Imagem Câmara realiza audiência pública sobre a Semana Lixo Zero

Câmara realiza audiência pública sobre a Semana Lixo Zero

Câmara de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaFernando Jacaré

18/10/2019 16:10:00


Sancionada em 25 de setembro deste ano, a Lei Nº 2.328/2019 estabelece que a última semana do mês de outubro seja marcada pela comemoração da “Semana Lixo Zero” em Vitória da Conquista. Para discutir o assunto, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará na tarde desta segunda-feira, 21, às 15h, uma audiência pública.

Fruto da iniciativa do mandato do vereador Fernando Jacaré (PT), a audiência ocorrerá no Plenário Carmen Lúcia, na sede do Poder Legislativo Municipal, e será aberta ao público, participe!

Lixo Zero - O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Os R’s do Conceito Lixo Zero

REPENSAR: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados.

REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais.

RECICLAR: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

De quem são as responsabilidades?

Indústrias: na produção e design dos produtos.

Comércio: comercializa os produtos das indústrias.

Consumidor: na extremidade final do sistema: o consumo, o uso e o descarte.

Governo: para harmonizar a responsabilidade de ambos: comunidade e indústria.




Rádio Web Câmara
Facebook
Calendário

Abril 2020
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30