Imagem Comissão de Crise da Covid-19 cobra kits e rapidez nos resultados dos exames

Comissão de Crise da Covid-19 cobra kits e rapidez nos resultados dos exames

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19

27/03/2020 20:46:00


No final da tarde desta sexta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal, Luciano Gomes (PL), e a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) – membro da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 – participaram de uma importante reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo Regional de Saúde. A pauta da reunião foi a divergência de informações acerca dos kits de coleta que o município alega não ter recebido na quantidade necessária - o que o Estado nega - além da demora na liberação dos resultados dos exames. 

Além dos vereadores, participaram da reunião o secretário de Saúde, Alexsandro Nascimento Costa, a subsecretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a coordenadora do Núcleo de Saúde, Caroline Silva Rebouças, a ex-secretária de saúde do município, hoje integrante do Núcleo Regional de Saúde, Suzana Ribeiro, entre outros. 

Durante a reunião, os gestores buscaram um entendimento sobre o que está ocorrendo com relação aos dados apresentados pelos dois órgãos no que diz respeito ao material destinado à coleta de sangue para o Covid-19. Ocorre que os kits também são usados para os casos de H1N1, entre outras doenças, que, embora ‘meio esquecidos’ nesse momento em que todos os olhares se voltam para o coronavírus, continuam acontecendo. A outra explicação é que Vitória da Conquista repassa parte desses kits aos municípios pactuados.  

Na busca de uma solução imediata, os órgãos de saúde marcaram uma nova reunião para segunda-feira (30), quando serão adotadas as medidas necessárias para resolver a demanda dos 47 pacientes que aguardam a coleta e de outros que surgirem nos próximos dias. Até lá, os representantes de cada órgão se responsabilizaram por agilizar os dados neste final de semana, para que já no início da próxima semana tudo esteja resolvido. 

Sobre os resultados dos exames, Caroline Rebouças esclareceu que o município tem 48 horas, a partir da coleta, para entregar o material ao Lacem, em Salvador, que por sua vez tem mais 48 horas para realizar o procedimento e emitir os resultados. 

O secretário Alexsandro informou que o material é enviado todos os dias para Salvador, antes era via Sedex, pelos Correios, mas hoje o município tem um carro para fazer esse serviço de ir todos os dias à capital baiana. “Mas infelizmente demora até sete dias para a gente receber o resultado, enquanto isso as pessoas acham que estamos escondendo a situação, não é verdade, estamos trabalhando muito, inclusive dobramos as equipes de coleta”, disse. 

Segundo o presidente da Câmara, Luciano Gomes, que participou ativamente da reunião, inclusive apresentando sugestões, foi um momento importante para resolver a divergência de informações sobre a questão dos kits. “Entendemos que esse não é momento para brigas desnecessárias, nós percebemos que na verdade houve um desencontro de dados, nada que não possa ser resolvido com diplomacia e boa vontade”, afirmou. 

Ao final da reunião, o presidente da Casa e a vereadora Nildma Ribeiro entregaram dois documentos – um ao secretário de Saúde, e outro ao Núcleo de Saúde, para que seja encaminhado ao governador Rui Costa e ao secretário Fábio Vilas Boas. O documente solicita uma solução para o problema dos kits e celeridade na liberação dos resultados.  

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30