Imagem Câmara discute preservação do meio ambiente e reciclagem

Câmara discute preservação do meio ambiente e reciclagem

Arquivo

30/10/2013 21:45:00


Durante a noite desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou audiência pública para discutir a reciclagem no município, além de conscientizar as pessoas quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e para a redução do desperdício. A audiência é uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB).

O vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou que a reciclagem é uma discussão importante para a sociedade, e disse que o debate acerca do tema vai continuar, pois ele acredita na relevância do assunto. O parlamentar explicou que a iniciativa da audiência surgiu após ter conhecido o trabalho que empresas de reciclagem de Vitória da Conquista realizam. Entre os benefícios do reaproveitamento de materiais, Gilzete Moreira ressaltou a geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente e economia de recursos ambientais. Para encerrar sua fala, o vereador chamou atenção da população para que haja mais consciência quanto à conservação do meio ambiente.

O representante da empresa J Almeida Reciclagem,Wilson Júnior, falou que a reciclagem tem grande importância para o desenvolvimento de municípios, e destacou que o setor gera empregos e renda para muitas famílias. “Muita gente acha que lixo é um problema, mas na realidade é uma solução para que continue havendo empregos na fabricação de sacolinhas, por exemplo. O lixo é matéria-prima para os produtos que podemos fabricar”.

O economista Vilmar Santana lembrou que o início da preocupação com o meio ambiente na história do mundo, teve início com o Código de Hamurabi, e no Brasil com Dom Pedro II. Ao contar a evolução das políticas de preservação do meio ambiente, o economista lembrou o trabalho do Greenpeace, e manifestou preocupação com os dados que vêm sendo divulgados pelo órgão, que mostram que se as pessoas não preservarem os recursos ambientais, o futuro pode ser escasso. Vilmar Santana também sugeriu a implantação de uma usina geradora de energia elétrica com gás metano oriundo do lixo em Vitória da Conquista, porque segundo ele, além da energia gerada, o crédito de carbono poderia ser vendido. “A reciclagem é um segmento que deve ser visto com seriedade porque ele é sustentabilidade, inclusão social, renda e emprego”.

O professor do Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade, Espedito Antônio Costa, falou que ficou surpreso ao saber que Conquista tem diversos empresários que atuam no setor de reciclagem. Comentou também que no colégio no qual trabalha foi realizado um projeto de reciclagem e que o resultado foi muito positivo, o que mostra que os alunos podem e querem saber mais sobre preservação do meio ambiente. “Se o setor público e privado tivesse maior preocupação em divulgar a importância da reciclagem para a população seria muito bom. É preciso levar até os colégios a informação do que é a reciclagem, pois isso provavelmente vai triplicar os benefícios em Vitória da Conquista”. O professor também elogiou o projeto do Governo Municipal, Eletrotroca, que consiste na troca de eletroeletrônicos que não funcionam por mudas de árvores.

O coordenador do Recicla Conquista, João Paulo Silva, elogiou a iniciativa da audiência e lembrou que o tema deve ser tratado de forma contínua. “Eu como representante do Recicla Conquista me considero a ponta fraca, porque sou o único representante de cooperativa aqui presente.  Os desafios são grandes, mas em oito anos os catadores já obtiveram alguns avanços importantes”. Ainda em sua fala lembrou a importância da coleta seletiva, e disse que espera que em breve Vitória da Conquista possa ser reconhecida com uma cidade que de fato recicla.

O representante da Tubo Forte, Antônio Eneias Ramalho, falou sobre a necessidade de divulgar a importância da reciclagem para a população. Segundo ele, a maior dificuldade da empresa da qual faz parte é a matéria-prima para transformação, que tem que ser comprada em outros municípios. “Eu vejo que existe muita gente que precisa de emprego, vemos o aterro sanitário lotado. A solução tem que partir do Poder Público em parceria com empresários. Se não começarmos a reciclar o lixo que a gente usa, a gente vai morrer no meio do lixo. As pessoas precisam de conscientização, para que a gente possa ter o troco disso aí, com geração de emprego e renda”.  

O representante da ZAB, Celso Lima, falou sobre a importância da conscientização das pessoas na questão da preservação do meio ambiente, e disse que Vitória da Conquista deve aprender a reaproveitar o lixo que é produzido, uma vez que muitas empresas que reaproveitam materiais estão comprando matéria-prima em outros municípios baianos e até mesmo em outros estados.

O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Lázaro Alves de Lima, colocou o banco como agente de apoio em um projeto futuro do Legislativo, e lembrou que na  instituição da qual faz parte existem programas de crédito e maneiras de trabalhar em todos os elos da cadeia produtiva. Lázaro ainda parabenizou a iniciativa da audiência e disse esperar que no futuro os frutos do debate possam ser colhidos.

A gestora ambiental Vera Rocha falou que a coleta seletiva em Vitória da Conquista está apenas engatinhando, e disse que o Poder Público é fundamental para o seu desenvolvimento. Vera Rocha disse que ficou surpresa ao saber quantas indústrias estão trabalhando no setor de transformação. “Nós aqui na Bahia temos um dever de casa para fazer grande. Temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e pouco ou nada se fez para se adequar a política. Se a parceria pública privada não acontecer nada pode ser feito”. A gestora ambiental também destacou outra questão, e chamou atenção para que as empresas que trabalham com coleta seletiva se apresentem para a sociedade. “Sabemos que essas empresas existem, mas as pessoas não sabem como doar ou vender o lixo produzido. São muitos desafios, e espero que a gente consiga avançar nessa questão”.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, parabenizou o vereador Gilzete e disse que a audiência demonstra a sua credibilidade e compromisso com Vitória da Conquista. “O fundamental para que a gente transforme algo na nossa vida é a educação, a orientação da família. A consequência de muitas coisas ruins que têm acontecido no mundo se deve à distância dessa orientação. Precisamos atingir crianças, jovens e escolas, e a Prefeitura tem se preocupado com isso por meio do núcleo de educação ambiental”. Segundo o secretário, se a parceria entre o Poder Público e a sociedade não ocorrer, nada mudará no que diz respeito à preservação ambiental. Ainda em sua fala Hudson Castro indagou o que cada um tem feito para contribuir com a conservação do meio ambiente, e sugeriu a realização de um seminário para debater e criar medidas efetivas para conscientizar as pessoas. “O lixo não é lixo, se a gente pensar assim a gente vai avançar”, finalizou.

O vereador Edjaime Rosa/Bibia (PSDB), parabenizou a audiência e disse que é preciso avançar nas políticas públicas relacionadas à preservação do meio ambiente e reciclagem. Segundo o vereador, se o lixo produzido em Vitória da Conquista fosse destinado às empresas que reaproveitam materiais, a cidade só teria a ganhar. Para o parlamentar, o que falta é a conscientização da população. “Tinha que ter gente educando, conscientizando as pessoas para que elas entendessem a importância de preservar o meio ambiente. Temos um projeto tramitando que se for aprovado vai mudar muito a nossa realidade, o Cidade Limpa”, disse, reforçando o compromisso que o Legislativo tem em cobrar do Executivo ações para solucionar a questão.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) elogiou o colega Gilzete Moreira pela audiência e cobrou da Prefeitura maior apoio na reciclagem do lixo município. O parlamentar lamentou a falta de apoio do Governo Municipal aos empresários que reciclam ou reaproveitam materiais. Segundo o vereador, Vitória da Conquista tem um prejuízo muito grande quando deixa de reciclar, e exemplificou o problema com os entulhos depositados na Serra do Periperi, que poderiam ser utilizados por empresas que reaproveitam o lixo. Ainda em sua fala Álvaro Pithon disse que as escolas deveriam incluir educação ambiental como disciplina.  

 O vereador Fernando Vasconcelos (PT) parabenizou a iniciativa da audiência e elogiou o vereador Gilzete Moreira pelo trabalho que vem realizando. O parlamentar falou sobre a importância do tema. “É um assunto que nos motiva, e inclusive já implantamos no último ano o Projeto Câmara Recicla, que tem como objetivo utilizar ao máximo materiais recicláveis. São coisas pequenas, mas que contribuem para a preservação do meio ambiente”, disse, lembrando que a questão da reciclagem deve estar presente na vida de todas as pessoas, no dia-a-dia das empresas e nos lares, uma vez que se trata da vida do ser humano. Ainda em sua fala o parlamentar falou que Conquista é uma referência no assunto, mas disse que muitos avanços ainda precisam acontecer, e mostrou que o Legislativo defende a causa.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31