram transtornos à população conquistense. Um dos locais atingidos foi a Unidade de Acolhimento Infantil, mantida pelo Município na Avenida Bartolomeu de Gusmão, que foi invadida pela água do canal de esgoto que passa nos fundos do imóvel que abriga a unidade.

Após receber informações de que a casa teve vários prejuízos, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher, representada pelas vereadoras Viviane Sampaio (PT) e Nildma Ribeiro (PCdoB), foi ao local para averiguar a situação. “A Comissão recebeu informações de que a Unidade de Acolhimento estaria enfrentando diversas dificuldades por conta de um alagamento que houve após uma chuva intensa na quinta-feira”, explica Viviane.

A vereadora detalhou os prejuízos identificados pela comissão. “Foi realmente constatado que houve um transbordo do canal que fica ao lado da Unidade de Acolhimento. Esse canal transbordou com água contaminada e invadiu realmente a Unidade com água chegando a mais de 50 cm de altura nas paredes”, conta. “Foram perdidos alimentos, estofados, colchões, utensílios e até uma parte documental também foi molhada”, emenda a parlamentar.

De acordo com Sampaio, a comissão pôde ver que o momento é de reorganização do serviço. “A Comissão de Direitos Humanos constatou esse momento que eles estão vivenciando de reorganização e reestruturação do serviço”, aponta. As vereadoras foram informadas pela administração da Unidade de Acolhimento Infantil de que a Secretaria de Desenvolvimento Social está ciente do problema e está buscando soluções. “A Secretaria de Desenvolvimento Social já está ciente da situação. Os dormitórios estão funcionando na parte mais elevada, que não teve danos da chuva”, diz Viviane apontando as primeiras providências tomadas.

Uma preocupação da comissão é com o canal de esgoto que passa nos fundos do imóvel, que pode voltar a transbordar em caso de novas chuvas intensas. “Como a causa de todo esse prejuízo, todo esse risco que houve em relação à enchente foi o canal que transbordou, a Comissão estará enviando um documento à Prefeitura solicitando medidas preventivas e mais propositivas em relação à situação do canal. Foi uma água contaminada e pode continuar ocorrendo chuvas fortes, mais enchentes. É um prejuízo para o erário público e também para a instituição, que conta hoje com 19 crianças”, informa Viviane Sampaio, explicando que a Comissão de Direitos Humanos está trabalhando para assegurar que a segurança das crianças acolhidas pela unidade seja garantida.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30