Imagem CMVC homenageia o Conquista Criança pelos 18 anos de existência

CMVC homenageia o Conquista Criança pelos 18 anos de existência

Arquivo

07/10/2015 11:00:00


Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (07) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a sessão especial em homenagem aos 18 anos do projeto Conquista Criança. A sessão foi de autoria do vereador Luciano Gomes (PR) e contou com a presença do prefeito Municipal Guilherme Menezes; o vice-prefeito municipal, Joás Meira; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas; do Juíz da vara da infância e da juventude, Juvino Brito; coordenadora do projeto, Alcina Lúcia Mascarenhas Simões; da senhora Eliete Nascimento Lima, representante dos pais; além dos 21 vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade.
 
O vereador requerente da sessão, Luciano Gomes, ressaltou a importância do projeto como instrumento de ação social: “Que sirva de exemplo para outros gestores”. Ele parabenizou o prefeito municipal por ter, há 18 anos, criado “um programa tão especial e importante como o Conquista Criança”.  E finalizou lembrando que “ações como essa possam ser promovidads em todo o país”.

A Coordenadora do Programa Conquista Criança, Alcina Lúcia Mascarenhas, iniciou dizendo ser um momento importante para falar do Conquista Criança. Afirmou que “nos realizamos, com conquistas diárias. A cada dia aumentam os objetivos. São 18 anos de sonhos realizados”. Esclareceu que o Conquista Criança é um programa sócio educativo pedagógico, buscando para as crianças “avanço na cidadania e laços familares”. São servidas 24 mil refeições por mês. “É muito grande o espaço de trabalho”. O projeto tem 21 oficinas divididas em artísticas, esportivas, culturais e profissionalizantes. “É um projeto de sociedade”. Destacou a transformação no comportamento, conduta e no relacionamento familiar. “Investimento que tem que crescer”. São 196 famílias atendidas, 56 funcionários entre técnicos, educadores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, educadores nas oficinas, professores em sala, apoio e cozinha. Salientou que a meta é desenvolver no adolescente uma meta determinada, “criar novos projetos de vida”. Em suas considerações finais, parabenizou todas as pessoas que passaram e aqueles que trabalham no Conquista Criança, ressaltando que a Moção de Aplauso recebida é para toda a estrutura do projeto. Agradeceu ao vereador Luciano Gomes e CMVC pela aprovação desse momento. “As vezes, as pessoas não tem o conhecimento da grandiosidade daquele trabalho”. Agradeceu ao Prefeito pela sensiibilidade e amor ao projeto e a Secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas pela parceria. “Trabalho de equipe. Sozinho ninguém constrói nada”.

O juíz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Brito, informou que resolveu conhecer de perto o programa após conhecer uma cantora, ex-aluna do Conquista Criança. “É um trabalho que me fez acreditar que existe, em alguma parte deste país, quem observa aquilo que é prioridade. É certo que o programa não é tudo, mas ele é significativo”, disse. Ele pediu apoio para o Conquista Criança: “É um programa com atividades que precisam ser consideradas pela comunidade, ajudadas por pessoas que tenham condição porque o resultado é expressivo. É disso que precisamos para deixar, realmente, crianças e adolescentes com aquela prioridade lembrada na constituição do país”, detalhou. O juiz afirmou estar gratificado, porque percebe que, em “Conquista, se tem um olhar diferente para a infância e juventude”, e ainda acrescentou: “É disso que o país precisa: atenção aos jovens que serão os nomes dessa pátria no momento seguinte”.

Joás Meira, vice-prefeito de Vitória da Conquista, parabenizou o governo municipal por ter idealizado esse projeto e ter espalhado a ideia de cuidar dessas crianças . “O governo mostra sua visão humanista que tem o foco na assistência”, justificou. Lembrou ainda que o projeto completa 18 anos e atingi sua maior idade e “por isso merece toda consideração, todo respeito”.

A representante dos pais, Eliete Nascimento Lima, iniciou seu pronunciamento afirmando que três netos estão no projeto. Afirmou que se trata de um projeto qualificado com educadores competentes. “São uma família para nossos filhos e netos”. Para ela é necessário que todos conheçam o projeto. “A partir de julho teve o tempo integral. Maravilhoso para as crianças e para as mães que precisam trabalhar. Estamos agradecendo esse trabalho social”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, parabenizou o vereador Luciano Gomes pela iniciativa e defende que o programa seja reconhecido por todos, pois tem feito a diferença na vida de milhares crianças, adolescentes e famílias. Ela ressaltou que, em 18 anos, o programa alcançou um trabalho de excelência. “[São] 18 anos de integração; 18 anos de valorização; 18 anos em que as famílias e as crianças puderam construir um projeto de vida”, falou.

Segundo Freitas, em 1997, quando foi implantado, o programa atendia 32 crianças. “Hoje podemos afirmar que mais de oito mil crianças e adolescentes já passaram pelo Programa Conquista Criança”, detalhou. A secretária destacou que o programa estimulou outras iniciativas da Prefeitura Municipal como a implantação de centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de Referência da Assistência Social. Ela relatou as diversas atividades ofertadas no programa: horta, jardinagem, balé, dança, artesanato, violão, libras, capoeira, folclore, karatê, judô, tecelagem, coral, flauta, informática, costura, contação de história, percussão, futsal, serigrafia, rádio e escola em tempo integral.

Para o presidente da CMVC Gilzete Moreira (PSB), o Conquista Criança é uma grande paixão do prefeito Guilherme Menezes. “Reconhecemos isso e parabenizamos toda a equipe que se empenham para que o programa dê certo”, falou. Segundo ele, “uma das coisas belas que uma administração pode ter é o cuidado com as crianças, pois são geraçoes que influenciam outras gerações”.

O prefeito Guilherme Menezes (PT) disse que desde janeiro de 1997, ano em que iniciou o seu primeiro mandato à frente do Executivo Municipal, o governo teve a preocupação com o tratamento a ser dispensado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Menezes, o objetivo do governo era evitar os improvisos e por isso buscaram a experiência do projeto Axé e do Unicef, além de técnicos da área em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro para então, após o planejamento, começarem a tratar, na prática, da vida dessas crianças evitando o assistencialismo. “O que nós desenvolvemos aqui é assistência social”, disse Guilherme. “Eu espero que Vitória da Conquista, com todas as suas entidades, com suas autoridades, adotem esse programa e tantos outros”, completou o líder do Executivo.

No fim da cerimônia, as crianças atendidas pelo programa Conquista Criança, fizeram apresentações culturais e a Coordenadora do projeto, Alcina Lúcia Mascarenhas Simões, foi homenageada com uma Moção de Aplauso, de autoria do vereador Luciano Gomes, pelo trabalho que vem desenvolvendo frente ao programa.

 

 

 














Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31