Imagem Em Sessão Especial, Câmara de Vereadores comemora 50 anos do 9º Batalhão da PM

Em Sessão Especial, Câmara de Vereadores comemora 50 anos do 9º Batalhão da PM

Câmara de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

27/08/2021 11:20:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Sessão Especial, nesta sexta-feira (27), para comemorar e homenagear o cinquentenário do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Vitória da Conquista (9º BEIC). 

Além da participação de vereadores e representantes da Polícia Militar (PM), a sessão contou com exibição de vídeo sobre a história do 9º BEIC e apresentações da Banda de Música da Polícia Militar, que também recebeu homenagem pelos 37 anos de existência. 

A sessão foi presencial e teve transmissão pelas redes da Câmara. Confira o vídeo da transmissão AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=AJIX0hFmai8

Coragem e parceria com a comunidade – O Tenente-coronel Fernando Leite destacou que a grandeza do 9º BEIC foi construída com a garra e a coragem de quem passou e passa por ele. “A casa onde comecei a minha carreira. Foi onde tudo começou. Não tínhamos coletes, não tínhamos pistolas, mas tínhamos coragem”, apontou ele.

O militar ressaltou ainda que a PM conta com o respeito da comunidade conquistense. “Aqui constituí a minha família e sei do respeito que a comunidade tem pela Polícia Militar”, pontuou. “A gente se envolve com a comunidade porque nós somos comunidade”, concluiu Leite, destacando a parceria que existe entre a PM e a população.

Batalhão é unidade de excelência – Já o comandante do 9º BEIC, Tenente-coronel PM José Andrade Souza Júnior, agradeceu a homenagem e falou da história do Batalhão. “De 1971 a 2009, nossa missão era o policiamento ostensivo. Depois de 2009, passamos a ser responsáveis pela instrução e capacitação dos policiais da região Sudoeste. Hoje, somos considerados unidade de excelência dentro da Polícia Militar da Bahia”, afirmou o comandante. Ele ainda destacou as adequações recentes. “Estamos ingressando no ensino a distância, híbrido, semipresencial. Tivemos que nos preparar e nos adequar para não comprometer o fluxo de carreira dos nossos policiais”, explicou Souza Júnior.

O comandante do 9º BEIC destacou também o compromisso dos policiais com o bem-estar da comunidade, por meio de ações como campanhas de arrecadação de alimentos. Ele finalizou agradecendo aos policiais que compõem o quadro efetivo do 9º BEIC, pelo desempenho na instituição, aos vereadores e ao povo conquistense. 

Trabalho do Batalhão é destaque em toda a Bahia – O Major PM Vagner Ribeiro Almeida, comandante da 77ª CIPM, ressaltou que Vitória da Conquista tem o melhor Batalhão de ensino do estado da Bahia. Ele ainda destacou que o trabalho feito pelo 9º Batalhão propiciou a formação de companhias que se destacam em toda a Bahia. O Major falou do vínculo dos soldados com a comunidade e ressaltou que a PM vai além do trabalho de segurança pública, tem responsabilidade social. Para ele, é importante ressaltar que são as pessoas que fazem a diferença nas instituições.

Evolução do 9° BEIC – O comandante da 78ª CIPM, Capitão PM Márcio Henrique Chagas Carvalho prestou uma homenagem a todos os militares que fizeram parte da história do Batalhão. “Todos que derramaram seu sangue pela segurança pública são os responsáveis por hoje, o Batalhão estar nesse patamar de prestação de serviços de qualidade”, parabenizou o comandante.

Parceria e reconhecimento - O comandante do Colégio da Polícia Militar (CPM), Tenente-coronel Selmo Luís de Sales, ressaltou a parceria com a população. “Participamos, construímos uma história dentro da cidade. Essa história só é melhor porque ela faz uma ligação direta com a comunidade conquistense”, disse. Ainda em seu pronunciamento, o comandante reconheceu os esforços de quem iniciou e deu continuidade ao trabalho no Batalhão. “Fizeram muito quando as condições eram muito piores do que a que temos hoje. Por isso o meu reconhecimento”, finalizou.

Batalhão se destaca por parcerias – O vereador delegado Marcos Vinicius (Podemos) representou o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Fabiano Aurich. Ele parabenizou a PM por 50 anos de contribuição à segurança pública em Conquista. Vinicius destacou também o trabalho dos soldados e oficiais. “O trabalho dos praças é muito difícil. Parabéns aos oficiais por organizarem toda essa estratégia para garantir a segurança da nossa cidade”, afirmou o vereador, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil. 

Parceria deve continuar – O presidente do Conselho de Segurança, Célio Barbosa, parabenizou o 9º Batalhão pelos 50 anos de trajetória. Ele destacou que o conselho mantém parceria com a PM em várias ações e é uma honra participar do momento de homenagem à corporação. Célio desejou mais 50 anos de sucesso ao BEIC.  

Serviços de qualidade - O capitão Cristóvão João Vieira Lemos, comandante da Guarda Municipal, parabenizou o 9° Batalhão pelos cinquenta anos de existência e pela qualidade dos serviços prestados em Vitória da Conquista. “Não é só uma escola que forma profissionais da área de segurança, como também forma cidadãos e cidadãs para a vida lá fora”, completou o comandante.

Justa homenagem – Secretário municipal de Educação, Edgard Larry afirmou que a sessão é uma justa homenagem. “Este é um momento histórico, uma homenagem importantíssima para essa briosa instituição”, apontou, e completou. “Ao longo destes 50 anos, o 9º Batalhão vem dispensando um contributo fundamental para a nossa sociedade”, emendou. Larry ainda frisou: “Devemos estar todos rendendo aplausos ao 9º BEIC e à Polícia Militar que, ao longo dos anos, vem transformando vidas, exercendo o seu papel educativo”, disse Larry.

O secretário lembrou do convênio assinado entre a PM e a Prefeitura Municipal para a implantação do sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar na rede municipal de ensino. A primeira escola onde o sistema será implantado é a Profª Edivanda Maria Teixeira, no Jardim Valéria. “Temos certeza de que trará grandes benefícios para a nossa comunidade”, assegurou.

Vinte oficiais e amigos da PM receberam homenagem da Câmara pelo aniversário do Batalhão e pelo trabalho de formação de policiais militares da Bahia.

 

 



  Live Offline
Rádio Web Câmara
Facebook
Calendário

Novembro 2021
15

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30