Imagem Aeroporto é tema de sessão especial na CMVC

Aeroporto é tema de sessão especial na CMVC

Arquivo

18/09/2015 14:00:00


A construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista foi tema da sessão especial realizada na manhã dessa sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) de autoria do vereador Arlindo Rebouças (PROS) e subscrita por todos os vereadores.  Diversas autoridades locais, estaduais e regionais, além de representantes da sociedade civil, participaram das discussões.

Arlindo Rebouças (PROS) iniciou falando que se sentia feliz por ver a casa cheia. Relatou que “na década de 60 o grande marco que tivemos foi a pavimentação da BR 116. Na década de 70 tivemos a vinda da produção do café na região. Podemos citar ainda a vinda do curso de medicina para a cidade e deixamos de exportar alunos e começamos a importar alunos para a cidade e isso é importantíssimo para o crescimento local”. Sobre o aeroporto, Arlindo relatou que hoje “temos um aeroporto acanhado que nunca sabemos se iremos embarcar ou desembarcar”. E finalizou parabenizando José Maria Caires, presidente do Movimento Sudoeste Pode Voar mais alto, pela luta em conseguir a construção do aeroporto: “Não é uma luta minha, de um vereador ou de um governo. É uma luta de todos”. E sugeriu que ao fim da sessão seja criada uma comissão para levar ao governo do estado para terminar esse terminal do aeroporto”.

Vitória da Conquista é uma das cidades que mais crescem no Brasil porque tem uma gestão pública séria, é o que afirmou o Líder do Governo, o vereador Luciano Gomes (PR). Ele agradeceu aos deputados estaduais presentes pelo interesse e participação nessa causa, bem como aos prefeitos da região que compareceram à sessão. Gomes ressaltou o trabalho da Câmara afirmando que o Legislativo “tem estado sempre atento aos principais temas que envolvem a população”. Ele lembrou que, em 2010, uma comissão de vereadores chegou a ir a Brasília reivindicar uma emenda para construção do aeroporto. O vereador reconheceu que toda a região tem se reunido na luta pelo novo aeroporto, como os movimentos sociais, associações de classe, o próprio Legislativo conquistense e muitos deputados e destacou o protagonismo da Prefeitura Municipal: “A gente sabe que não se constrói um aeroporto como esse que está sendo feito em Vitória da Conquista, com as obras adiantadas em mais de 80%, se não tiver vontade política. É importante destacar que o nosso prefeito Guilherme Menezes foi o protagonista”. Segundo o parlamentar, a Prefeitura vem cumprindo tudo que é solicitado e o prefeito tem ido constantemente à Brasília num esforço em garantir mais recursos e a celeridade da obra. Ele informou que, recentemente, Guilherme Menezes esteve novamente na capital do país e conseguiu a garantia que o edital de licitação do terminal de passageiros será lançado no mês de outubro desse ano.

O presidente do Movimento Sudoeste Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires, agradeceu à Câmara pela realização da Sessão Especial sobre a construção do novo aeroporto, que para ele é um “fator de crescimento da cidade”. Disse que o Movimento é apartidário e disse que fica feliz com a apropriação que a sociedade fez do movimento. “Ainda bem que assim é”, disse Caires. José Maria disse que ao comemorar os avanços da obra do aeroporto, é incompreendido pela oposição e que quando reclama da demora na publicação dos editais, a situação também não o compreende. “O Movimento está do lado da situação e da oposição pra juntar forças e ter esse aeroporto pronto”, ressaltou ele. Para ele, neste momento “falta o mais fácil, que é a publicação do edital”, já que os recursos em R$ 20 mi já foram garantidos, segundo José Maria Caires.

O  diretor de terminais e aeroportos da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Denisson de Oliveira, disse que há mais de sete anos a equipe do Governo do Estado está se movimentando pela construção do novo aeroporto. Segundo ele a construção é vista pelo Governo como um ponto de honra. De acordo com Denisson, o aeroporto está com as construções bastante avançadas, dentro do cronograma, com previsão de que no fim do mês de janeiro a primeira etapa da obra seja concluída. Ele detalhou o status de cada parte da primeira etapa da obra:1-Pista de pousos e decolagens (concluída); 2- Acessos internos e pista de taxeamento (concluídos); 3-Edificação de sessão contra incêndios (em fase conclusão). Segundo ele falta ser feito: 1-Sinalização da pista; 2- Balizamento noturno.  Ele revelou ainda que o projeto do terminal já está concluído e aprovado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e se colocou à disposição pra prestar esclarecimento sobre as obras.

O ex-vereador e atual procurador da CMVC, Alexandre Pereira, relatou que esse é mais um momento importante para o desenvolvimento de Vitória da Conquista e toda a região Sudoeste. “É um movimento que extrapola e deve extrapolar sim, qualquer interesse partidário, porque é um empreendimento de interesse da população”, declarou. Pereira lembrou ainda, que as demandas da sociedade são inúmeras e por isso, as cobranças dão forças para que as coisas possam andar. Concluiu dizendo que “vamos continuar juntos para alcançarmos êxito. Está muito próximo e dentro em breve teremos nosso aeroporto que vai contribuir muito para o desenvolvimento regional”.

O secretário de Governo, Edivaldo Alves, representou o prefeito Guilherme Menezes que está em viagem de trabalho, inclusive para tratar do novo aeroporto, informou. O secretário relatou um caso pessoal para ilustrar a necessidade e importância de um novo aeroporto. Ele disse que chegou em Vitória da Conquista, há 18 anos, num pequeno avião. Para ele, foi uma experiência assustadora, pois a aeronave teve dificuldades para o pouso, o que já demonstrava, naquela época, a fragilidade na estrutura aérea do município. Alves lembrou que essa é uma bandeira já encampada por segmentos da população em outras épocas e sobre críticas que afirmam que a prefeitura demorou em lançar o projeto, o secretário afirmou que o Governo Participativo chegou ao poder em 1997. “A prefeitura não tinha a menor condição de fazer nada [naquela época]. Se tratava então de arrumar a casa, de recuperar as finanças, de organizar a administração, de ganhar a credibilidade de todos”, falou e acrescentou: “Aqueles projetos iniciais, que eram sonhos, se transformaram em realidade”. Para o Edivaldo Alves, a cidade agora pode sustentar o projeto de um novo aeroporto e a Prefeitura Municipal vem cumprindo sua parte. “Hoje nós queremos um aeroporto bom porque nós recebemos gente do país inteiro”, detalhou. Ele disse ter certeza que os prazos serão cumpridos e que o “aeroporto é uma conquista de toda a cidade”.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann disse que o novo aeroporto é uma das obras mais importantes e estruturais para continuar o crescimento da cidade. “Isso é fato. Vai trazer prosperidade e desenvolvimento”. Salientou que “a administração municipal não tem poupado esforços desde as primeiras discussões”. Esclareceu que o aeroporto atual tem uma pista muito curta, sem espaço para ampliação: “o governo federal entendeu isso e decidiu politicamente autorizar a construção do novo aeroporto”. Sellmann afirmou que a partir desse momento, a prefeitura passou a buscar junto com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), hoje Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), a viabilidade do planejamento, os recursos necessários para o projeto e execução da obra. “Somente nesse ano, o prefeito já se deslocou 7 vezes à Salvador e Brasília tentando viabilizar e acelar a construção desse importante esquipamento”.  As obras deram início em 2014, sendo o investimento de R$ 60 milhões, com término previsto para o início de 2016. “Está previsto para a segunda etapa a construção do terminal de passageiros, a aquisição e instalação de equipamentos de auxílio a navegação, a execução do viaduto na BR e a homologação e autorização para a operação”. Segundo Sellmann, o prefeito esteve reunido recentemente com o secretário de aviação civil, Leonardo Cruz, que afirmou que o projeto executivo da segunda etapa está pronto e até ofinal do ano será licitado, e as obras serão executados a partir do ano que vem. “A prefeitura com o apoio da SIT tem concluído o projeto de distrito do aeroporto. Importante não só construir o aeroporto mas preservá-lo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30