Imagem Câmara realiza audiência pública sobre o Dia do Capoeirista

Câmara realiza audiência pública sobre o Dia do Capoeirista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAlexandre Xandó

04/08/2021 08:01:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará nesta quinta-feira, 5, às 19 horas, uma audiência pública em comemoração ao Dia do Capoeirista. Fruto da iniciativa do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), a audiência contará com transmissão ao vivo na Página da Câmara no Facebook, no YouTube e na Rádio Web Câmara.

Na justificativa do requerimento da audiência, o parlamentar explica que desde 1985, em 3 de agosto, é comemorado o Dia do Capoeirista. Uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas fora do país, a roda de capoeira é registrada como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Criada no século XVI por descendentes de povos escravizados africanos, a capoeira mistura dança, luta e música. Durante as rodas, a manifestação cultural combina ritmos e movimentos de danças africanas, golpes de arte marcial e a plasticidade de passos e acrobacias. O nome capoeira vem do antigo local onde os escravos jogavam o jogo — em tupi, significa mata que foi". 

Apesar da riqueza cultural, a capoeira sofreu para ser reconhecida e respeitada como manifestação da cultura brasileira. Em 1890, o então presidente Marechal Deodoro da Fonseca proibiu o jogo em todo o território nacional. A restrição teve fim apenas em 1937, quando Mestre Bimba — considerado um dos maiores capoeiristas por ter criado a Luta Regional Baiana — apresentou a capoeira a Getúlio Vargas. O presidente não só anulou a proibição como transformou a capoeira em esporte nacional brasileiro.

Ainda conforme aponta a justificativa, a celebração ao Dia do Capoeirista é uma homenagem à criação da Lei n° 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil (projeto de lei sobre o tema está em tramitação no Congresso Nacional).




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30