Imagem Câmara promove debate regional sobre os impactos da Covid-19 no Sudoeste

Câmara promove debate regional sobre os impactos da Covid-19 no Sudoeste

Câmara de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesCoriolano MoraesValdemir DiasViviane SampaioCicero CustódioFernando JacaréNildma RibeiroComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19

04/06/2020 17:07:00


Representantes de câmaras e prefeituras de cidades da Região Sudoeste e da Assembleia Legislativa se reuniram nesta quinta-feira (04), em uma audiência pública para discutir os impactos na região causados pela pandemia do novo coronavírus. O debate foi promovido a partir de uma parceria entre as Câmaras de Vereadores de Vitória da Conquista e de Itapetinga. As autoridades participantes frisaram a gravidade da crise e defenderam a união de esferas governamentais para combater o vírus, apoio da população com adesão ao isolamento social e ações de socorro financeiro aos municípios por parte dos governos federal e estadual.  

A audiência, conduzida pelo presidente da Câmara conquistense, vereador Luciano Gomes (PCdoB), aconteceu de forma virtual, obedecendo as orientações de segurança sanitária, e foi transmitida pelos canais oficiais das duas Casas e também pela emissora Fascinação AM, de Itapetinga.   

Presidentes de câmaras destacam gravidade da pandemia e necessidade de união – O presidente Luciano Gomes (PCdoB) lembrou da importância de a população se conscientizar para combater o vírus e lembrou que os comerciantes e empresários precisam estar engajados e seguir os protocolos estabelecidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. “Caso contrário, o comércio será fechado novamente e a economia vai parar”. A presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Naara Duarte (PSC), ressaltou a importância do evento para desenvolver ideias e metas a fim de que a população da cidade se proteja. “Este é o momento para tomarmos medidas de proteção nos nossos municípios”, comentou. O vereador Marlon Sousa (MDB), presidente da Câmara de Macarani, contou que no município, até o momento, só foram confirmados dois casos de Covid-19 e que aos poucos a população está entendendo a gravidade do problema. 

Presidente da Câmara Municipal de Caatiba, o vereador Ronaldo Santos ressaltou que a cidade está com o comércio fechado para evitar que casos sejam disseminados no município. “Estamos controlando com muita prudência, com muito respeito a todos”, disse ele. O presidente da Câmara de Itororó, Valfrido Santana Miranda, explicou que a instituição devolveu recursos à Prefeitura Municipal para que fosse investido no hospital do município. Segundo ele, o valor foi investido na implantação de um sistema que permite a utilização de respiradores, estrutura que ainda não existia na unidade. Para ele, é uma forma de desafogar o sistema de saúde de cidades como Vitória da Conquista e Itapetinga. Valfrido defendeu o isolamento social como forma de proteger as pessoas e a própria economia. 



Vereadores apontam dificuldades enfrentadas pelos municípios –
O vereador itapetinguense Márcio Carvalho de Oliveira afirmou que a responsabilidade pelo combate ao vírus é coletiva, depende das ações dos governos e da contribuição da população, que deve aderir às medidas de contenção. Já o vereador Nailton Negreiro (Republicanos), de Itapetinga, ressaltou que os políticos devem tentar minimizar o sofrimento da população e fazer o máximo para conter o vírus na comunidade. O vereador de Vitória da Conquista, Valdemir Dias (PT), apontou que é preciso buscar respaldo na ciência para agir. “Temos que seguir o que a ciência nos diz, para minimizar os impactos que estamos sofrendo”, disse o parlamentar.

A vereadora conquistense Nildma Ribeiro (PCdoB) frisou que a Bahia é o oitavo estado com o maior número de casos no Brasil. Para ela, os números atuais da pandemia são preocupantes e exige cautela em ações como a reabertura do comércio. Ribeiro afirmou que esteve no Centro de Conquista e pôde conferir aglomerações de pessoas, situação alarmante. O também vereador conquistense, Cícero Custódio (PT), ressaltou que apesar do comércio aberto, a cidade não está livre do vírus. O parlamentar pediu para que todos mantenham os cuidados necessários e que o poder público se preocupe com a população carente. A Líder da Bancada de Oposição da Câmara de Conquista, Viviane Sampaio (PT), lembrou que a melhor forma de combater o vírus é através do isolamento social e que  as pessoas precisam seguir as recomendações, alertando que o ideal é uma taxa de isolamento de no mínimo 60% e que nesse momento essa taxa está muito abaixo do desejado.

O vereador conquistense Professor Cori (PT) apontou que a pandemia e suas consequências devem ser enfrentadas com união das pessoas, numa mobilização entre Estado e iniciativa privada. “É necessária a união de forças, independente de ser de direita ou de esquerda, pensando em salvar vidas”, disse ele. O também vereador de Conquista, Fernando Jacaré (PT), pediu a união de esforços dos gestores e parlamentares para o combate à pandemia e citou o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que mesmo sendo adversários, têm se empenhado pelo bem da comunidade.

Prefeitura conquistense defende esforço regional para ações pós-pandemia – Representando o prefeito municipal Herzem Gusmão, o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudio Cardoso, disse que essa união entre as cidades é importante para o fortalecimento da economia e ressaltou a importância da criação de emprego e renda pós pandemia. Ele afirmou que o momento é de pensar na região e pediu que gestores viabilizem ainda mais o empreendedorismo. O gestor ainda propôs a realização de audiências temáticas também com a participação de câmaras e prefeituras da região. 

Esforço coletivo é o caminho certo contra o vírus – O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) disse ficar feliz em ver a preocupação dos vereadores com a situação e por se unirem em busca de soluções para o problema. “Todos estão trabalhando pela saúde do povo”, apontou ele, ressaltando que o mesmo tem acontecido na Assembleia Legislativa da Bahia, onde os parlamentares venceram suas divisões partidárias para se unirem em defesa dos baianos.




  Live Offline
Rádio Web Câmara
Facebook
Calendário

Janeiro 2022
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31