Imagem Audiência Pública discutiu sobre a Reforma Protestante

Audiência Pública discutiu sobre a Reforma Protestante

Arquivo

29/10/2009 13:12:00


A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (28), audiência pública para discutir o pensamento político da Reforma Protestante. A audiência contou com a presença de historiadores e representantes das igrejas protestantes em Vitória da Conquista e foi uma iniciativa do mandato do vereador Ademir Abreu (PT).
O parlamentar destacou a importância do momento histórico e político em que aconteceu a Reforma, que dividiu a Igreja Católica, dando origem aos protestantes (popularmente conhecidos como evangélicos). “A reforma religiosa nasceu numa época de grandes problemas sociais, como os que também estamos vivendo agora. Temas ligados à Igreja devem ser sempre debatidos”, afirmou.
O pastor Josafá Vasconcelos parabenizou a Câmara de Vereadores por discutir um tema tão importante. “Nós estamos vivendo um momento em que precisamos resgatar o que aconteceu de fato na Reforma Protestante do século XVI, que não foi meramente um movimento religioso. Profundas mudanças socioeconômicas influenciaram todo o mundo”, disse.
Para o médico e ex-vereador, Adail Paixão, membro da igreja Presbiteriana em Vitória da Conquista,  o encontro serviu para rememorar um período muito importante da história da Igreja. “A reforma religiosa é um tema importante para a história. São muitos avanços na área social, política e econômica”, enfatizou Paixão.
O presbítero Evan Gouveia também afirmou que a audiência regatou o conhecimento das pessoas com relação à Reforma Protestante. “As pessoas hoje, principalmente os evangélicos, desconhecem a importância da Reforma Protestante. Esta audiência pública serviu para esclarecer muitos pontos importantes da nossa história”, disse.
O Reverendo João Marcos, convidado especial para a audiência,  destacou a relevância da discussão do assunto. “Nós somos frutos da Reforma como Igreja e, de alguma forma, como Estado. As mudanças da filosofia educacional se deram também por meio da Reforma Protestante”.
Um pouco de história - No século XVI iniciou-se um amplo movimento de reforma religiosa, responsável pela quebra do monopólio da Igreja Católica sobre o mundo cristão ocidental. O movimento deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição do modo de produção feudal para capitalista.
Durante o período, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja, o que culminou na Reforma Protestante.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30