Imagem Cori rebate críticas e afirma que só define voto no Finisa 2 com base em dados

Cori rebate críticas e afirma que só define voto no Finisa 2 com base em dados

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

30/10/2019 10:55:00


Na sessão ordinária desta quarta-feira (30), o vereador Professor Cori (PT) rebateu críticas à sua atuação em relação à proposta de ampliação do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2). Ele afirmou que os ataques realizados são irresponsáveis, de pessoas sem compromisso com o município.

Segundo o vereador, o novo empréstimo pretendido pela Prefeitura Municipal junto à Caixa Econômica deve ser avaliado pela Câmara, independente de Oposição ou Situação. Cori afirmou que não se pode transformar o debate do Finisa 2 numa disputa de futebol. “Vitória da Conquista tem homens e mulheres sérios e na política também”, falou. 

O parlamentar explicou que o Finisa é um crédito liberado para prefeituras de todo o país, desde que estejam bem avaliadas como boas pagadoras. Quando o banco aprova o empréstimo, cabe à Câmara aprovar a realização do empréstimo e fiscalizar. Ele lembrou que foi o autor da proposta de se retirar o regime de urgência dos projetos que pedem essa autorização à Casa. 

Cori ainda explicou que só pôde se debruçar nos projetos do Finisa 2 após a conclusão dos trabalhos da CPI dos combustíveis. “Porque eu não vou proferir um voto jogando pra galera, como meia dúzia faz, ou querendo antecipar o projeto eleitoral de 2020 para agora”, disse ao defender o detalhamento das propostas. “Aprovar o Finisa ou não é uma responsabilidade com as comunidades que vão receber o recurso”, falou. 

Em sua fala, Professor Cori afirmou que pondera algumas questões para avaliar o projeto: O Finisa pode chegar com ações em localidades onde não têm emendas parlamentares ou outros recursos alocados; a capacidade de endividamento da Prefeitura Municipal; levantamento de dados junto à Caixa. 

De acordo com o vereador, a conversa com o prefeito Herzem Gusmão aconteceu em sua residência por um acaso, mas teve um objetivo claro. Cori ainda falou que ouviu do gestor que a Câmara estava procrastinando ao não votar a autorização, no que foi rebatido pelo próprio vereador que explicou a necessidade de mais informações. “O voto do Professor Cori será com base em dados”, detalhou.  

Cori lembrou que o prefeito tomou posse dizendo que ia cumprir as emendas dos vereadores, tendo feito essa promessa em outras ocasiões. Mas até o momento não cumpriu. Diante desse quadro, o vereador frisou que somente definirá o voto no Finisa 2 com o máximo de dados e segurança de que os recursos chegarão a quem mais precisa.  

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31