Imagem Vereadores apontam  transporte público como o maior desafio da gestão municipal

Vereadores apontam transporte público como o maior desafio da gestão municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaFernando JacaréAlexandre Xandó Chico EstrellaSubtenente Muniz

30/03/2021 18:32:00


O transporte público de Vitória da Conquista foi tema de uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), na tarde desta terça-feira, 30. O ponto principal da discussão foi a exclusão das linhas sociais do edital de licitação das novas empresas que vão operar o transporte no Município. 

Participaram do debate, vereadores e membros da  Prefeitura Municipal, além de representantes de bairros e localidades rurais que ficaram fora do edital. A audiência foi proposta pelos mandatos dos vereadores Luciano Gomes e Ricardo Babão, ambos do PCdoB. 

É preciso transporte de qualidade para não ter problemas futuros - O líder da Bancada de Situação na Câmara, o vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB), disse que já há algum tempo vem avaliando o transporte na cidade. "Debatemos na qualidade e agora temos a oportunidade de trazer um transporte de qualidade para a cidade”. Relatou as demandas  do transporte público em algumas comunidade como Pradoso, Lagoa das Flores e Santa Marta, e afirmou que “a nossa preocupação é que no futuro tenhamos problemas”. Finalizou dizendo que “se a empresa ganha a licitação e coloca transporte de qualidade, ótimo. Mas se isso não acontecer, vai dar problema para a administração municipal”. 

Momento exige reflexão - A vereadora Viviane Sampaio (PT) apontou que a questão envolve problemas que exigem muita reflexão. “Eu entendo que aqui tem várias questões. Primeiro essa questão do entendimento dos modelos de contratação", disse ela. “A gente vai ter que se debruçar. A população, principalmente a beneficiária desse tipo de benefício, precisa ser levada em consideração”, afirmou, ressaltando a importância de uma consulta à população.

Defender o melhor para a população, independente de sigla partidária - O vereador Subtenente Muniz (Avante) relatou que no inicio dessa discussão, junto com o vereador Ivan Cordeiro (PTB), buscou esclarecimentos junto à Secretaria de Administração e posteriormente procurou os vanzeiros, passando para eles o que recebeu de informação. "Eu soube deles que seria impossível manter as linhas por ter que se manter as normas como gratuidade, bilhete, entre outros”. O parlamentar lembrou que é necessário se despir do título de situação ou oposição para que a comunidade, usuária do transporte público,  não seja prejudicada. “Só quem sabe a dificuldade é quem precisa usar o serviço”, afirmou e pediu que fosse feita uma adequação para que pudesse colocar na concessão os micro-ônibus, para que as empresas vencedoras tragam esses veículos e coloquem nessas linhas para ninguém sair prejudicado. Finalizou afirmando que dessa forma, problemas futuros serão  evitados: “O permissionário não vai aguentar seguir em frente, alguns vão desistir e abandonar a linha”. 

Maior problema – O vereador Chico Estrella (PTC) classificou o transporte público como o maior problema enfrentado pelo município. “O grande problema hoje de Vitória da Conquista é o seu transporte coletivo que há muitos anos vem sugando as finanças da nossa prefeitura”, analisou. 

Para Estrella, o modelo de concessão é o melhor a ser aplicado na contratação dos serviços de transporte público. “O modelo ideal é o modelo da concessão”, disse ele, afirmando ainda que as vans não reúnem condições de garantir conforto e garantia de direitos já conquistados pela população. 

Maior fiscalização na higienização de vans e ônibus - Para o vereador Alexandre Xandó (PT), é importante a realização de discussões como essa e contou que diversos usuários de transporte público têm relatado suas preocupações com a nova licitação. Outro ponto citado pelo parlamentar foi a questão da higienização de vans e ônibus da cidade: “Peço as autoridades responsáveis que intensifiquem a fiscalização. Com a redução de linhas e com o toque de recolher, esses locais viraram um  ninho de covid”. 

Xandó falou ainda da necessidade da não interrupção do serviço de transporte durante a transição. “Porque sabemos que nessas transições é muito comum a interrupção. Temos que pensar de forma estratégica, no que está hoje ao que se deseja implementar”. Finalizou pedindo mais atenção para com os condomínios populares, onde as vans predominam. "Isso ocorre porque temos pouca ou nenhuma linha de ônibus. Essas comunidades não têm postos de saúde, educação e eles precisam de atenção especial”, cobrou. 

Problema desafiador -  O vereador Fernando Jacaré (PT) disse que o problema do transporte coletivo é desafiador. “É um dos grandes problemas hoje de Vitória da Conquista. Nós sabemos disso, é desafiador”, examinou o edil. “Agora, a tão aguardada licitação está chegando. Muitos serão prejudicados. O nosso papel é de defender a população”, disse Fernando, ressaltando seu posicionamento em defesa dos usuários do transporte coletivo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30