Imagem Câmara homenageia mulheres com entrega do Diploma Loreta Valadares nesta quarta-feira

Câmara homenageia mulheres com entrega do Diploma Loreta Valadares nesta quarta-feira

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

09/03/2021 10:00:00


Para marcar as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na última segunda-feira, 8, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nesta quarta-feira, 11, às 8h30, Sessão Especial pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), para a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares.

A sessão e a honraria são regulamentadas pela Resolução nº 41/2005 e acontecem na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares é entregue a mulheres que tenham prestado ou oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero em Vitória da Conquista.

Loreta Valadares, mulher que dá nome ao Diploma, foi uma feminista e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar, instalada em 1964. Ela nasceu em Porto Alegre, mas mudou-se para Salvador aos seis anos. Loreta foi presa política e exilada no período da Ditadura Militar. Em 1980, retorna ao Brasil e se torna professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar anos depois. Em 2005, um ano após sua morte, recebe a homenagem emprestando seu nome ao Centro de Referência Loreta Valadares - Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV), primeiro da Bahia, que funciona na cidade de Salvador. No mesmo ano, a CMVC estabelece o Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares.

Homenageadas

Alessandra Falcão - Durante anos, ela foi voluntária da ONG Casa da Cidadania, ações   voltadas prioritariamente para o público feminino. Em 2016, submeteu-se a uma seleção ao cargo de Assistente Social do Conjunto Penal de Vitória da Conquista/BA, onde foi aprovada, sendo a primeira Assistente Social daquela Unidade Prisional, prestando assistência sobretudo às famílias dos egressos. Até hoje, ela é lotada como Assistente Social do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, trabalhando diretamente com as internas, desenvolvendo importantes projetos de ressocialização (educacional,  qualificação profissional, palestras sobre saúde física e psíquica) e apoio às famílias destas.

Ana Sheila Lemos Andrade - Ana Sheila Lemos Andrade é empresária. Começou a trabalhar desde cedo ajudando os pais, no pequeno comércio local. Com o intuito de dar oportunidades para que mulheres fossem protagonistas das suas histórias, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, Irma Lemos, o Movimento das Donas de Casa (MDC), instituição que há 12 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitamente para ajudar mulheres a conquistarem a sua independência.

Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, foi eleita presidente da CDL, tornando-se a segunda mulher a presidir a instituição. Agora, foi escolhida pelo povo conquistense para trabalhar ao lado do prefeito Herzem Gusmão, como sua vice. No momento é prefeita em exercício.

Edimê Gomes Miranda - Educadora, sempre teve como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos mais pobres, ainda mantendo a crença que a educação é o caminho que leva à transformação social, politica, econômica e cultural. Seu trabalho é marcado pela luta contra qualquer tipo de preconceito que discrimina e potencializa o fosso da desigualdade em todos os campos da sociedade. Enquanto coordenadora já idealizou, coordenou e executou vários projetos na comunidade escolar do Pradoso com variadas temáticas voltadas para o conhecimento e fortalecimento das raízes afro-brasileiras, para a defesa dos Direitos Humanos, sobre o papel da mulher na sociedade e em especial, da mulher negra e o seu processo de empoderamento através do fortalecimento da sua ancestralidade.

Paloma dos Santos - Mãe Paloma de Oxóssi é a primeira mulher trans no Brasil a ter seu nome civil retificado em cartório, em um processo acompanhado pela Coordenação de Diversidade Sexual do Município de Vitória da Conquista. Militante dos direitos das pessoas LGBTQUIA + e também da luta contra a intolerância religiosa, Mãe Paloma de Oxóssi constrói um trabalho de acompanhamento de mulheres e homens trans vítimas de preconceito e toda forma de violência em nosso município, organizando coletivos de diversidade sexual e reivindicando o respeito à orientação sexual e à identidade de gênero de cada pessoa.

Maria Edna Guimarães Silva -  teve importante papel na educação primária do nosso município, formando muitos cidadãos, e atuou por um período como agente de endemias no Poder Público Municipal, ajudando o Bairro Ibirapuera no combate e conscientização em torno de diversas doenças endêmicas. Atualmente, Dona Edna atua como agente comunitária na Unidade Básica de Saúde Dr. João Melo Filho, localizado no Bairro Ibirapuera, que atende a mais de três mil famílias.

Mesmo nesse período pandêmico, sendo uma senhora de 67 anos e apresentando comorbidades, Dona Maria Edna não deixa de servir a comunidade do bairro. Ela faz as visitas corriqueiras e cotidianas aos moradores, utilizando o automóvel da família, buscando atender a todos que necessitam da saúde pública. Segundo relato de moradores, ela é como uma mãe que acolhe e cuida, muitas vezes é a amiga e psicóloga que aconselha, é uma mulher que sai em defesa dos direitos, principalmente de outras mulheres.

Gabriela de Diego Garrido - Delegada de Policia Civil, formou-se em direito iniciou a carreira jurídica como Assessora na Procuradoria Jurídica da Bahia, em Salvador. Atuou como Delegada titular de Boa Nova, Caetanos, Tremedal, Poções, Bom Jesus da Serra, Planalto, Belo Campo e exerceu a função de delegada Titular de Barra do Choça por 9 anos. Em 21 de setembro de 2020, assumiu a Delegacia da Mulher (DEAM), em Vitoria da Conquista e também Delegada Substituta na Cidade de Belo Campo.

Rita de Cássia Barbosa de Sousa -  Atuou como professora da Rede Municipal de Vitória da Conquista de 1988 a 1997, é professora da Rede Estadual de Ensino desde 1991, lecionando atualmente no Colégio Estadual do Campo da Cabeceira do Jiboia, localizada na Zona Rural desta cidade. É Escrivã da Polícia Civil da Bahia, tendo ingressado na Instituição em 1998. Em 2002, aceitou o convite para trabalhar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde continua trabalhando e atendendo a mulheres vítimas dos mais variados tipos de violência. Em 2007, ingressou no Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, do Museu Pedagógico Padre Palmeira/UESB e, dentre outros trabalhos, participou da pesquisa “Faces da Violência Doméstica em Vitória da Conquista-BA”, trabalho coordenado pela Professora Dra. Tânia Rocha Andrade Cunha e publicado no ano de 2011. Junto com a equipe da DEAM de Vitória da Conquista, recebeu, em 2010, o Prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público, evento promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Em 2016, foi nomeada para fazer parte do Conselho Municipal da Mulher. No ano de 2013, também na UESB, ingressou no mestrado, apresentando na conclusão de curso a Dissertação intitulada “Entre Denúncias e Desistências: tecendo as memórias de mulheres em casos de violência doméstica”. Prosseguindo seus estudos nessa mesma Universidade, defendeu, em 2020, a tese de doutorado intitulada “Memória e Violência Doméstica Contra as Mulheres: as (Im)possibilidades de perdão e justiça”.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30