Imagem Vereadores comentam segurança pública em Conquista

Vereadores comentam segurança pública em Conquista

Arquivo

29/10/2010 11:20:00


Na sessão que discutiu os resultados do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil em Vitória da Conquista, o vereador Hermínio Oliveira parabenizou o trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar. O parlamentar disse que o aumento do número de viaturas e do efetivo policial tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no município. Ressaltou a importância da reativação dos postos policiais nos bairros, como estratégia da redução da violência. O parlamentar afirmou estar preocupado com a transferência dos presos do DISEP para o presídio Nilton Gonçalves. “É preciso que o Governo do Estado preocupe com a construção do novo presídio, o que vai desafogar o presídio Nilton Gonçalves”, disse.
O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), afirmou que os desafios da segurança pública em Vitória da Conquista são grandes, diante do crescimento da cidade. O vereador apontou o tráfico de drogas como um dos grandes problemas do município, o que contribui decisivamente para o aumento da violência. “O papel da Câmara é promover o debate e defender os interesses de Vitória da Conquista”, disse o parlamentar, destacando que a sociedade deve se unir no combate ao crime.
O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), parabenizou o delegado Odilson Pereira por ter tratado as questões da Polícia Civil com transparência, “sem jogar para debaixo do tapete as coisas ruins”. O parlamentar comentou questões como o sucateamento do presídio, a situação do Instituto Médico Legal e a paralisação das obras do novo presídio. Rebouças criticou o governador do Estado por dar atenção especial para a segurança pública apenas no período eleitoral. “Por quê o governador só se preocupou com a segurança na época das eleições?”, questionou o vereador.
Para o vereador Ademir Abreu (PT), o trabalho da Polícia Civil tem sido fundamental no combate ao crime em Vitória da Conquista. O parlamentar ressaltou a importância do trabalho da igreja evangélica no combate à criminalidade, bem como a importância de o poder público oferecer opções de esporte e lazer para jovens e adolescentes, como estratégia para que os mesmos não se envolvam no mundo das drogas. Abreu cobrou a implantação da casa de custódia para adolescentes infratores e sugeriu a implantação da Guarda Comunitária Municipal. “Este projeto é fundamental para nossa cidade”, disse.
O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que os índices de criminalidade caíram em Vitória da Conquista, fruto do trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar. Destacou o sucesso do projeto Ronda nos Bairros e comentou sobre a situação do DISEP, que teve a carceragem interditada judicialmente. Afirmou que o acúmulo de carros no pátio do DISEP é um caso de saúde pública, pois tornou-se ponto de proliferação de doenças.
Já o vereador Alexandre Pereira (PT), afirmou que o tema segurança pública é complexo, pois envolve a demanda da sociedade e a incapacidade do Estado em suprir todas estas demandas. O parlamentar reconheceu que, mesmo diante dos avanços feitos, ainda há muito a ser melhorado na segurança pública na Bahia. Pereira apontou a melhoria dos salários dos policiais, a ampliação do número de viaturas e a implantação do programa Ronda nos Bairros, como ações de sucesso do Governo do Estado. “É necessário uma soma de esforços para que os problemas da segurança pública sejam resolvidos”, afirmou.
O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que o problema do uso e tráfico de drogas na zona rural tem crescido assustadoramente. O parlamentar afirmou, também, que o roubo de veículos também tem sido motivo de preocupação dos moradores da zona rural. “Não vemos a movimentação da Polícia no sentido de investigar os crimes ocorridos na zona rural”, disse. Gomes afirmou que é preciso uma intervenção urgente da polícia na zona rural do município.
O vereador Vivi Mendes (PT) parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão e também destacou a redução dos índices de violência em Conquista. O parlamentar comentou sobre o clima de insegurança vivido na zona rural, que não conta com a presença da polícia diante da falta da de viaturas e efetivo policial. “Espero que tenhamos dias melhores tanto na cidade quanto na zona rural”, declarou.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em colocar em discussão os resultados do trabalho realizado pela Polícia Civil. Segundo o parlamentar, é perceptível a melhora no trabalho realizado pelas polícias em Conquista, o que é refletido na redução da criminalidade.
Silveira destacou a audiência que teve com o governador Jaques Wagner em dezembro de 2009. Na oportunidade, o parlamentar,que esteve acompanhado do arcebispo Dom Luiz Gonzaga Pepeu, apresentou os problemas envolvendo a segurança pública em Conquista. “Percebemos que o governador tem dispensado uma atenção especial para com a segurança pública em todo o estado, atuando sem cor partidária”, disse, ressaltando que o governador vai continuar investindo em segurança pública.
O parlamentar solicitou intensificação da presença da polícia na estrada que dá acesso aos povoados de Campinhos e Simão. De acordo com Silveira, o local vem sendo palco de constantes roubos de veículos. Afirmou, ainda, que a Câmara deve parabenizar o delgado Odilson Pereira pelo sucesso do  trabalho realizado na investigação do assassinato de um delegado em Ipiaú. “Temos confiança nas instituições e cremos que haveremos de ter dias melhores”, declarou.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) agradeceu a todos que participaram da sessão, ressaltando que a mesma foi importante para a Câmara e para a comunidade. Destacou o trabalho realizado pelas igrejas e comunidades terapêuticas no combate ao uso e tráfico de drogas. “É importante que as igrejas façam parte do Conselho de Segurança, diante do trabalho tão importante desenvolvido pelas mesmas”, disse.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30