Imagem Câmara realiza Audiência para homenagear os 18 anos do Natal da Cidade

Câmara realiza Audiência para homenagear os 18 anos do Natal da Cidade

Arquivo

15/12/2015 22:10:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou Audiência Pública nessa terça (15), para homenagear os 18 anos de existência do Programa Natal da Cidade. A mesa foi composta pelo vereador líder do governo e proponente da Audiência, Luciano Gomes (PR); o Secretário de governo Edwaldo Alves Silva, representando o prefeito Guilherme Menezes (PT); o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Pereira Barroso; Representando os Ternos de Reis, a Mestre do Terno das Rosas, Dolores Ribeiro Gralha; e o vereador Antônio Ricardo Pereira, Ricardo Babão (PSL).

No início da Audiência foi apresentado um vídeo produzido pela Prefeitura Municipal mostrando a história do Natal da Cidade. Aconteceu a apresentação do Coral Jovem Adventista com quatro músicas, sob a regência do Maestro Wladimir Cangussú. Também participou o grupo de Terno de Reis “Águas, Mar e Céu”, sob a liderança de Mestre Jardim; o “Terno das Rosas”, sob a liderança de Dolores Ribeiro Gralha; O terno de Reis Santo Reis é Brasileiro, da Cabeceira da Jiboia com mestre Manoel.

O vereador Luciano Gomes (PR), proponente da sessão, disse que Vitória da Conquista é uma cidade diferenciada. “Depois da belíssima apresentação do coral, não teve ninguém aqui não se arrepiou. Em seguida veio o terno de Reis que nos emocionou”, relatou. Luciano disse ainda, que Conquista valoriza e não deixa a cultura morrer: “quando há 18 anos o prefeito Guilherme Menezes idealizou o natal da cidade, nem ele deve ter imaginado a dimensão que isso tomaria e o exemplo que estaria dando as cidades vizinhas”. Para o parlamentar, o principal objetivo do evento é valoriza os artistas e a cultura local.  “Somos orgulhosos de morar nessa cidade. Parabéns a Guilherme [Prefeito Municipal] por uma gestão seria, e por pensar na saúde, na educação e que não se esquece da cultura”, falou. Por fim, Gomes agradeceu a presença de todos pela presença e disse que “a CMVC reconhecendo o trabalho realizado pela administração e o papel importante que vem fazendo na área de cultura, por esse motivo, resolveu comemorar esses 18 anos realizando essa audiência pública”.

A representante do Terno das Rosas, Dolores Ribeiro Gralha, ressaltou que canta Reis desde os seus 15 anos. Ela contou que a tradição se perdeu por um tempo. “Fomos casando, fomos deixando, ninguém mais quis cantar. Mas, em 2009 eu convidei minhas companheiras e elas aceitaram e a gente continuou cantando”, disse. Dolores afirmou que se sente alegre e orgulhosa pelo terno. “Eu faço uma coisa que eu gosto. Eu adoro essa tradição e agora, enquanto eu puder, quero continuar, porque é uma coisa que faço por amor”, detalhou. Ela explicou que o Terno das Rosas é composto somente por mulheres, são legionárias e ministras da eucaristia. “Eu coloquei esse nome de Terno das Rosas porque nós somos as rosas de Nossa Senhora”, finalizou.

O Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Pereira Barroso, afirmou que o Natal da Cidade é um evento consolidado que precisou de determinação política e vontade. “Muito nobre do vereador reconhecer o esforço do prefeito e a valorização dos artistas da cidade”. Nagib lembrou que acontecem apresentações de dança, dos Ternos de Reis e concursos de presépios. “Um palco em que se apresenta Milton Nascimento, Gal Costa, também se apresenta o Terno de Reis. Não são mais marginalizados, mas protagonistas”. Ressaltou o esforço do governo municipal em mudar o conceito da festa. “Parabéns ao governo municipal em fazer com que nossa cultura seja difundida”. Nagib acrescentou que “o prefeito tem dado essa cultura diferenciada, que faz Vitória da Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver”.

Ricardo Babão (PSL) declarou que “é um prazer imenso esta participando da homenagem ao Natal da Cidade” e ressaltou que essa homenagem feita pela CMVC, através do mandato do vereador Luciano Gomes (PR) é importante para a valorização cultural da cidade. “É uma felicidade fazer parte de um governo que pensa na cultura e em todos os segmentos com carinho e honestidade”, disse. Babão falou ainda, que valorizando a cultura, a administração “leva nossa cidade ao topo das melhores cidades para se viver no país”. Falou sobre a importância da secretaria de cultura “por ter uma equipe que tanto se preocupa com a cultura de nossa cidade”. Finalizou lembrando que “é prazeroso e tenho orgulho de fazer parte desse projeto político que pensa na cultura diferenciada. Vamos estar sempre juntos com esse projeto que transforma nossa cidade. Nós temos que dar seguimento a esse projeto por muitos anos ainda”.

O secretário de Governo, Edwaldo Alves, parabenizou a iniciativa da audiência que considera uma feliz ideia a homenagem aos 18 anos do Natal da Cidade. Para ele, o festival se destaca porque é a data máxima da cristandade, quando milhões de pessoas no mundo comemoram o aniversário de Jesus Cristo.

O secretário ressaltou que a audiência acabou se transformando numa pequena amostra do Natal da Cidade como as apresentações do Coral Jovem Adventista e dos ternos de Reis. “Nós vimos aqui a cultura erudita, vimos aqui a cultura popular. As duas lindas, maravilhosas, diferentes entre si completamente. Mas, as duas com a mesma expressão de cultura e musicalidade bonita aos ouvidos”, detalhou. Ele ainda destacou que as duas atrações se encontram, pois ambas cultuam Jesus Cristo. Edwaldo falou da importância do Natal da Cidade ao promover o encontro de gêneros musicais variados, primando pelo que ele considera música de qualidade. O secretário ainda ressaltou que este ano o Natal da Cidade será transmitido pela TV Uesb.

No fim da sessão o secretário de Cultura, Nagib Barroso e o Prefeito Guilherme Menezes foram homenageados com a moção de aplauso nº 262/2015 pelos 18 anos de criação do Natal da Cidade, que chega neste ano na sua 19ª Edição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30