Imagem Câmara empossa os 21 vereadores e vice-prefeita em sessão solene

Câmara empossa os 21 vereadores e vice-prefeita em sessão solene

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaLuciano GomesAdinilson PereiraValdemir DiasMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaFernando JacaréHermínio OliveiraAlexandre Xandó Chico EstrellaDinho dos CampinhosDr Andreson RibeiroDr Augusto CândidoIvan CordeiroNelson de Vivi Nildo FreitasOrlando FilhoRicardo Babão Subtenente MunizDelegado Marcus Vinicius

01/01/2021 20:47:00


Na tarde desta sexta-feira, 1º, foi realizada a sessão solene de posse dos 21 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em novembro de 2020. O evento, que aconteceu no Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE), também foi marcado pela eleição da nova Mesa Diretora da Câmara e o início dos trabalhos legislativos para o biênio 2021-2022.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a solenidade adotou rígido protocolo de prevenção com aferição de temperatura, distanciamento social e álcool em gel em diversos pontos das dependências do Cemae. Os eleitos levaram apenas dois convidados. A população acompanhou a transmissão da sessão ao vivo nas redes sociais e pela Web Rádio Câmara.

A abertura do evento foi presidida pelo vereador e então presidente, Luciano Gomes (PCdoB), que esteve à frente da Câmara no biênio 2019-2020. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou importantes feitos da sua gestão à frente da Casa do Povo.

"Agradeço pelo apoio, porque os meus colegas vereadores me permitiram bater todos os recordes da Câmara Municipal. Essa foi a gestão que deu o maior aumento da história para o servidor da Câmara, que fez a maior devolução da história para a Prefeitura e neste caso, com o compromisso de que os recursos fossem aplicados no combate à Covid-19. Também recebeu a maior nota em transparência atribuida pelo TCM, colocamos o Memorial Câmara em funcionamento. É uma gestão que trabalhou incansavelmente e entrega à população a Rádio Câmara FM 90.3, que implantou a energia solar na Câmara, uma economia de mais de 100 mil reais por ano. Além disso, estamos encerrando essa gestão sem deixar um centavo de débito, deixando crédito em todos os contratos e já estamos preparando a devolução de aproximadamente 50 mil reais para a prefeitura, recursos economizados durante o ano de 2020", comentou.

Na sequência, a vereadora mais votada do último pleito, Lúcia Rocha (MDB) - com 4.104 votos - conduziu o juramento dos parlamentares.

Farão parte desta legislatura: Adinilson Pereira (MDB), Alexandre Xandó (PT), Augusto Cândido (PSDB), Bibia (MDB), Chico Estrela (PTC), Dinho dos Campinhos (PP), Dr. Andreson (PCdoB), Fernando Jacaré (PT), Hermínio Oliveira (PODEMOS), Ivan Cordeiro (PTB), Lúcia Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB), Luis Carlos Dudé (MDB), Marcus Vinícius (PODEMOS), Nelson de Vivi (DEM), Nildo Freitas (PSC), Orlando Filho (PRTB), Ricardo Babão (PCdoB), Subtenente Muniz (AVANTE), Valdemir Dias (PT) e Viviane Sampaio (PT).

Eleição da Mesa Diretora 

Por 13 votos a 8, a chapa formada por Luis Carlos Dudé (presidente), Hermínio Oliveira (1º vice-presidente), Orlando Filho (2º vice-presidente), Nelson de Vivi (1º secretário) e Nildo Freitas (2º secretário) foi escolhida para comandar a Câmara pelo biênio 2021-2022.

Posse do Executivo 

Impossibilitado de participar da solenidade por estar se recuperando da Covid-19 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo-SP, o prefeito eleito Herzem Gusmão (MDB) nomeou como procurador o advogado Ademir Ismerim Medina para fazer o juramento de posse em seu nome e conduzir a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) ao exercício da administração municipal, mas este procedimento foi rejeitado pela Bancada de Oposição que evocou a Lei Orgânica, Art. 66, para que fosse empossada apenas a vice-prefeita, a qual fica no exercício de gestora até que o prefeito possa tomar posse.

Após a posse de Sheila Lemos, a então prefeita em exercício, Irma Lemos (PTB), fez a transição de cargo, em ato simbólico, segurando a bandeira de Vitória da Conquista junto com a nova gestora em exercício.

Devidamente empossados, os vereadores deverão escolher nos próximos dias as lideranças (de Governo, da Situação e da Oposição), além da composição das comissões temáticas. A sessão preparatória da nova legislatura acontece no próximo dia 03 de fevereiro.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31