Imagem Doação e captação de órgãos é tema de sessão especial na Câmara

Doação e captação de órgãos é tema de sessão especial na Câmara

Arquivo

19/05/2009 21:30:00


A Câmara realizou, na noite desta nesta terça-feira (19), sessão especial sobre a doação e captação de órgãos em Vitória da Conquista. O debate foi uma iniciativa do vereador Ademir Abreu (PT), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, para quem a sessão teve um papel social e político muito importante. O parlamentar destacou os avanços nas pesquisas sobre doação de órgãos e ressaltou que o número de transplante de órgãos no Brasil vem crescendo consideravelmente, graças aos investimentos na área de saúde.
Segundo o vereador, Vitória da Conquista registrou sua primeira doação de órgãos em 2007, de um doador que teve morte cerebral logo após um acidente. “Todo hospital com mais de 80 leitos deve realizar o trabalho de conscientização da importância da doação de órgãos”, disse, salientando que 68 pessoas já foram beneficiadas pelo transplante de órgãos em Vitória da Conquista.
Abreu destacou a participação do Governo do Estado, que vem investindo na área e tratando o tema transplantes de órgãos de maneira séria e comprometida com o bem-estar da população. “Em 2007, a Bahia saltou de 22º para 13º lugar na realização de doações e transplante. Porém, ainda é pouco o número de doadores”, disse o vereador.
Antônio Rodrigues, transplantado de rim, destacou a importância de ser doador. “É preciso conscientizar da importância da doação”, declarou, ressaltando a necessidade de avisar a família do desejo de ser doador.
Já Maria Andréia Pereira, que está na fila do transplante de rins, falou sobre as dificuldades que enfrenta por não conseguir doador. “As pessoas precisam se sensibilizar para a doação de órgãos, pois esta atitude pode salvar muitas vidas”.

 
A médica Maria Tereza Barcia, integrante da Comissão Inter-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIDOT), afirmou que a população de Vitória da Conquista está cada vez mais consciente da importância da doação de órgãos.  “O trabalho da CIDOT só é possível porque toda a equipe do Hospital de Base está comprometida com o projeto”, afirmou. Segundo a médica, o Hospital de Base tem levantado a campanha para ampliar o número de doadores em Vitória da Conquista.
Ana Cristina, que faz parte da equipe de transplantes da Bahia, destacou os avanços nos transplantes de órgãos e tecidos, graças aos investimentos do Governo Wagner na área. “Estamos investindo em divulgar a importância de ser um doador. A Bahia é o quinto estado em número de notificação de morte encefálica. É preciso mudar a cultura da sociedade e conscientizar que qualquer paciente com morte cerebral é um potencial doador”, afirmou.
Arnaldo Rocha, diretor-clínico do Hospital de Base, narrou a história de doação dos órgãos de seu filho que, ainda na infância, teve morte cerebral. “Quando a história acontece conosco, a realidade é outra”, declarou o médico, salientando que tal atitude deve servir de exemplo para famílias que têm entes queridos com morte encefálica. “É uma decisão extremamente difícil, mas fundamental para gerar vida em outras pessoas”.
Segundo Felipe Magalhães, diretor do Hospital de Base, desde que foi implantado, o CIDOT já beneficiou mais de 80 pessoas. Magalhães afirmou que o Hospital de Base está preparado para ser referência na área de doação de órgãos. “Estamos lutando pela reforma do pronto-socorro e aumento efetivo do número de leitos”, disse Magalhães, ressaltando o apoio que o hospital recebe da Secretaria Estadual de Saúde.
O médico Heraldo Salustiano Moura afirmou que Vitória da Conquista vai receber a primeira regional de transplante do interior da Bahia. “Até o final do ano estaremos realizando transplante renal”, garantiu o médico, que ressaltou o empenho do secretário Jorge Solla para que o setor de transplantes avance. “Conquista se firma como pólo doador e transportador de destaque em toda a região”, afirmou.
Suzana Ribeiro, secretária Municipal de Saúde, destacou os avanços no sistema de saúde do município, o que contribuiu para a potencialização de Conquista como referência em captação e doação de órgãos. “Temos avançado muito na área de saúde com alta complexidade no município”, disse Ribeiro, ressaltando a portaria que autoriza a Clínica de Olhos a fazer captação e transplante de córneas. “Em breve estaremos colocando à disposição da população o transplante de córnea”, garantiu.
Já Washington Couto, que representou a Secretaria Estadual de Saúde, ressaltou que os avanços na área da saúde em Vitória da Conquista são frutos de decisões acertadas de um projeto político que prioriza o bem-estar da população. A implantação do SAMU 192 e ampliação do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) também mereceram destaque no discurso de Couto. “Vitória da Conquista é referência para toda a região”, afirmou, salientando os desafios da Secretaria Estadual de Saúde em ampliar a campanha para doação de órgãos.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30