Imagem SESSÃO ESPECIAL: Vereadores destacam importância da Campanha da Fraternidade 2021

SESSÃO ESPECIAL: Vereadores destacam importância da Campanha da Fraternidade 2021

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaLuciano GomesValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaFernando JacaréChico EstrellaNildo FreitasRicardo Babão

24/02/2021 11:37:00


Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista debateu, na manha desta quarta-feira, 24, em Sessão Especial realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a Campanha da Fraternidade 2021.

O vereador Valdemir Dias (PT) relatou a sua alegria em participar da sessão e parabenizou a Igreja Católica pelo tema da campanha. “Importante e oportuno pelo momento que estamos vivendo”. Lembrou que o mundo está dividido pela polarização e que as reflexões ajudam muito. Citou, ainda, as mais de mil pessoas que morrem todos os dias pela Covid. “Essas discussões nos fazem refletir. O pensar diferente é motivo de ódio, não podemos nem divergir das ideias, mas as ideias divergentes nos fazem crescer.  Vivemos um tempo de fake news, com disseminação do ódio. Não podemos aceitar isso, não podemos aceitar o ódio, o desamor”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), destacou que a Campanha da Fraternidade é um chamado à reflexão que ultrapassa os limites da religiosidade. “Nos leva a fazer uma grande reflexão em nossas vidas”, apontou. “Olhe o tempo que estamos vivendo desde o início de 2020, com pandemia, ódio no contexto político a nível nacional. O muro que devemos quebrar é também o muro da ignorância. A Campanha da Fraternidade nos leva a fazer também essa reflexão”, emendou o parlamentar. Dudé pontuou também que a sociedade atravessa um momento de dificuldade e que o poder público precisa apresentar respostas às angústias das pessoas. “Precisamos estar antenados porque a situação que vivemos é difícil. Precisamos de forma clara e transparente dar uma resposta à sociedade”, finalizou.

O vereador Chico Estrella (PTC) parabenizou a Igreja Católica pelo trabalho e empenho. Ele afirmou que a função básica da religião é atenuar o temor das pessoas diante da finitude da vida, que impõe valores morais para que possamos viver em sociedade. “A religião faz parte da minha vida. Eu tinha o sonho de ser padre”, reconheceu o vereador.  Disse também que “vivemos num tempo de pandemia, num tempo em que verdadeiramente não sabemos o que acontece”, e afirmou que mais do que nunca é preciso que a Igreja proporcione orientação junto à comunidade, seja qual for a  concepção. “A Campanha da Fraternidade vem num momento muito importante. Precisamos e temos que nos agarrar a ela e nos segurar ao criador”, disse Estrella, que completou: “e nesse ano, nada mais expressivo, nada mais propício do que a fraternidade e o diálogo, um compromisso de amor”.

A vereadora Lúcia Rocha (MDB) destacou a importância do caráter ecumênico da Campanha da Fraternidade. Ela afirmou que desafios pastorais e problemas sociais exigem decisões que precisam ser pautadas no diálogo e, nesse sentido, ressaltou o papel do vereador enquanto agente do diálogo, comprometido na busca do bem comum. “A beleza do diálogo está no compromisso de amor para criarmos pontes e não muros, sempre pensando na população mais carente, mais fragilizada”, afirmou Lúcia. Ela disse ainda que “a Campanha da Fraternidade nada mais é que uma atividade de evangelização, atuando de forma direta na renovação da sociedade”. A vereadora encerrou sua participação parabenizando a Igreja Católica por essa iniciativa e reafirmando o compromisso do seu mandato com toda a comunidade cristã de Vitória da Conquista.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) lembrou dos importantes debates que a Casa vem realizando ao longo dos anos, incluindo a Campanha da Fraternidade. “Desde a década de 80, tivemos temas importantíssimos que engajam a população como um todo”, lembrou, citando, ainda, o ódio espalhado entre os povos e a necessidade de união. “Esse é um momento importante em que todos devem se unir”. Lembrou que independente de bandeira partidária, vem torcendo pela saúde do prefeito Herzem Gusmão e do diácono Zezinho, que se encontram hospitalizados com covid. Finalizou pedindo prioridade no pensamento voltado para o ser humano. “A política tem que ser feita e pensada para o ser humano”, afirmou.

O vereador Nildo Freitas (PSC) ressaltou que a Campanha da Fraternidade tem uma mensagem de estímulo à união. “Precisamos estar unidos cada vez mais. Deixar o individualismo de lado, as bandeiras partidárias, as nossas convicções para que possamos verdadeiramente unir forças para lutar por um mundo melhor”, disse Freitas, acrescentando: “Diante das diversas intolerâncias, a mensagem da Campanha da Fraternidade se faz necessária para a reflexão de toda a humanidade”, continuou.

Ainda em seu pronunciamento, Nildo Freitas parabenizou a CNBB e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs pela escolha do tema. “Quero parabenizar a CNBB e também ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e destacar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que nos mostra que o diálogo é o nosso melhor testemunho”, finalizou.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT) também fez uma reflexão sobre a situação que a sociedade vem passando atualmente, parabenizando a arquidiocese por pautar este ponto de discussão da Campanha da Fraternidade 2021. Fernando afirmou que diante da situação que o país está enfrentando, com pessoas morrendo e famílias desesperadas, é necessário mais do que nunca que sejam buscados o diálogo e o respeito mútuo. “A Campanha da Fraternidade deste ano busca a questão do diálogo. Ou seja, buscar o diálogo acima de tudo. O compromisso de amor”, disse Fernando Jacaré. Segundo ele, é algo extremamente perigoso e violento ver as pessoas ainda descrente da gravidade de uma pandemia. “Por isso que é necessário mais do que nunca essa discussão em torno da união. Esse momento é uma reflexão mais do que necessária, porque é um período de dificuldade em que queremos crer que, com a força da fé e do diálogo, possamos estar acima de tudo, independente da sua fé ou da sua crença”, finalizou .

“O ser humano em primeiro lugar” - O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) parabenizou a Igreja Católica pela iniciativa da Campanha da Fraternidade 2021 e destacou a contribuição da comunidade religiosa nas demandas sociais, como desigualdade e criminalidade. “As igrejas têm dado esse apoio principalmente nas periferias, onde a população mais fragilizada necessita desse tipo de iniciativa”, afirmou Bibia. Porém, ele lamentou o fato de o novo coronavírus ter prejudicado os trabalhos sociais desenvolvidos pelas igrejas de Vitória da Conquista. O vereador ressaltou também a necessidade de unir forças entre os diversos segmentos da sociedade para prestar uma assistência, cada vez mais efetiva, à população carente, pois “o ser humano deve estar em primeiro lugar”.

“Não é possível viver em comunidade sem diálogo” - Relembrando sua trajetória religiosa, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) falou de sua satisfação em fazer parte da Igreja Católica e da sua preocupação com o comportamento das pessoas. “Parece que as pessoas perderam o amor ao próximo, parece que nem a morte é capaz de sensibilizar as pessoas”, disse Luciano, afirmando que “não é possível viver em uma comunidade sem dialogo, sem acolhimento e fraternidade, que é preciso compromisso de amor”. Finalizou  dizendo que essas discussões são importantes para que as pessoas tenham mais amor nos corações. “Vamos ajudar as pessoas e nos proteger nesse momento difícil que estamos vivendo. É preciso levar sempre uma palavra de amor a todos”, concluiu.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31