Imagem Cori defende planejamento para regulamentação de transporte alternativo

Cori defende planejamento para regulamentação de transporte alternativo

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04/05/2016 14:05:16


[caption id="attachment_11913" align="alignleft" width="300"]Coriolano Moraes (PT) Coriolano Moraes (PT)[/caption]

Durante a Sessão Especial realizada na manhã dessa quarta-feira (04) que discutiu a situação do transporte alternativo em Vitória da Conquista, o vereador Coriolano Moraes (PT) lembrou que sem planejamento nada pode ser resolvido: “Precisamos montar uma comissão de planejamento para que se faça estudos e veja a viabilidade do que esta sendo proposto nessa casa”.

Ele lembrou que na década de 90 foi observado no transporte público de passageiros o aparecimento dos veículos de pequeno porte (vans), “que via de regra, supriu uma demanda de mercado que fora deixada de lado pelos ônibus” declarou, lembrando que as vans em um primeiro momento eram em sua totalidade não regulamentados, pois tal modalidade ainda estava em situação bastante embrionária no Brasil.

Cori lembrou que a regulamentação desta nova modalidade de transporte necessita de um planejamento adequado para atender a população em áreas urbanas e rurais. “Temos que planejar o horário, a tarifa, a segurança das pessoas que são transportadas e que transportam, precisamos ver as leis trabalhistas, nesse sentido devemos criar as oportunidades priorizando o transporte de massa e nesse aspecto está claro que a discussão é transporte público complementado com o táxi e sugerindo o anexo das vans”, explicou.

O parlamentar disse que “independente da modalidade de transporte, a competitividade, permeada pela fiscalização, acaba por gerar algo bastante salutar para a sociedade, que precisa e muito da prestação dos serviços de transporte”.

O planejamento organizado foi defendido pelo parlamentar. “Precisamos debater o horário de funcionamento da FTC, da FAINOR, da UFBA, UESB, do Atacadão, serviços que foram ampliados na malha viária de cidade”, explicou. Usou com o exemplo municípios que houve legalização do transporte Alternativo, como Belfor Roxo no estado do Rio de Janeiro, “que houve um aumento significativo da participação no mercado de trabalho das pessoas inseridas no município em questão”.Concluiu dizendo que o transporte alternativo planejado em um sistema de transporte complementar entre ônibus, táxi e vans “é uma forma de ajudar a melhorar o sistema de transporte no município e também uma forma de geração de emprego e renda”.


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