Imagem Em audiência pública, Câmara celebra Dia Municipal do Músico Evangélico

Em audiência pública, Câmara celebra Dia Municipal do Músico Evangélico

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAdinilson PereiraNildo FreitasOrlando Filho

22/11/2021 22:30:00


Na noite desta segunda-feira, 22, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para celebrar o Dia Municipal do Músico Evangélico, comemorado em 6 de novembro e instituído através da Lei Nº 2.506/2021 , cujo projeto foi de autoria do mandato do vereador Nildo Freitas (PSC). 

Proponente da audiência pública, Nildo Freitas destacou que propôs o Projeto de Lei como forma de mostrar a importância das igrejas na formação de músicos. “Nós vimos a necessidade de Vitória da Conquista ter uma lei que pudesse comemorar o Dia do Músico Evangélico. As igrejas evangélicas são formadoras de grandes músicos e maestros, incentivando o desenvolvimento musical dos seus fiéis”, apontou Freitas.

Orlando Filho (PRTB), que subscreveu a solicitação da audiência, falou da sua satisfação em participar do evento. “É uma satisfação estarmos promovendo esse momento tão singular para a valorização do músico evangélico”, disse ele. O parlamentar enfatizou que Vitória da Conquista se destaca na valorização da cultura cristã. “Nós temos não só o Dia do Músico Evangélico, mas também o Dia do Evangélico, o Dia do Pastor, o Dia da Bíblia”, disse ele, elencando as comemorações presentes no Calendário Oficial do Município e que destacam elementos do cotidiano dos cristãos.

A música como ferramenta de expansão do Evangelho - O cantor e professor de música, Sued Medeiros, agradeceu a oportunidade e falou sobre a importância da música em sua formação pessoal. “A música faz parte da nossa história como um todo. Não há filme sem trilha sonora, não há vida sem música”, afirmou Sued. Ele destacou o trabalho que realiza em Vitória da Conquista há mais de 29 anos, tendo a música como ferramenta de expansão do evangelho. “Que possamos ser instrumento de Deus para levar essa mensagem de fé e esperança a cada pessoa”, pontuou.

Presente de Deus - A cantora e compositora Josy Rodrigues lembrou que a música faz parte do cotidiano dos cristãos e disse ser um prazer participar da audiência pública. “É um prazer imenso estar aqui para falar disso que faz parte da vida do cristão: o louvor e a música”, disse ela. “O canto é uma das maneiras de expressarmos a nossa fé, tocar um instrumento. Para nós que servimos a Deus, as músicas são instrumentos para que a gente se conecte com a presença de Deus”, emendou.

Para ela, a música é criação divina e sempre compõe as celebrações cristãs. “A música era utilizada em todas as celebrações, fosse um momento triste ou alegre. A música não foi criada pelo homem, foi criada pelo próprio Deus e é um presente do céu”, avaliou Josy.

A vida seria um erro sem música - O cantor e pastor da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, Luciano Ribeiro, falou sobre o poder transformador que a música tem e agradeceu a oportunidade de representar os músicos evangélicos do município. “É uma grande honra estar aqui representando os músicos de Vitória da Conquista. Esse dia é um grande divisor em nossa história”, declarou Luciano. Ele relembrou ainda sua trajetória como músico, destacou  a importância do Conservatório Municipal em sua formação musical e ressaltou o dom da música como recurso para curar as dores da alma.  “Essa música está presente em todos os cantos e em todos os lugares”, afirmou. 

Luciano encerrou sua participação incentivando a busca por uma formação musical de excelência.

Tocando corações - O músico Márcio Matos ressaltou a importância da instituição do Dia Municipal do Músico Evangélico. “Nós, músicos cristãos passávamos batidos na história. Hoje nós somos lembrados”, explicou ele. Matos disse que o músico evangélico toca mais do que instrumentos.  “Não é simplesmente tocar os instrumentos, é tocar os corações”, disse ele.

A contribuição da Igreja na formação de músicos e maestros - De forma remota, o maestro do Grupo Louvar-te, Luciano da Silva, de Feira de Santana, parabenizou a prefeita Sheila Lemos (DEM) por sancionar o Projeto de Lei que institui o Dia do Músico Evangélico, de autoria do vereador Nildo Freitas (PSC). Luciano disse que boa parte dos músicos que atuam no mercado secular teve influência da igreja, direta ou indiretamente. “Nós reconhecemos essa contribuição para a Música Popular Brasileira”, afirmou.

Formação musical - O músico e empresário David Sérgio destacou a importância da formação musical para crianças e adolescentes nas igrejas. “É importante tentar fazer escolinhas de músicas nas igrejas para os adolescentes e crianças terem essa oportunidade”, disse David. “Em algumas igrejas tem diminuído bastante o número de músicos”, complementou ele. 

Conquista é a primeira cidade a instituir o Dia do Músico Evangélico - Representando a diretoria da Associação Nacional de Bandas e Orquestras, o maestro Sebastião Divino parabenizou o vereador Nildo Freitas (PSC) pela iniciativa de homenagear o músico evangélico. “Vitória da Conquista ficará na história da Associação Nacional de Bandas e Orquestras como a primeira cidade brasileira em reconhecer o talento e a dedicação do músico evangélico”, afirmou o maestro.  Ele ressaltou a contribuição das Igrejas na formação de músicos e maestros, destacando nomes que ganharam projeção nacional. 

A música é uma terapia - O vereador Adinilson Pereira (MDB) começou seu pronunciamento citando o Salmo 150, declarando que “Tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor”. Ele também destacou a função terapêutica que os músicos evangélicos  exercem em suas comunidades. “A música está em todo lugar e ela traz consolo, advertência e paz. Isso é dom de Deus”, afirmou o vereador.  O vereador parabenizou os vereadores Nildo Freitas e Orlando Filho por essa iniciativa e agradeceu a oportunidade.



 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31