Imagem População comparece e participa de sessão sobre o aeroporto

População comparece e participa de sessão sobre o aeroporto

Arquivo

18/09/2015 14:30:00


Representantes de diversos seguimentos da comunidade regional participaram das discussões em torno das obras do novo aeroporto, que ocorreu na manhã dessa sexta-feira (18) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). A sessão especial foi de autoria da vereador Arlindo Rebouças (PROS) e subscrita por todos os demais vereadores.

Fazendo uso da tribuna livre, o coordenador do Grupo Independente e vice-presidente do PTC, Marcelo Guerra, explicou que faz parte de uma gama de partidos menores que recolhem demandas e encaminha para os poderes públicos. “Sobre aeroporto pensamos que os políticos não se reuniram para levar esse projeto de forma mais organizada”. Segundo ele, deveria ter feito uma comitiva para o Governo Federal para provar a importância do aeroporto da região. “Conquista não é só 350 mil habitantes, conquista é um polo que atende a diversos outros municípios. Houve uma falha de não ter agregado os prefeitos e empresários de todas as regiões”, lamenta. Ele parabenizou o ativista e presidente do Movimento Contra Morte Prematura (MCMP), André Cairo por ter levantado essa bandeira há muitos anos e a José Maria pelo Movimento Sudoeste Pode Voar Mais Alto. Por fim, Guerra registrou uma preocupação: “será que todas essas pessoas que estão aqui vaiando o Deputado [Lúcio Vieira Lima] e aplaudindo os representantes da prefeitura municipal estão em horário de trabalho? Porque se estão, isso é crime. O Ministério Público deveria estar aqui para notificá-los.

O Secretário de Serviços Públicos, Gildásio Silveira de Oliveira, parabenizou a casa legislativa pelo debate. Relembrou as críticas que foram feitas em 2009, quando vereadores foram a Brasília para tratar do novo aeroporto de Conquista e relatou a recepção do deputado Zezéu Ribeiro e da senadora Lídice da Mata. Ele parabenizou a cidade e afirmou que “sabemos que não foi o PT que descobriu  Vitória da Conquista, mas durante quase 50 anos aqueles que governaram não fizeram nada por Vitória da Conquista pelo novo aeroporto”. Finalizou dizendo que o ex-prefeito José Raimundo Fontes e o prefeito Guilherme Menezes, que junto com a sociedade, foram buscar a viabilização da obra e que no seu entender, será inaugurada no governo Rui Costa.

O integrante da Comissão de Acompanhamento das Obras do Novo Aeroporto, Márcio Higino Meira de Melo, disse que iria afirmar o óbvio, para que não houvesse esquecimento. “A determinação política do nosso governo municipal, do estado e do governo federal, que unidos acolheram o anseio da região, era colocar como prioridade no crescimento estratégico do nosso município”. Ralatou que são realizadas reuniões periódicas com os membros da SIT, com as empresas que ganharam o consórcio, representantes da sociedade civil e do governo municipal. “As obras estão dentro do cronograma. Uma obra complexa como essa precisa ser feita por etapas. É o que acontece”. Ressaltou que há recursos assegurados para essa obra não parar. Finalizou destacando a criação do Distrito Aeroviário para proteger e disciplinar e criar os critérios de gestão para o que pode e o que não pode na área para não ter pressão das populações que criam restrições para os vôos.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cláudia Dutra, disse estar feliz com a ampla participação dos vereadores e de sete deputados, o que demonstra a importância da causa. “Estamos juntos com Zé Maria (Presidente do Movimento Sudoeste Pode Voar Mais Alto) nesse projeto, no acompanhamento dessa grande obra para nossa cidade”, disse. Para ela, é preciso assumir o dever cívico da politização. “Nós temos que ter as nossas cobranças, os nossos deveres em dia, porque precisamos de todos”, detalhou. A empresária defendeu uma ação coletiva em prol da causa e afirmou que espera que a obra do novo aeroporto seja concluída no prazo e não vire um elefante branco, pois a população vai cobrar porque se trata do dinheiro público, dos impostos pagos por todos.

O secretário executivo da Associação dos Municípios dos Vales do Rios do Antônio e Gavião (Amvagra), Ednaldo Viana, parabenizou José Maria Caires pela movimentação gerada pelo Sudoeste Pode Voar Mais Alto. O secretário executivo justificou a ausência de prefeitos da região na Sessão. De acordo com ele, os prefeitos da região estão em um evento da União dos Municípios da Bahia (UPB) em que estão sendo discutidas “importantes pautas para a nossa região”.

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo disse que em 1990 durante o programa de rádio do Governo Federal “A Voz do Brasil” ouviu o então deputado Raul Ferraz falar da criação de um projeto de crescimento ordenado. A partir disso, ele passou a ter, segundo ele mesmo, um olhar mais clínico sobre a cidade e constatou que Vitória da Conquista estava crescendo desordenadamente e o fato de ter um aeroporto dentro da cidade era uma demonstração disso. E, de acordo com André Cairo, ele passou a cobrar a construção de um novo aeroporto. André lembrou que fez várias manifestações pedindo a construção do novo aeroporto, inclusive tendo conversado com os governadores Jaques Wagner e Rui Costa.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30