Imagem Líderes destacam importância da celebração do Dia da Consciência Negra

Líderes destacam importância da celebração do Dia da Consciência Negra

Arquivo

12/11/2009 21:41:00


A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (12), sessão solene em celebração ao Dia da Consciência Negra. A solenidade foi marcada pela presença de grupos de capoeira e representantes de terreiros de candomblé em Vitória da Conquista.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou que a sessão já faz parte do calendário oficial da Casa, fruto de um Projeto de Resolução do vereador Jean Fabrício (PCdoB), na legislatura passada. O parlamentar ressaltou a importância da entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, concedido a pessoas que se destacaram na luta contra as desigualdades sociais. 
Silveira ressaltou que o Legislativo antecipou as comemorações do Dia da Consciência Negra - celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. O vereador destacou a importância de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência, liderança e liberdade do povo negro. “Este mártir jamais será esquecido, especialmente pelo povo negro que ainda sofre as mazelas de uma sociedade excludente e elitista, que  traz arraigada os sentimentos de segregação implantados desde a época do Império”, disse.
O parlamentar destacou que o Governo Lula tem manifestado, por meio de programas implementados pela Secretaria da Igualdade Racial, uma política de resgate dos direitos dos negros, reconhecendo comunidades quilombolas. “Passos importantes foram dados, como a implantação das cotas nas universidades públicas e o reconhecimento dos grupos remanescentes de quilombos”, afirmou.
O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), ressaltou que o Dia da Consciência Negra deve ser celebrado por todos, pois ninguém pode ser discriminado por causa da cor da pele. Rebouças cobrou melhorias na educação, na saúde, mais segurança pública e respeito para com as pessoas negras.
“Entendemos que todos têm que ter as mesmas oportunidades. Toda família brasileira tem miscigenação racial, principalmente na Bahia”, disse. O parlamentar enfatizou que só por meio da educação de qualidade as desigualdades sociais serão enfrentadas de fato. Rebouças encerrou seu discurso repudiando todo e qualquer tipo de discriminação racial.
O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), destacou que a sessão foi um momento de reflexão sobre políticas públicas voltadas para a diminuição de desigualdades sociais. Segundo Gonçalves, 65% da população de Vitória da Conquista é negra. O parlamentar afirmou que os negros não ‘aparecem’ porque não têm as mesmas oportunidades das pessoas brancas.
“Infelizmente ainda existe discriminação racial em nossa cidade”, declarou, enfatizando que os negros precisam ser respeitados em seus direitos de cidadãos. Gonçalves defendeu a tolerância religiosa e criticou as pessoas que discriminam adeptos de religiões afrobrasileiras. 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30