Imagem Alexandre Pereira quer solução para precariedade no atendimento nos cartórios em Conquista

Alexandre Pereira quer solução para precariedade no atendimento nos cartórios em Conquista

Arquivo

03/12/2010 11:10:00


A precariedade nos serviços prestados pelos cartórios extra-judiciais em Vitória da Conquista foi pauta de audiência no Tribunal de Justiça da Bahia na última terça-feira (30/11), articulada pelo mandato do vereador Alexandre Pereira (PT), com o apoio do deputado Waldenor Pereira. A audiência dos parlamentares com a  presidente do TJ, Telma Brito, também contou com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/ OAB- Subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo Junior.
Os cartórios extra-judiciais são responsáveis pelo registro de imóveis, emissão de certidões de nascimento, casamento e reconhecimento de firma. Segundo o vereador Alexandre Pereira, as pessoas que procuram os serviços de tais cartórios sofrem com as filas intermináveis e com a demora para serem atendidas, por causa do reduzido número de funcionários.
“A Bahia é um dos poucos estados em que este tipo de cartório ainda funciona como cartório público, em desacordo com o que determina a Constituição Federal, que prevê que estes cartórios devem ser delegados para a iniciativa privada, mediante concurso público do chefe do cartório”, afirma Pereira, ressaltando que um Projeto de Lei de privatização dos cartórios já está em tramitação na Assembleia Legislativa e deverá ser votado ainda este ano.
Novo fórum - Outro objetivo da audiência  no TJ foi cobrar a construção de um novo fórum da Justiça Estadual para Vitória da Conquista. De acordo com Pereira, a presidente do TJ informou que há uma determinação do Conselho Nacional de Justiça que impede o início de novas obras até que todas as obras do Poder Judiciário em andamento estejam concluídas. “Solicitamos da presidente do TJ que a construção do novo fórum estivesse na pauta do Tribunal de Justiça”, disse. O parlamentar também reivindicou, de forma emergencial, a reforma das atuais instalações do Fórum João Mangabeira, principalmente no que se refere aos elevadores.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30