Imagem Florisvaldo solicita recuperação da Lagoa de Maria Clemência

Florisvaldo solicita recuperação da Lagoa de Maria Clemência

Arquivo

21/08/2015 11:10:00


Na sessão ordinária desta sexta-feira (21) da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC) o Líder da Bancada de Governo, vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) chamou atenção para a situação crítica da Lagoa de Maria Clemência, objeto de uma indicação de seu mandato. “Eu apresentei hoje, após um ano e meio de discussão interna no governo e tendo a dificuldade de encaminhamento, um requerimento para que a Secretaria de Agricultura faça a recuperação da lagoa”.

Segundo Bittencourt, a lagoa está completamente assoreada e precisa de revitalização. Ele destacou a importância histórica do lugar: “Muitos talvez não saibam, mas a lagoa é um símbolo da nossa cidade. Não só do ponto de vista da resistência das comunidades quilombolas, é um símbolo da nossa cidade. Por muito tempo, a Lagoa de Maria Clemência foi um espaço de lazer e de encontro da sociedade de Vitória da Conquista. A população se encontrava para o lazer e interação das famílias”.  

O parlamentar informou que várias pessoas e instituições já procuraram a Secretaria Municipal de Agricultura buscando uma solução como, por exemplo, o Padre Edésio, representando a Paróquia de Santa Luzia: “Todas as pessoas que procuraram a secretaria receberam como resposta que não seria possível a recuperação da Lagoa de Maria de Clemência. Eu faço esse requerimento para tornar público e chamar a atenção, porque talvez falte aos técnicos da Secretaria de Agricultura, e até mesmo ao secretário, o conhecimento sobre o que representa a lagoa para nosso município”.

Para Bittencourt a recuperação da lagoa, importante fonte hídrica, fomentará o desenvolvimento da agricultura familiar daquela região. Mas, ele destacou que a obra representa, sobretudo, o resgate da história do município.

Jadiel Matos – Em sua fala, o edil ressaltou e endossou a indicação do colega Júlio Honorato (PT) que propõe batizar o novo aeroporto com o nome do político conquistense Jadiel Matos, que faleceu em 1998, quando ocupava uma das cadeiras da Câmara. “Nós fizemos esse chamamento à cidade de Vitória da Conquista e à Assembleia Legislativa, para que esse importante equipamento receba o nome dessa figura pública que faz parte da história de Conquista e que trouxe para a cidade uma nova concepção de gestão, de mais relação com a sociedade, e que é reconhecido em todos os campos da política, oposição ou situação”, falou.   

Ele lembrou que Jadiel Matos foi prefeito da cidade e também deputado estadual, mandatos exercidos nos anos 1970. “Como bem disse o colega Júlio [Honorato], Jadiel nunca se curvou à tirania do carlismo, nunca se curvou à tirania da ditadura. Inclusive, quando era funcionário da Santa Casa de Misericórdia, no período da Ditadura Militar, foi exonerado por, justamente, não estar de acordo o regime militar”, relatou. Bittencourt informou que ele e o vereador Honorato vão indicar, na próxima sessão, a realização de uma homenagem à Jadiel Matos. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP12 - Atividade física para autistas

Veja mais episódios
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31