Imagem Câmara promove debate regional sobre os impactos da Covid-19 no Sudoeste

Câmara promove debate regional sobre os impactos da Covid-19 no Sudoeste

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesCoriolano MoraesValdemir DiasMárcia Viviane Cicero CustódioFernando JacaréNildma RibeiroComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19

04/06/2020 17:07:00


Representantes de câmaras e prefeituras de cidades da Região Sudoeste e da Assembleia Legislativa se reuniram nesta quinta-feira (04), em uma audiência pública para discutir os impactos na região causados pela pandemia do novo coronavírus. O debate foi promovido a partir de uma parceria entre as Câmaras de Vereadores de Vitória da Conquista e de Itapetinga. As autoridades participantes frisaram a gravidade da crise e defenderam a união de esferas governamentais para combater o vírus, apoio da população com adesão ao isolamento social e ações de socorro financeiro aos municípios por parte dos governos federal e estadual.  

A audiência, conduzida pelo presidente da Câmara conquistense, vereador Luciano Gomes (PCdoB), aconteceu de forma virtual, obedecendo as orientações de segurança sanitária, e foi transmitida pelos canais oficiais das duas Casas e também pela emissora Fascinação AM, de Itapetinga.   

Presidentes de câmaras destacam gravidade da pandemia e necessidade de união – O presidente Luciano Gomes (PCdoB) lembrou da importância de a população se conscientizar para combater o vírus e lembrou que os comerciantes e empresários precisam estar engajados e seguir os protocolos estabelecidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. “Caso contrário, o comércio será fechado novamente e a economia vai parar”. A presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Naara Duarte (PSC), ressaltou a importância do evento para desenvolver ideias e metas a fim de que a população da cidade se proteja. “Este é o momento para tomarmos medidas de proteção nos nossos municípios”, comentou. O vereador Marlon Sousa (MDB), presidente da Câmara de Macarani, contou que no município, até o momento, só foram confirmados dois casos de Covid-19 e que aos poucos a população está entendendo a gravidade do problema. 

Presidente da Câmara Municipal de Caatiba, o vereador Ronaldo Santos ressaltou que a cidade está com o comércio fechado para evitar que casos sejam disseminados no município. “Estamos controlando com muita prudência, com muito respeito a todos”, disse ele. O presidente da Câmara de Itororó, Valfrido Santana Miranda, explicou que a instituição devolveu recursos à Prefeitura Municipal para que fosse investido no hospital do município. Segundo ele, o valor foi investido na implantação de um sistema que permite a utilização de respiradores, estrutura que ainda não existia na unidade. Para ele, é uma forma de desafogar o sistema de saúde de cidades como Vitória da Conquista e Itapetinga. Valfrido defendeu o isolamento social como forma de proteger as pessoas e a própria economia. 



Vereadores apontam dificuldades enfrentadas pelos municípios –
O vereador itapetinguense Márcio Carvalho de Oliveira afirmou que a responsabilidade pelo combate ao vírus é coletiva, depende das ações dos governos e da contribuição da população, que deve aderir às medidas de contenção. Já o vereador Nailton Negreiro (Republicanos), de Itapetinga, ressaltou que os políticos devem tentar minimizar o sofrimento da população e fazer o máximo para conter o vírus na comunidade. O vereador de Vitória da Conquista, Valdemir Dias (PT), apontou que é preciso buscar respaldo na ciência para agir. “Temos que seguir o que a ciência nos diz, para minimizar os impactos que estamos sofrendo”, disse o parlamentar.

A vereadora conquistense Nildma Ribeiro (PCdoB) frisou que a Bahia é o oitavo estado com o maior número de casos no Brasil. Para ela, os números atuais da pandemia são preocupantes e exige cautela em ações como a reabertura do comércio. Ribeiro afirmou que esteve no Centro de Conquista e pôde conferir aglomerações de pessoas, situação alarmante. O também vereador conquistense, Cícero Custódio (PT), ressaltou que apesar do comércio aberto, a cidade não está livre do vírus. O parlamentar pediu para que todos mantenham os cuidados necessários e que o poder público se preocupe com a população carente. A Líder da Bancada de Oposição da Câmara de Conquista, Viviane Sampaio (PT), lembrou que a melhor forma de combater o vírus é através do isolamento social e que  as pessoas precisam seguir as recomendações, alertando que o ideal é uma taxa de isolamento de no mínimo 60% e que nesse momento essa taxa está muito abaixo do desejado.

O vereador conquistense Professor Cori (PT) apontou que a pandemia e suas consequências devem ser enfrentadas com união das pessoas, numa mobilização entre Estado e iniciativa privada. “É necessária a união de forças, independente de ser de direita ou de esquerda, pensando em salvar vidas”, disse ele. O também vereador de Conquista, Fernando Jacaré (PT), pediu a união de esforços dos gestores e parlamentares para o combate à pandemia e citou o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que mesmo sendo adversários, têm se empenhado pelo bem da comunidade.

Prefeitura conquistense defende esforço regional para ações pós-pandemia – Representando o prefeito municipal Herzem Gusmão, o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudio Cardoso, disse que essa união entre as cidades é importante para o fortalecimento da economia e ressaltou a importância da criação de emprego e renda pós pandemia. Ele afirmou que o momento é de pensar na região e pediu que gestores viabilizem ainda mais o empreendedorismo. O gestor ainda propôs a realização de audiências temáticas também com a participação de câmaras e prefeituras da região. 

Esforço coletivo é o caminho certo contra o vírus – O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) disse ficar feliz em ver a preocupação dos vereadores com a situação e por se unirem em busca de soluções para o problema. “Todos estão trabalhando pela saúde do povo”, apontou ele, ressaltando que o mesmo tem acontecido na Assembleia Legislativa da Bahia, onde os parlamentares venceram suas divisões partidárias para se unirem em defesa dos baianos.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31