Imagem Câmara celebra Dia das Filhas de Jó com audiência pública virtual

Câmara celebra Dia das Filhas de Jó com audiência pública virtual

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

21/10/2021 21:48:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta quarta-feira (21) uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal das Filhas de Jó. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 1.934/2013 e é festejada todo dia 20 de outubro. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Valdemir Dias (PT) e contou com a participação de representantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, representantes da Ordem Demolay e autoridades maçônicas.

O vereador Valdemir explanou sobre a origem e valores da Ordem, ressaltando que “as Filhas de Jó compõem uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos, visando o aperfeiçoamento do caráter”, explicou. O vereador parabenizou os homenageados e colocou o mandato à disposição da Ordem. “Contem sempre comigo, estou a serviço de vocês”, afirmou.

A honorável Rainha Mariana Moreira fez a abertura dos trabalhos ritualísticos, incluindo a orientação geral da Rainha do Bethel; entrada do Pavilhão Nacional e execução do Hino Nacional; entrada da Bandeira do Bethel e execução do Hino à Bandeira do Bethel. Após a apresentação da Cerimônia Ritualística, Mariana fez os agradecimentos em nome da Ordem. “Estou muito feliz, depois de quase dois anos sem audiência pública devido à Covid-19, retornar com muita felicidade e gratidão”, afirmou.

Lorena Fernandes Soares, guardiã do Bethel Conquistense da Ordem Internacional das Filhas de Jó nº 002, agradeceu à Câmara pela realização da audiência e lembrou que outras datas relacionadas à Maçonaria são celebradas na Casa. Lorena afirmou que Maçonaria investe na formação de seus jovens, como a Ordem das Filhas de Jó. Ela explicou que é uma forma deles conhecerem a Maçonaria. A guardiã frisou sobre a importância de se trabalhar com os jovens e agradeceu a oportunidade. 

Yasmin Miranda, guardiã do Bethel Conquistense, parafraseou uma canção de Emicida com Gilberto Gil ao dizer que “viver é partir, voltar e repartir”, ressaltando o apoio recebido por membros da Maçonaria em cargos de gestão. “Estar no comitê de gestão e ver o desenvolvimento de vocês é fantástico. É muito gratificante ver essas meninas brilhando no texto e nas artes gráficas. Eu fico bastante honrada em ser homenageada, mas estou fazendo o meu serviço e retribuindo o que eu aprendi na Ordem”, declarou.

Sérgio Henrique Príncipe (Tio Shel) foi um dos homenageados nesta audiência. A honraria foi justificada pelo trabalho que desenvolve como coach, ajudando as Filhas de Jó a se conhecerem melhor. Sérgio Henrique não esteve presente, mas gravou um vídeo agradecendo a homenagem. “Sempre estarei a serviço de vocês, como Demolay, como primo e acima de tudo, como irmão”, afirmou.

Ana Gabriele Teixeira Guimarães, que também é guardiã do Bethel Conquistense, destacou o trabalho desenvolvido pelos homenageados dessa audiência. “Estou honrada com as homenagens que foram prestadas à Tia Lorena e à Tia Yasmin, porque elas foram minhas companheiras enquanto Filhas de Jó ativas. Hoje a gente trabalha pela Ordem, não mais pelo Bethel”, explicou.

A miss Filha de Jó Bahia 2021-2022 e miss Filha de Jó Nordeste 2021-2024, Alícia Mosquera Rodrigues, também esteve presente neste encontro. Ela destacou o empenho dos maçons para garantir a existência das Filhas de Jó. “Se não fossem eles, nada disso seria possível. É por isso que eu agradeço e parabenizo a todos os tios. É um privilégio e uma alegria saber que vocês nos apoiam”, afirmou.

Walquíria Ferreira, grande guardiã deputada para o Distrito 2 do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia, falou dos ideais que nortearam a criação da Ordem. Walquíria celebrou ainda a data municipal e frisou que é um importante espaço para falar sobre as Filhas de Jó e o principal valor trabalhado em suas atividades. Ela destacou também os 27 anos do Bethel conquistense. “Parabenizo o Bethel conquistense porque é um incentivo para todos os Betheis do nosso distrito e a todos Filhas de Jó da jurisdição baiana”, pontuou.

Carlos Soares de Souza, grande guardião do estado da Bahia, cumprimentou os presentes, os maçons, as filhas de Jó ativas e de maior idade. Ele exaltou a formação que é oferecida às jovens dentro da Ordem e agradeceu a oportunidade de estar presente. “Vocês estão de parabéns com a condução dos trabalhos, não só nessa oportunidade, como a repercussão das atividades no nível do Bethel na Bahia. Vocês realmente sabem conduzir o processo de magnificação dessas meninas” declarou.

Durante a audiência, a contadora Letícia Praxedes apresentou uma palestra sobre a importância da organização financeira para a independência das mulheres. “A gente tem a plena capacidade de gerir o nosso dinheiro”, afirmou. Ela criticou o padrão de consumo e a percepção de felicidade associada aos interesses mercadológicos. Encerrou a participação dando dicas de como controlar os gastos financeiros e como traçar planos e poupar para o futuro.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31