Imagem Vereadores discutem aproveitamento da água da Estação de Tratamento de Esgoto

Vereadores discutem aproveitamento da água da Estação de Tratamento de Esgoto

Arquivo

29/08/2013 12:00:00


Na manhã desta quinta-feira (29), durante a audiência pública que debateu o aproveitamento da água da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vitória da Conquista, os vereadores discutiram possibilidades para a reutilização da água.

O vereador Julio Honorato (PT) parabenizou o Bloco Parlamentar pela audiência pública, na visão dele, tratou sobre um tema de fundamental importância para o município. “Esse mandato, assim quando a obra foi concluída pela Embasa, sentou-se com o prefeito Guilherme Menezes para discutir um projeto para beneficiar diretamente o Assentamento Amaralina. Sentamos com o prefeito e ele com boa vontade se deslocou até a Embasa em Salvador para encaminhar junto comigo o projeto de reaproveitamento da água dessa estação”. O parlamentar destacou que os moradores do assentamento já têm um projeto de reuso há 26 anos e até hoje não foi viabilizado. Para ele, além de beneficiar a localidade, o reaproveitamento pode beneficiar pequenos agricultores de regiões próximas.

Ainda em sua fala, Julio Honorato afirmou que é necessário buscar recursos para que de forma efetiva possa ser implementado um projeto de reparo aos danos causados pelo Pinicão, por meio do reuso dos recursos da ETE. “Nada mais justo do que o Poder Público beneficiar aquela região e fomentar o desenvolvimento daqueles moradores. Esse é um projeto que requer da Casa um empenho e debates acerca do assunto”, finalizou, destacando também a importância da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb para a execução do projeto.

O vereador Coriolano Moraes (PT) falou sobre a escassez de manancial na região de Conquista, tornando a cidade dependente das barragens de Água Fria I e II, e que, agora, com o projeto de intervenção do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, já está sendo estudada a viabilidade de construção de uma nova adutora do Rio Catolé, para suprir e aumentar o volume de água de Água Fria I e II, pondo fim ao racionamento de água em Vitória da Conquista, no período estimado entre cinco e sete anos.

Segundo ele, preocupado com a situação, o prefeito Guilherme Menezes tem feito inúmeras reuniões com a presidenta Dilma Rousseff, no sentido de construir a barragem do Rio Pardo, que irá por fim nesta escassez de água, pois a concepção não será somente o consumo humano, mas desenvolvimento da cidade. Sobre o fato de Conquista não ter água de superfície e subsolo, o vereador afirmou que, após pesquisa, constatou-se que, perfurando com maior profundidade, cerca de 300 metros, seria possível ter acesso a água de qualidade. Disse ainda que 78 localidades no município foram beneficiadas com poços perfurados com esta profundidade, quando era Secretário Municipal de Educação.

Para o Professor Cori, política de reuso do esgotamento sanitário é importante em todos os municípios do Brasil, pois estudos comprovam que a cada R$ 1,00 investido em esgotamento sanitários, são economizados R$4,00 em investimentos com a saúde pública. “Temos que fazer a inversão da lógica dos investimentos públicos”, afirmou, ressaltando o trabalho desenvolvido, neste sentido, pelo ex-presidente Lula e por Dilma Rousseff.

Sobre a reutilização da água da ETE, o parlamentar disse ainda que importante levar em conta o resultado final do processo, pois seria muito mais caro utilizar a água tratada da Embasa nas lavouras do entorno da estação.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT) parabenizou o Bloco Parlamentar pela iniciativa da audiência e ressaltou a contribuição do professor Adão Albuquerque no debate, destacando que quando o assunto é água, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, o professor contribui de forma enriquecedora e talentosa. O parlamentar também chamou atenção para a preservação do meio ambiente, ressaltando que coisas simples podem ser feitas no dia-a-dia para preservar os recursos.

Fernando Vasconcelos comentou sobre a importância da nova ETE e propôs aos vereadores realizar uma visita ao local junto com os estudantes que estiveram presentes na audiência. “Uma coisa é você falar, outra coisa é ver o que está sendo feito e a maneira como tem sido feita. É uma obra fantástica, um investimento importante para o município. Além disso, temos que ampliar e colocar junto o debate do reaproveitamento da água o que vai ser feito com o antigo Pinicão, envolvendo nas discussões a sociedade e quem entende do assunto”, finalizou, convidando os estudantes a participar de forma constante dos debates do Legislativo. “Que os estudantes venham mais, porque a Casa é de vocês”.

A audiência da iniciativa foi do Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Joaquim Libarino (PCdoB), Nelson de Vivi (PCdoB), Andreson Ribeiro (PCdoB), Hermínio Oliveira (PDT) e Sidney Oliveira (PRB).



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31