Imagem Presidente da Câmara participa de seminário "Respeito à diversidade"

Presidente da Câmara participa de seminário "Respeito à diversidade"

Arquivo

15/04/2010 15:00:00


O Presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), participou nesta quarta-feira (14), do Seminário “Respeito à Diversidade”, que faz parte das ações que integram a I Parada do Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista. O Seminário realizado no auditório da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, contou com a presença de representantes de entidades do movimento LGBT da cidade e do Estado, movimentos sociais, Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. O principal tema do encontro foi “Articulação das políticas de promoção dos direitos LGBT e combate à homofobia, ao sexismo e ao racismo”.

Para José Mário, membro da comissão organizadora do evento, essas discussões vão trazer para esse universo, políticas públicas e garantia de livre expressão da cidadania gay. “A parada vai firmar a presença desse seguimento organizado e respeitoso na nossa comunidade”, afirma. A ideia é que no próximo ano no dia 17 de Abril seja o dia Municipal de Combate a Homofobia e que durante esse ano aconteça a criação de uma lei municipal que criminalize as pessoas que praticam a violência homofóbica. Vitória da Conquista já possui o Núcleo de Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia com advogado, psicólogo, assistente social e estagiários para atender e orientar todos do seguimento LGBT nos seus direitos.

Para o ex-vereador Adão Albuquerque, esse evento é histórico para Vitória da Conquista e região. “Há muito tempo que a comunidade LGBT vinha cobrando esse tipo de atividade. O único objetivo é dar visibilidade ao movimento, mostrar uma organização política de direitos humanos e demonstrar que as pessoas, sendo todas iguais, querem ter garantidos. É a oportunidade de mostrar que Conquista é uma cidade amadurecida, tolerante e vai saber receber um evento como esse com muita dignidade e principalmente com muita alegria”, salientou.

Nesta quinta-feira (15), diversos grupos de estudo vão debater, ao longo do dia, temas como cidadania, políticas afirmativas, extermínios motivados por racismo e homofobia e união estável entre pessoas do mesmo sexo. A coordenadora do Centro de Referência em DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Amorim, vai falar sobre “Políticas de saúde para a população LGBT”. Já Afonso Silvestre, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai conduzir o grupo sobre “Cultura LGBT”.

A I Parada do Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista será realizada no sábado, 17, a partir das 14h, com concentração na Avenida Jorge Teixeira. A organização é do Grupo de Lésbicas Safo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP12 - Água: Interesses e conflitos no abastecimento de Conquista e Zona Rural

Veja mais episódios
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30