Imagem Câmara realiza audiência pública sobre Rio Verruga

Câmara realiza audiência pública sobre Rio Verruga

Arquivo

09/06/2015 11:24:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nessa quinta (11), a partir das 19 horas, uma audiência pública para discutir a situação do Rio Verruga. O vereador Juvêncio Amaral (PV) é o autor do requerimento de nº 31/2015. Um das justificativas, segundo o parlamentar, é o “forte mau cheiro que tem prejudicado comerciantes de veículos, transeuntes e clientes do restaurante popular localizado na Rua Hiolando Fonseca”.

A audiência acontece no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, que fica na CMVC, sito a Rua Coronel Gugé, 150, 1º andar, no centro da cidade.

Foram convidados para a audiência os deputados estaduais Marcell Moraes (PV), Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fabíola Mansur (PSB) e Marquinhos Viana (PV); a Promotora Pública de Meio Ambiente, Cristina Seixas Graça; a coordenadora do Ministério Público, Guiomar Miranda; a Diretora Geral do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Márcia Telles; o Conselheiro Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rui Medeiros; o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Teles; o prefeito Municipal Guilherme Menezes; a engenheira sanitarista da Embasa, Kelly Galvão; o engenheiro agrônomo Alexandre Tavares; o diretor geral da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), Sérgio Magalhães; a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do IFBA, Camilla Willer; o coordenador regional do INEMA, Fabiano Ferraz; o analista e professor de Geografia da UESB, Altemar Amaral Rocha; e o gerente regional da Embasa, José Olímpio Cardoso.

Rio Verruga - O rio nasce na Serra do Periperi – área urbana de Vitória da Conquista, em uma reserva ecológica que preserva sua nascente, também conhecida como nascente do Poço Escuro. Os afluentes mais importantes, da margem direita, são: o riacho Santa Rita, Córrego Lagoa de Baixo e Rio Periquito, enquanto que, da margem esquerda, são os Córregos Leão, Jeribá, Córrego do Moreira e rios D’Água Fria, dos Canudos, Santa Maria, riacho José Jacinto, córrego Riacho Seco e riacho da Areia.

Em meados do século XX, a calha do rio Verruga sofreu um processo de retilinização (tornar reto), alterando o curso e o leito natural do rio. Ao longo do tempo outros processos aconteceram como a canalização de grande trecho do canal do rio, e um consequente aterro de áreas inundáveis, proporcionando uma mudança completa no ambiente que antes possuía uma extensa faixa de vegetação arbórea e algumas áreas de planície de inundação.

Além disso, a expansão urbana de Vitória da Conquista provocou uma diminuição contínua do ambiente natural no entorno das principais nascentes do alto rio Verruga, dando lugar a problemas erosão, desmoronamentos de encostas, assoreamento dos cursos d’água, uso de áreas para deposição de lixo, entre outros.

Com informações do blog http://rverruga.blogspot.com.br/

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31