Imagem Ademir Abreu fala das ações de redução dos efeitos da seca

Ademir Abreu fala das ações de redução dos efeitos da seca

Arquivo

18/12/2015 11:00:00


Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta sexta- feira, 18, o vereador Ademir Abreu apontou que o Nordeste brasileiro enfrenta o quarto ano consecutivo de seca. Segundo o parlamentar, “se não fosse o programa de carro pipa pra levar água tratada pra o semiárido do nordeste, essa região estaria praticamente desabitada”, projetou Abreu.

Ademir Abreu lamentou que várias nascentes na Zona Rural de Vitória da Conquista esteja secando. De acordo com o parlamentar “na maioria dessas nascentes, fizeram a devastação da mata e isso tem contribuído muito para a devastação e o agravamento da seca”.

O vereador aproveitou para convidar toda a população de Vitória da Conquista e região para participar da Audiência Pública sobre o Rio Pardo, nessa sexta, dia 18, às 14h, no Plenário Carmem Lúcia, da Câmara Municipal. Esse encontro finaliza uma série de Audiências feitas em outras cidades da região, que trataram da escassez de água no rio Pardo por causa da estiagem.

A Audiência foi solicitada através do requerimento 94/2015, assinado pelos 21 vereadores da CMVC. Para esse evento estão convidados Marivaldo Dias, que vai representar o Secretário Estadual de Meio Ambiente Eugênio Spengler; O Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT); e o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Carlos Teles.

Também estão convidados os deputados estaduais José Raimundo Fontes (PT), Marcelo Nilo (PDT), Jean Fabrício (PCdoB), Herzem Gusmão (PMDB), Augusto Castro (PSDB) e os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Cláudio Cajado (DEM), Sérgio Brito (PSD), Jutahy Magalhães (PSDB). São aguardados prefeitos e autoridades políticas das cidades de Ribeirão do Largo, Itambé, Encruzilhada e Cândido Sales, além de representantes do INEMA, IFBA, Embasa e Ibama.

O Pardo é um rio federal que percorre uma extensão de 565 km, sendo 220 km no território mineiro, da nascente, no município de Rio Pardo de Minas, a cerca de 750m de altitude, até a foz em Canavieiras, no estado da Bahia, quando deságua no Oceano Atlântico, a 18 km acima da foz do Rio Jequitinhonha. Percorre cerca de 345 km na Bahia, passando por oito municípios da região sudoeste.

“É importante demais essa ação, essa audiência pública. Pode contribuir muito para que a gente avance nesse processo de preservação das nossas nascentes, matas ciliares e desses rios que são de uma importância muito grande para a região”, disse o parlamentar.

Papel Passado – Ademir falou também sobre o projeto “Papel Passado”, do Governo Municipal. “Foi encaminhado para o Ministério das Cidades em 2013 para pedir recursos para fazer a regularização fundiária no município. Esse recursos foram liberados agora pelo Ministério das Cidades, graças à ação do deputado Afonso Florence, que teve uma ação importante para a liberação de R$ 250 mil para a execução desse projeto no Alto da Colina e no Henriqueta Prates”, disse  Ademir Abreu. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30