Imagem Vereadores destacam importância da Santa Casa para Conquista

Vereadores destacam importância da Santa Casa para Conquista

Arquivo

05/12/2014 13:00:00


Em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemorou o centenário da Santa Casa de Misericórdia. A homenagem partiu do mandato da vereadora Irma Lemos (PTB). A Santa Casa foi fundada em 08 de dezembro de 1914, por iniciativa do padre Monsenhor Olímpio, tornando realidade o sonho do Coronel Catão Ferraz, que doou parte de seus bens para construção de uma casa caridade no município, voltada para atendimento aos pobres. Hoje, a Santa Casa é referência em saúde em Vitória da Conquista e nas regiões Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, com mais de 680 funcionários diretos, 140 médicos, e uma média anual de 70 mil atendimentos na emergência e 180 mil no ambulatório. Apesar do crescimento, 80% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde/SUS.

Em seu pronunciamento, o vereador Álvaro PIthon (DEM) se emocionou ao falar da Santa Casa e dos provedores que por lá passaram, contribuindo para que a instituição chegasse ao que é hoje. “Queremos parabenizar a vereadora Irma Lemos pela iniciativa, mas não posso me esquecer de fazer referência aos ex-provedores e ao atual, pessoas como Cícero Amorim, esse pernambucano de nascença e conquistense de coração, que tanto bem fez ao hospital e a esta cidade, a Joaquim Ferraz, Sr. Nino, Clóvis Flores, Dr. Fernando Spínola e a todos os demais provedores e funcionários que por ali passaram, contribuindo para a excelência do trabalho prestado pela Santa Casa, não tenho palavras para expressar a minha gratidão”.  

O vereador Hermínio Oliveira (SDD) disse que a história da Santa Casa está diretamente ligada ao desenvolvimento do município de Vitória da Conquista. “É uma instituição tradicional que merece todas as homenagens, por desenvolver valores como a busca de igualdade no atendimento, modernização tecnológica e administrativa, respeito e dignidade no atendimento ao paciente, tradição histórica, filantropia, busca de resultados, incentivo ao desenvolvimento do ensino e pesquisa, pioneirismo em procedimentos cardiológicos, entre outros princípios éticos e filantrópicos”.

O vereador Edjaime Rosa ‘Bibia’ (PSDB) salientou a constante preocupação da vereadora Irma Lemos com a Santa Casa e disse que o hospital é referência em saúde de qualidade. “Ano passado estive internado na Santa Casa por 32 dias, fiz uma cirurgia e recebi excelente atendimento dos funcionários, e ninguém sabia que eu era vereador; quero, inclusive, parabenizar o provedor e agradecer pelo carinho que recebi ali, Abmael faz um trabalho excelente na gestão da Santa Casa, aproveito para cumprimentar esse grande homem, Cícero Amorim, que contribui com o desenvolvimento da nossa cidade em todos os sentidos”.

Para o vereador Ademir Abreu (PT), a Santa Casa tem um importante papel no processo de desenvolvimento da saúde do município, contribuindo para que a cidade se tornasse polo nessa área. “A entidade Santa Casa é a primeira organização não governamental do mundo, começou com assistência social, passou para a parte acadêmica e científica; a Santa Casa de Vitória da Conquista possibilitou o surgimento de outros hospitais, como o Samur e o Unimec, além de atrair para cá, várias clínicas, médicos e outros profissionais da área de saúde”.

Mas, segundo o parlamentar, a Santa Casa ainda tem um grande desafio pela frente, fazer com que o atendimento de alta complexidade chegue a no mínimo 80% da população, da mesma forma que destina 80% do atendimento ao SUS. “Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital, porém é necessário que esse serviço de alta complexidade chegue às pessoas carentes”, disse, aproveitando para cumprimentar o empresário Cícero Amorim. “Cícero foi um grande provedor, o período em que ele ficou à frente da Santa Casa foi de muita paz e harmonia”.

O vereador Arlindo Rebouças parabenizou a Santa Casa, fazendo referência aos ex-provedores, a exemplo de Dr. Fernando Spínola e de Dr. Carlito, que dedicavam seu tempo à instituição, sem dia e hora para trabalhar. “Completar 100 anos de existência não é para qualquer um, principalmente porque a Santa Casa enfrenta sérias dificuldades devido ao valor pago pelo SUS, mas, apesar dos problemas, quero deixar aqui o meu protesto com relação ao pronto-socorro do SUS, que foi jogado para a rua, quem conhece sabe o quanto aquele local é inseguro, na época do frio ninguém aguenta, aquilo não está de acordo com as diretrizes do SUS, as quais deixam claro que não pode haver duas portas de entrada, infelizmente jogaram a população literalmente na rua, o acesso é horrível, as pessoas ficam inseguras, tem muito assalto naquelas imediações”, ressaltou.

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) parabenizou a vereadora Irma Lemos pela iniciativa em celebrar os 100 anos da Santa Casa, que cumpre um papel importante na saúde de Conquista e da região Sudoeste. “São 100 anos de história bem vividos, a Santa Casa não é obra de um homem só, por isso, parabenizamos a todos que deram sua contribuição ao crescimento dela, Dr. Aloísio Meira, Dr. Ademir, os conselheiros, funcionários, todos eles deixaram suas atividades para participar das reuniões contínuas nas horas boas e ruins, que fique a lição, precisamos de um mundo de colaboração e não de competição”.

Em seguida, o parlamentar fez uma crítica à administração municipal, pela ausência da secretária de Saúde, Márcia Viviane, e disse que a Câmara não pode permitir o descaso de alguns secretários para com os trabalhos do legislativo, como vem ocorrendo em algumas sessões, com a presença de coordenadores, em vez dos secretários. “Os vereadores têm que cobrar a presença do secretário para amadurecer os debates e dar os devidos encaminhamentos às decisões tomadas neste plenário”.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou que a Santa Casa é referência para todo estado da Bahia, orgulho para Vitória da Conquista e para a região Sudoeste, daí a justa homenagem requerida pela vereadora Irma Lemos. “A criação do hospital foi motivada pelo desejo do coronel Catão Ferraz, que sonhava em construir uma casa de caridade e manifestou esse desejo em testamento, a Santa Casa tem importância histórica e grande relevância na prestação de serviços de saúde”.

Ainda, conforme a vereadora, nos seus 20 anos de mandato ela conhece bem a demanda da Santa Casa, pois vivencia o dia a dia da instituição, as dificuldades e o sofrimento de cada provedor que por ali passou nesse período. “Abmael e sua equipe fazem milagre na administração da Santa Casa, não é fácil gerir com poucos recursos, posso dizer que o socorro de Vitória da Conquista chama-se Santa Casa de Misericórdia”.

O vereador Professor Cori (PT) afirmou que a vereadora Irma Lemos é militante incansável na defesa do bom funcionamento da Santa Casa, e disse que a instituição tem uma história bonita no papel de assistência hospitalar. “No século XV, as Santas Casas de Misericórdia eram instituições laicas ligadas à Igreja Católica, mas elas vêm se renovando para buscar o máximo de sua profissionalização, com estrutura adequada aos novos desafios do século 21, e o seu saldo na assistência à saúde em Vitória da Conquista e região é positivo, ela é parceira da saúde pública, instrumento de fortalecimento do SUS para o pleno atendimento e garantia da prestação do serviço de saúde”, disse, complementando que do ponto de vista da sua funcionalidade, a Santa Casa é referência para muitos municípios que não oferecem 30% dos serviços ofertados por ela. “A maioria dos gestores não organizou seus sistemas de saúde e enviam seus doentes para Vitória Conquista, a Santa Casa é porta de entrada para garantia de direitos, precisamos fazer com que ela continue ampliando os seus serviços, se fortalecendo, revendo seus desafios e seus erros, Conquista não pode mais viver sem essa instituição tão importante”.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou que a homenagem prestada à Santa Casa, através do mandato da vereadora Irma Lemos, é justa, tendo em vista o importante papel de todos os provedores e funcionários que passaram pela instituição.  “Eles lançaram sementes e sequer tinham ideia da realidade que elas se tornariam, uma das coisas mais preciosas de nossa vida é servir, plantar sementes boas para lá na frente colher os frutos, ainda que não sejamos nós a colher, os grãos lançados lá atrás produzirão frutos para toda a eternidade, até porque essas sementes são regadas todos os dias, pelo trabalho incansável e pela dedicação dos que lá estão, digo sempre que a maior mensagem que podemos deixar é o nosso nome, muitas pessoas que fizeram parte da história da Santa Casa foram lembradas aqui, porque deixaram marcas positivas às gerações futuras”.

O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) parabenizou a Santa Casa pelo centenário e a todos que direta e indiretamente contribuíram para a grandeza da instituição, chamando a atenção para a dedicação do empresário Cícero Amorim e do médico Dr. Aloísio Meira à Santa Casa. “Não podemos negar os grandes serviços prestados pela Santa Casa aos munícipes de Vitória da Conquista e da região, e aproveitamos para conclamar ao poder público, uma atenção especial à Santa Casa no aporte de recursos para contratação de mais serviços e especialidades, porque a dignidade humana começa pelo atendimento à saúde, maior patrimônio de nossa cidade e região”.

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31