Imagem Em missão à Bahia, representantes do Mapa, MDE e MC buscam fortalecer cadeia produtiva de ovinos e caprinos para atender mercado externo

Em missão à Bahia, representantes do Mapa, MDE e MC buscam fortalecer cadeia produtiva de ovinos e caprinos para atender mercado externo

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaNelson de Vivi

15/07/2021 15:15:00


Conhecer projetos agropecuários no Semiárido Baiano, a exemplo do Ovinobom (Ovinocultura Integrada Brasil/Oriente Médio), e fortalecer a cadeia produtiva de caprinos e ovinos na Bahia pautaram uma visita de representantes dos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Cidadania, entre outros órgãos, a Vitória da Conquista, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/07). A iniciativa do Governo Federal visa o fortalecimento e reorganização da rede de inovação dos polos do Programa Rota do Cordeiro, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Como o município já possui perfil no segmento agropecuário, poderá ser um dos núcleos da rota. Para tanto, serão implementadas ações que têm como objetivo profissionalizar as atividades de ovinocaprinocultura no município, articulando produção, processamento e comercialização de produtos. 

Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, César Halum, essas ações são fundamentais para o abastecimento do mercado internacional. “Recebemos no Ministério da Agricultura uma Comissão da Arábia Saudita que queria assinar um contrato para aquisição de 100 mil caprinos por mês e não temos essa mercadoria para entregar. É preciso organizar a produção. Estamos agrupando o Ministério da Agricultura com o Desenvolvimento Regional e o empresariado local com os pequenos produtores pra gente dar início a esse projeto”, informou. 

Francisco Soares, representante do MDR, reforçou o interesse do Governo Federal em  conhecer e organizar o setor produtivo da caprinovinocultura baiana para atender o mercado. “Temos uma demanda grande e um rebanho considerável, mas ainda não atende ao que os investidores esperam, e como temos o Programa a Rota do Cordeiro, vamos estruturar o Polo do Cordeiro aqui na região para que os produtores possam crescer, ampliar o rebanho, melhorar a qualidade e garantir a venda nos mercados nacional e internacional. A demanda está batendo em nossa porta e não podemos perder essa oportunidade”, afirmou, e completou dizendo que o Projeto Ovinobom se adéqua perfeitamente à Rota do Cordeiro. 

O apoio do Ministério da Cidadania, segundo o diretor de Inclusão Social Rural, Antônio Lins, será na parte social, por meio da inclusão dos pequenos produtores aos grandes para atender ao mercado externo. “O Ministério da Cidadania participa com o fomento rural, com o acesso à água e outras ações inclusivas, a gente atende e busca o pequeno produtor, aquele que mais precisa, que é o braço social do Governo Bolsonaro, essa é a parte que mais encanta no programa”, ressaltou. 

Secretário do Grupo Parlamentar Brasil/Países Árabes, representante da Câmara Brasil/Iraque, e presidente da ARJ Latam, Khalil Karam explicou que no setor de segurança alimentar ele já trouxe diversos empresários de fora para investir em regiões do Brasil, a exemplo do Pará e Minas Gerais, e que agora é a vez da Bahia receber esses investidores para aquisição do cordeiro. “Quando a gente trabalha com segurança alimentar, precisamos de toda a cadeia produtiva, e Vitória da Conquista é um ponto maravilhoso para cumprimento de todas as etapas da criação de carneiros. O nosso objetivo aqui é apoiar os pequenos produtores, temos contrato de compra de 150 mil carneiros vivos/mês para países como Arábia Saudita, Egito, Líbano, Turquia, entre outros, mas é preciso que haja organização dos produtores para tocar o projeto com apoio do Governo Federal”, salientou,  

A proposta foi bem recebida pelos diferentes setores da agricultura no município. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, o programa vem somar com outras frentes já adotadas pelo município que visa o fortalecimento do pequeno produtor e de toda a cadeia econômica. “É uma iniciativa que casa perfeitamente com um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, chamado ‘Vamos Produzir’. Esse projeto alcança diversas áreas, dentre as quais está a caprinovinocultura, mas ele se estende como um leque muito grande de opções de produção. Nós já temos as parcerias do Banco do Nordeste do Brasil, do BB, da UESB e também da Coopmac”, explicou o secretário.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Nelson de Vivi (DEM) destacou a importância do apoio do Governo Federal aos produtores baianos. “O Ovinobom é um projeto excelente, são animais produzidos na Bahia para os países do Oriente Médio, por meio da compra programada, e o Governo Federal traz esse apoio para os produtores, aliando esse projeto ao Programa Rota do Cordeiro”, explicou, e lembrou a cultura cafeeira do Planalto de Conquista, implantada na década de 70, e que hoje o café é exportado para mais de 50 países. “Esse projeto da ovinocultura aliado à política de abertura do mercado para o Oriente Médio gera a retomada de desenvolvimento no setor agropecuário de Vitória da Conquista, com geração de mais emprego e renda, como aconteceu com o café”, comemorou.

Projetos Agropecuários

A primeira visita da comitiva foi à Cooperativa Mista Agropecuária (Coopmac), onde conheceu o depósito e as etapas de processamento do café produzido no Planalto de Conquista. O presidente da cooperativa, Gilmar de Oliveira, falou da importância da visita ao município. “Foi gratificante receber a comitiva do Governo Federal em nossa cidade. A Coopmac foi escolhida para recepcionar o início dessa missão na Bahia, porque nós temos uma condição especial de ajudar, enquanto cooperativa, naquilo que for possível; e aproveitamos o momento para apresentar o nosso produto, tendo em vista que a cafeicultura de Conquista está se solidificando cada vez mais. Também ouvimos dos representantes do Ministério da Agricultura que existem recursos para a cafeicultura, por meio de diversos programas. Estamos torcendo pelo crescimento e implementação do setor agropecuário, já temos o café, que é o carro-chefe, e agora a caprinovinocultura”, disse. 

Outra visita importante foi ao sistema de produção da Cabanha Desafio, de Esdras Braga, que está trabalhando na estruturação do projeto da cadeia produtiva de ovinos. Ele explicou que o primeiro passo é firmar parceria com os países do Oriente Médio para exportação dos cordeiros vivos, o que já está acontecendo, mas sua expectativa é que essa cadeia possa atender também o mercado nacional, que importa cerca de 70% do que consome. “Precisamos aumentar essa produção interna para atender também o mercado nacional”, disse, acrescentando que hoje a média de produção/mês nacional e local, por propriedade, é de 30 animais, a chamada agricultura familiar. “Esse projeto visa integrar a produção familiar no modelo empresarial, como aconteceu duas décadas atrás com a avicultura e com a suinocultura, em que o pequeno agricultor foi inserido no grande mercado”, apontou. 

Rota do Cordeiro

A Rota do Cordeiro faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que atua com redes interligadas de arranjos produtivos locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos rurais. 

 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31