Imagem Audiência Pública discute Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022

Audiência Pública discute Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesMárcia Viviane Comissão de Orçamento e FinançasNelson de Vivi Nildo FreitasOrlando FilhoRicardo Babão

19/08/2021 16:42:00


Foi realizada na tarde desta quinta-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, a primeira audiência pública antes da votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício financeiro de 2022. A iniciativa foi coordenada pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), composta pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB), presidente, e pelos vereadores Nelson de Vivi (DEM) e Orlando Filho (PRTB).

“O objetivo dessa audiência pública é apresentar a LDO e orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e investimentos do Poder Público, buscando ajustar a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual”, explicou o vereador Luciano.

Participaram desse debate o secretário de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, a secretária de Governo, Geanne Oliveira, o secretário de Transparência e Controle, Mateus Novais, os vereadores Ricardo Babão, Nildo Freitas e Viviane Sampaio, além de assessores parlamentares.

O secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, destacou a importância da LDO como instrumento de planejamento para o recurso público. “A partir da LDO vamos estabelecer as metas, acompanhar o equilíbrio entre receitas e despesas e nos guiar ao longo de 2022, a partir do que foi deliberado nessas audiências aqui na Câmara”. Ele ressaltou ainda que essas diretrizes estão sendo acompanhadas pela secretarias de Finanças, Transparência e de Governo.

O secretário municipal de Transparência, Mateus Novais, ressaltou a importância da participação da comunidade nessas discussões. “Todas as vontades populares para o próximo ano será definida por essa LDO. Por isso, é importante que a população participe dessa discussão e analise com cuidado o que está sendo estabelecido porque o próximo ano será regido por essa legislação”, explicou o secretário.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou a importância da audiência para debater com responsabilidade e compromisso a LDO, lei que vai direcionar o orçamento do município no próximo ano. “Essa lei precisa ser analisada com todo cuidado porque é por meio dela que será destinado cada centavo a ser usado pela prefeitura no próximo ano. A gente sabe e conhece a preocupação da prefeita Sheila, independente de questões partidárias, em transformar Vitória da Conquista numa cidade cada vez mais pujante”, disse.

De acordo com a secretária de Governo, Geanne Oliveira, as etapas de análise e discussão do projeto estão sendo apresentadas. Ela enfatizou que o detalhamento desse orçamento depende ainda do Plano Plurianual (PPA). “Em breve vamos receber o PPA, que é a espinha dorsal desse planejamento. Após ele, saberemos detalhadamente como ficará o orçamento de 2022”, explicou a secretária.

A vereadora Viviane Sampaio (PT) ressaltou a importância da LDO e do entendimento dessas diretrizes por parte da população. “A gente percebe a dificuldade que a população ainda tem em relação a esse assunto. Talvez isso aconteça até mesmo pela dificuldade de apropriação técnica dessas pautas”, argumentou a parlamentar.

Essas discussões serão retomadas na segunda Audiência Pública da LDO, na próxima terça-feira (24), no auditório da Câmara Municipal, às 14h.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30