Imagem Câmara celebra 100 anos da Santa Casa com sessão especial

Câmara celebra 100 anos da Santa Casa com sessão especial

Arquivo

05/12/2014 12:00:00


Na manhã desta sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por iniciativa do mandato da vereadora Irma Lemos (PTB), celebrou, com sessão especial, os 100 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia, fundada em oito de dezembro de 1914. O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), enfatizou a importância do hospital no atendimento à saúde das populações conquistense e regional. “Não poderíamos deixar passar esse momento tão importante, um século de existência é algo memorável”.

Articuladora da sessão, a vereadora Irma Lemos destacou a história da Santa Casa, lembrando que a instituição surgiu com o Hospital São Vicente de Paulo e, a partir daí, foram criados a Maternidade Régis Pacheco, o Hospital Pediátrico José Ferreira e o ambulatório Joaquim Fróes. “A filantropia foi e é a principal marca da Santa Casa, criada para atender a pobreza, àqueles que não podiam pagar pelo atendimento médico, e continua realizando esse trabalho com amor e carinho, é uma instituição que contou com o apoio de muitos abnegados, a exemplo do Coronel Catão Ferraz, que deixou em seu testamento o desejo de construir nesta cidade uma casa de caridade; do padre Monsenhor Olímpio, que colocou esse desejo em prática, e de todos os provedores que passaram pela Santa Casa, como o ex-prefeito Fernando Spínola, Dr. Clóvis Flores, Dr. Ademário, Dr. Geraldo, o empresário Cícero Amorim, as freiras que ali viveram, ao atual provedor Abmael Brito e a Irmandade de um modo geral, pessoas que se privaram da vida familiar para dedicar-se à instituição”, disse, acrescentando também o deputado federal Antonio Brito, que tem lutado por melhorias para as Santas Casas de todo o Brasil.

O administrador da Santa Casa, Paulo Gadas, enumerou alguns serviços prestados pela instituição e informou que nos últimos dez anos foram feitas diversas melhorias no hospital e construídos novas enfermarias para o SUS e apartamentos para convênios e particulares, sala de aerodinâmica, seis salas cirúrgicas modernas, entre outros. “Ainda assim, 80% do nosso atendimento são destinados ao SUS, correspondendo à missão da Santa Casa que é atender a população carente de Vitória da Conquista e região”.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, Dalva Prates ressaltou sua alegria em participar da comemoração ao centenário da Santa Casa, e disse que o hospital registrou nesses 100 anos uma grande evolução, começando com atividade de voluntariado, caminhou com dificuldade e progrediu na qualidade do atendimento, passando da baixa para a alta complexidade, com cirurgias cardíacas e cardiovasculares, sendo referência para Vitória da Conquista e para os 73 municípios pactuados. “Conquista se orgulha de ser parceira de uma instituição que tem 80% do seu público no SUS, pioneira na realização de cirurgia cardiovascular na região, a gente vê o esforço da Irmandade em manter a Santa Casa sempre à frente, mesmo com todas as dificuldades impostas pelos baixos recursos pagos pela tabela SUS, nem por isso ela deixou de inovar e garantir o acesso dos munícipes à saúde”.

A diretora-administrativa da Santa Casa, Ludimila Oliveira, demonstrou a sua alegria pelo reconhecimento da Câmara à instituição. “É gratificante para nós trabalharmos na Santa Casa e poder comemorar essa importante data, uma instituição que nasceu como uma pequena casa de caridade e hoje presta relevantes serviços à comunidade conquistense e regional, sem dúvida ela é merecedora dessa homenagem, fica aqui o nosso agradecimento à vereadora Irma Lemos e a Câmara por nos proporcionar um momento tão feliz como este”.

Representando a Irmandade, o empresário Cícero Amorim disse que chegou a Vitória da Conquista em março de 1951, e em 1953 foi convidado a fazer parte da Santa Casa, tendo completado 61 anos na instituição. “Naquela época, 39 anos atrás, a Santa Casa era pequena e mesmo com toda dificuldade imposta pela falta de recursos, perseverava no seu propósito de beneficiar a pobreza, mas Jesus Cristo sempre esteve conosco; foi uma caminhada espinhosa, difícil, participamos da diretoria por todos esses anos, inclusive nos cargos de vice-provedor e de provedor, e presenciamos todos os momentos vividos pela Santa Casa, hoje acompanhamos a luta de Abmael, que tem trabalhado muito pela instituição, fazendo-a crescer e mantendo o objetivo de atender a população carente”.

Mônica Achi, representando o prefeito Guilherme Menezes, parabenizou a Santa Casa e todos os seus funcionários pela data. “É uma história muito bonita, que inicia tendo como foco o acolhimento social aos pobres, mas evoluiu para o atendimento à saúde, com tratamento médico, reabilitação, cura das doenças, oferecendo recursos de última geração e grande contribuição à saúde da população local e regional”.  

Abmael Alves Brito manifestou sua alegria em falar como provedor da Santa Casa nos 100 anos de existência da instituição, e apresentou um pequeno histórico do surgimento do hospital, que tem início em 1913, a partir de um movimento da Igreja Católica, encabeçado pelo padre Monsenhor Olímpio, conhecedor do testamento deixado pelo Coronel Catão Ferraz, doando parte de seus bens para construção de uma casa de caridade. Em 08 de dezembro de 1914, o sonho se tornava realidade. “Cem anos não são 100 dias, passamos de uma pequena casa de caridade para uma grandiosa empresa de saúde, um caminho trilhado com dificuldades, fé e esperança para que a Santa Casa se tornasse um dos maiores hospitais da região Sudoeste”, salientou, destacando a implantação de importantes serviços, como cirurgia cardíaca, UTI, bioimagem, medicina hiperbárica, novos prontos-socorros adulto e infantil, novos leitos, reforma e ampliação dos serviços de laboratório, radiologia, gastroenterologia, centro de oncologia, urologia, ambulatório de especialidades e nova ala administrativa.

“Hoje contamos com 680 funcionários diretos, 140 médicos no corpo clínico, uma média anual de 70 mil atendimentos na emergência, 180 mil atendimentos ambulatoriais, como fisioterapias, exames de raio-X, mamografias, exames de laboratório, 150 leitos para o SUS, além de campo de estágio para as faculdades da cidade, contribuindo para a formação de novos profissionais, mas, contudo isso, continuamos cumprindo com o principal propósito da instituição, o papel filantrópico”, afirmou.

O provedor reafirmou o seu compromisso de cumprir com o papel de gestor responsável, dinâmico e incansável na busca de soluções para os problemas da instituição. “Aproveito para agradecer aos nossos parceiros, à vereadora Irma Lemos e a todos os vereadores desta Casa que sempre acreditaram no nosso trabalho”.

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31