Imagem Câmara homenageia garis e trabalhadores em limpeza em audiência

Câmara homenageia garis e trabalhadores em limpeza em audiência

Arquivo

17/06/2015 21:40:00


A Câmara Municipal de Vitória de Conquista (CMVC) realizou na noite dessa quarta-feira (17), audiência pública para homenagear os garis e todos os trabalhadores que atuam na limpeza pública. O evento foi idealizado pelos vereadores Gilzete Moreira (PSB), Florisvaldo Bittencourt (PT), Fernando Vasconcelos (PT) e Júlio Honorato (PT), em homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio.

A mesa foi formada pelo Secretário Municipal de Serviços Públicos e representando o prefeito Guilherme Menezes, Elvio Nunes Dourado; a coordenadora do programa de endemias, representando a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, enfermeira Polyana Gonçalves; o advogado e representando o diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (SINDILIMP), Dr. Guilherme Ribeiro; o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV), Jeová Soares; o coordenador do SINDILIMP, Airton Brito; o secretário do SINDILIMP, Luciano Souza Almeida; o gerente regional da empresa Torre Empreendimentos, Paulo Campos; o médico especializado em Medicina do Trabalho, Dr. Márcio Rios; a técnica em Segurança do Trabalho, Poliana dos Santos Aguiar; e o gari Manoel Alves.

Gilzete destacou a importância em homenagear a categoria. Ele comunicou a impossibilidade do vereador Júlio estar presente na audiência, pois o mesmo estava no 2° Encontro da Juventude da Brigada Maria Zilda, realizado no Assentamento Lagoa e Caldeirão.

O advogado Guilherme Ribeiro leu uma carta enviada pelo diretor jurídico do SINDILIMP, Luís Carlos Suica. Na correspondência, Luís justificou sua ausência informando que teria que estar presente em uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara Municipal de Salvador. Ele parabenizou a CMVC pela audiência. Ressaltou que a valorização da categoria não está completa, pois ainda há muitos trabalhadores que prestam serviços aos municípios em condições precárias. Salientou que ainda é difícil convencer a sociedade do papel desses profissionais como agente de saúde. Finalizou desejando que a audiência e outros eventos possam tratar a valorização, direitos e cidadania dos trabalhadores e apontar melhorias na limpeza pública e no tratamento de resíduos.

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista e Regiões Sul e Oeste da Bahia), Jeová Soares, parabenizou a Câmara pela homenagem, destacando a instituição como a casa da cidadania. O diretor, que representou o presidente do SINSERV, José Marcos Santos Amaral, pediu o apoio do Legislativo às causas do segmento. O sindicalista afirmou que “não há administração pública sem pensar em quem cuida de nossa higiene”, ressaltando o papel fundamental dos garis e trabalhadores da limpeza. Segundo ele, apesar de todo cidadão produzir lixo, são esses profissionais que cuidam da limpeza pública, mas “muitas vezes não tem o reconhecimento da sociedade”. Jeová Soares também cobrou uma valorização salarial para o setor. “O que precisamos mesmo é de valorização no bolso, porque não adianta sermos aplaudidos, se em casa não conseguimos botar o pão”, disse. Ele reconheceu que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem mantido um canal de diálogo aberto com o sindicato e destacou a postura da Câmara Municipal que, segundo ele, tem apoiado o segmento.

Poliana dos Santos, Técnica em segurança do trabalho, explicou que seu trabalho dentro da empresa é colaborar pela segurança, saúde e integridade física de cada trabalhador. “Quando cheguei à empresa me perguntei: o que eu vou fazer aqui? E com o passar do tempo fui aprendendo que eles precisam de atenção, cuidado, orientação, educação” – explicou, acrescentando que “tudo que conversamos diariamente sobre segurança no trabalho a gente vê o resultado no fim de cada jornada de trabalho sem acidente”. Poliana afirmou que esse resultado é bom para a empresa, para o trabalhador e principalmente para a família de cada um deles. Concluiu dizendo que “o trabalho é duro, é árduo, mas, eles estão ali cumprindo com sua jornada de trabalho”.

O médico do trabalho, Márcio Rios destacou que a preocupação com a saúde do trabalhador é fruto da revolução industrial que provocou o início da observação da necessidade de desenvolvimento da vida física, mental e espiritual humana. Junto com a preocupação com a vida do trabalhador, a medicina da saúde também evoluiu, em busca de reduzir os danos à saúde dos trabalhadores. Ele apontou que a carga de trabalho do trabalhador de limpeza é alta e chamou atenção para a segurança na realização desse trabalho e para a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Polyana Gonçalves coordenadora de endemias, esteve na CMVC representando a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, agradeceu aos garis pelo apoio ao combate à dengue. “Vocês como trabalho de limpeza da cidade, tem nos ajudado a combater essas doenças e por isso, em nome da secretaria de saúde quero agradecê-los”. Ela parabenizou a iniciativa da CMVC pela homenagem.

O secretário do SINDILIMP, Luciano Souza Almeida, afirmou que, infelizmente, os agentes de limpeza “são trabalhadores invisíveis, que não são valorizados, mas que proporcionam saúde à população”. Ele pediu mais respeito e valorização para a categoria. Segundo Almeida, há três anos se discute com a Prefeitura a necessidade de implantação de banheiros públicos que os agentes de limpeza possam utilizar, já que suas atividades são desenvolvidas nas ruas. Ele agradeceu à Câmara, sobretudo ao presidente Gilzete Moreira (PSB), pelo apoio dado às causas do sindicato.  O sindicalista informou que, apesar da redução no número de acidentes de trabalho, o descarte indevido do lixo ainda causam acidentes. Muitos garis acabam se machucando ao manusear lixo com cacos de vidros e espetos de churrasco, por exemplo. O secretário do SINDILIMP pediu à população que colabore, acomodando seu lixo de forma adequada. Luciano também ressaltou a situação dos trabalhadores terceirizados da limpeza que atuam nas escolas estaduais e no Hospital de Base. Segundo ele, esses profissionais estão sem receber salários e muitos benefícios. O sindicalista fez algumas denúncias, citando nomes de funcionários dessas instituições, e pediu ao Legislativo que fiscalize essas supostas irregularidades.

O gerente regional da Torre, empresa que atua no serviço de limpeza pública da cidade, Paulo Campos, disse que a qualidade de vida dos trabalhadores de limpeza tem avançado, principalmente através do crescimento do poder de compra dos trabalhadores da categoria. Ele revelou que atuar em Vitória da Conquista desde fevereiro de 1997 é uma honra para a empresa, que segundo ele jamais atrasou o salário de seus colaboradores, cujas condições de trabalho estão sendo melhoradas através do uso da tecnologia pela empresa. Ele frisou ainda que a empresa está atenda à necessidade do uso dos EPI’s e que tem cobrado dos trabalhadores que utilizem os equipamentos.

Representando o prefeito Guilherme Menezes (PT), o secretário de serviços públicos, Elvio Nunes Dourado, parabenizou a iniciativa da audiência pública. “O governo municipal parabeniza os colaboradores da limpeza que atuam no município de Vitória da Conquista”. Destacou a importância do trabalhador para toda a sociedade. Elvio disse que “ainda falta consciência de boa parte da nossa sociedade. Pedimos a essa Casa, que no seu cotidiano, ajude o governo municipal a levar a consciência ambiental e procurem proporcionar um ambiente de trabalho mais digno aos trabalhadores da limpeza”. Reconheceu que há deficiências a serem corrigidas, e que o poder público tem procurado investir em pontos de apoio.  Sobre as cobranças do vereador Edjaime Rosa Bibia (PSDB), esclareceu que os banheiros públicos são importantes e que o governo tem feito esforços para resolver. Também explicou que a prefeitura está recompondo o quadro de funcionários de limpeza pública, e assim vai melhorar a situação no bairro Nossa Senhora Aparecida. Finalizou parabenizando os trabalhadores em nome do prefeito.

No fim da sessão, nove garis foram homenageados pela CMVC, pelos relevantes trabalhos que vem realizando para manter a limpeza da cidade de Vitória da Conquista.

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31