Imagem Câmara realiza Audiência pelo dia do Assistente Social

Câmara realiza Audiência pelo dia do Assistente Social

Arquivo

14/05/2015 22:00:00


Foi realizada na noite dessa quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública em homenagem ao dia do Assistente Social que é comemorado no dia 15 de maio e teve como autoria o mandato do vereador Ricardo Babão (PSL) e teve como composição da mesa Roberta Graziela, representado o prefeito Guilherme Menezes (PT), Átila Lemos, representando a Secretaria de Municipal de Saúde, Vanessa Severino Santos Silva, representando o CREAS, Elza Mendes, representando a Secretaria Municipal de desenvolvimento social, Paloma Dantas, representando GASCORE e Elianna Tavares, representando o Hemoba.

Pelo terceiro ano consecutivo, a CMVC homenageou os assistentes sociais, através do vereador Ricardo Babão, que descreveu os profissionais, dizendo que “tem em mente o bem estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade”. Destacou ainda, que a atuação do profissional é muito ampla “o assistente social sempre está onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos”. Utilizando um ditado popular, o vereador acrescentou: “Assistente Social é aquele profissional que não doa um peixe, mas o que ensina a pescar”. Lembrou ainda que é preciso diferenciar assistência de assistencialismo “e esse é o papel verdadeiro assistente social na nossa sociedade atual”. Lembrando que é um profissional que atua incentivando a tomada de consciência dos usuários do serviço social, ajudando a perceber sua capacidade de expansão e crescimento. “No setor público, vocês são responsáveis por desenvolver campanhas de saúde, educação, lazer, recreação entre outros” – completou. Babão encerrou sua fala, lembrando que o assistente social é um “protagonista na luta pela consolidação dos direitos e da construção de uma nova sociedade para todos! Profissionais que fazem a história, não apenas no dia 15 de maio, mas todos os dias do ano! Parabéns pelo dia de vocês!”.

GASCORE - Assistente Social da habitação, representando o Grupo de Assistente Social de Conquista e Região - GASCORE, Paloma Dantas, iniciou seu discurso se dizendo feliz em ver que a classe se unindo. Para ela, “assistente social não é para quem quer, é para quem pode, quem quer”, pois, segundo ela, deve ser um profissional engajado em lutar pelos direitos dos outros e estar sempre atento a um mundo que passa despercebido pelos olhos de muitos. Paloma relatou que, “estamos buscando demonstrar o interesse da categoria em se colocar na disputa para que a 1ª Seccional do CRESS-BA seja instalada na Região Sudoeste da Bahia”. Paloma relatou as dificuldades que o grupo vem enfrentando para implantação da seccional na cidade: “a reformulação do Cress – Ba, padronizou todas as 5 regiões e foi modificado para núcleo de assistente sociais do sudoeste da Bahia – NASSBA, cuja área de abrangência é de 35 municípios”. Completou dizendo que hoje são 951 profissionais formados na área de  serviço social, “só em nossa cidade estamos com 337 profissionais”. Paloma explicou ainda, que para os profissionais, o núcleo representa a possibilidade de enfrentar as barreiras que ocorrem por razões geográficas ou por entraves institucionais. Encerrou seu discurso lembrando que “é preciso fortalecer o debate sobre a implantação da Lei das 30 horas, piso salarial e a necessidade de ampliar novos espaços”.

Vereador - O vereador Coriolano Moraes (PT) iniciou seu pronunciamento parabenizando o parlamentar Antônio Ricardo Pereira (PSL), Ricardo Babão, pela audiência pública em reconhecimento aos profissionais do Serviço Social. Professor Cori disse estar atento a questão do assistente social. Segundo ele, no passado, a figura desse trabalhador era associada ao assistencialismo como distribuir cobertores e medicamentos. Para ele, ainda há desafios como mudar a concepção dos governos no olhar que tem ainda sobre o papel do assistente social e também dos gestores “senão vocês não ocupar espaços nas escolas, nos programas sociais dos municípios”. Enfatizou que o assistente social tem a função de devolver a dignidade humana e dar acesso ao direito de cidadania. “Se não entender isso, fica difícil mudar as concepções”.

CREAS - Vanessa Severiano, assistente social e representante do CREAS, lembrou das diversas datas comemorativas do mês de maio como o dia do trabalhador, do combate a violência sexual contra criança e adolescente, dia do combate a homofobia, do enfermeiro do Assistente Social, que esse ano tem como tema de discursão “ Assistente Social profissional de luta! Profissional presente! Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos”.  Lembrou que esse tema tem como objetivo destacar o dia 15 de maio pelo dia do profissional e levar a população o conhecimento sobre nossa profissão como meio de valorização e respeito da categoria. Vanessa encerrou sua fala, deixando uma mensagem aos colegas de profissão: “O nosso desafio é garantir direitos em um mundo globalizado e totalmente desigual”.

Hemoba - A representante da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), Elianna Tavares, iniciou seu pronunciamento apresentando um pequeno histórico de sua formação como assistente social há 19 anos. Destacou que no código de ética do profissional consta “a defesa intransigente dos direitos humanos, busca de autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, além do posicionamento a favor da equidade e justiça social”. Ressaltou que o campo de trabalho é amplo, nas diversas políticas de saúde, educação, previdência, assistência social, dentre outras. Finalizou dizendo que o “profissional necessita ter caráter crítico, reflexivo, propositivo, pró-ativo, dinâmico, visando trabalhar continuamente com ação reflexão ação, olhando com o olhar dele e não com o do profissional”.

Secretaria de Saúde – Em seu pronunciamento, Átila Lemos, representante da secretaria de saúde do município, lembrou que “hoje vivemos um mundo em que a garantia de direitos vem estando cada vez mais presente”. Ele relatou que poder ter a oportunidade de trabalhar com assistentes sociais é muito importante, pois “existem muitos problemas a serem resolvidos e esse profissional tem habilidades para resolvê-los”. Átila disse que quando pensa no assistente social, “penso nas famílias desestruturadas, é um profissional que ajuda a buscar uma vida mais satisfatória”. Destacou a importância do profissional na saúde, pois são “extremamente prestativos”. Por fim, Lemos lembrou que o profissional “não tem reconhecimento financeiro e mesmo assim tem uma satisfação em cuidar e ouvir as pessoas. Resolvem problemas. Portanto, é um dia de reconhecimento e eu tenho no meu dia a dia esse reconhecimento”.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Elza Ferreira Mendes, iniciou agradecendo a oportunidade de homenagear os assistentes sociais, a quem considera “profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento social”. Descreveu que os primeiros cursos surgiram no final dos anos 30 e que em 1993 surge um novo código de Ética “para orientar o projeto profissional a caminhar ao lado da democracia e do acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos”. Afirmou que o município é referência nas ações de diversas políticas públicas voltadas ao amparo de sua sociedade e que a administração através do concurso público “vem ampliando de forma sistemática a participação deste profissional no cenário municipal”. Disse que “enquanto houver males sociais, o assistente social se fará necessário, de modo a minimizar as desigualdades e construir uma nova ordem societária mais justa e igualitária”.

Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Representando o prefeito municipal Guilherme Menezes (PT), a psicóloga gerente do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) VII, Roberta Graziela, iniciou seu pronunciamento justificando a presença do Coral Força Jovem do Nossa Senhora Aparecida. “Trouxemos o coral para mostrar as coisas boas que temos nos bairros em territórios vulneráveis”.  Na sequência explicou que se faz necessária a presença do assistente social porque “direitos só tem significado com garantias. E vocês são esses agentes garantidores”. Disse que se hoje há famílias que saíram da extrema pobreza, melhoraram seus vínculos familiares, se profissionalizaram, adquiriram um teto digno e outros benefícios “é porque ali esteve presente um assistente social e uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento de sua população”. Finalizou afirmando que “Vocês tem o meu respeito e admiração. É uma das categorias mais humanizadas”.

Ministério Público na Bahia - O assistente social do Ministério Público na Bahia, Weber Soares Filho, agradeceu a homenagem parabenizando os assistentes sociais. Esclareceu que “serviço social não é assistencialismo. Essa é uma luta da categoria há anos. Para fazer ajuda não é necessário cursar curso superior”. Finalizou dizendo que “Serviço social é garantia de direitos”.

No fim da audiência, teve ainda, uma homenagem a três Assistentes Sociais, pelos trabalhos que vem prestando à sociedade. As homenageadas foram:

 

 

Elianna Tavares, do HEMOBA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Severiano, do CREAS 

 

 

 

 

 

 

Paloma Dantas, GASCORE



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31