Imagem Câmara promove audiência sobre as Filhas de Jó, Ordem ligada à Maçonaria

Câmara promove audiência sobre as Filhas de Jó, Ordem ligada à Maçonaria

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

23/10/2019 21:47:00


Aconteceu nessa quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal das Filhas de Jó. A data foi instituída pela lei municipal nº 1.934/2013 e é festejada todo dia 20 de outubro. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Valdemir Dias (PT). O edil falou que é uma honra incentivar esse tipo de atividade na Câmara, sobretudo numa sociedade marcada pela violência. Ele avalia que a Maçonaria ajuda a reverter esse quadro social. 

As Filhas de Jó compõem uma ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino, entre 10 e 20 anos, visando o aperfeiçoamento do caráter. A Ordem se baseia nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. A Ordem das Filhas de Jó Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick.

A ordem está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está no país desde 1993. No ano seguinte, chegaram a Vitória da Conquista, através do Bethel Conquistense #02, é o segundo mais antigo do estado.

Durante a audiência, aconteceu trabalhos ritualísticos do grupo e homenagens. Esse processo foi conduzido pela honorável rainha do Bethel #02, Alice Caires Lima da Silva. A Casa do Acolhimento de Vitória da Conquista e Bianca Soares Melo, ex-integrante das Filhas de Jó, receberam homenagem. Charlene Barreto representou a Casa do Acolhimento e explicou que são mais de 20 anos de existência, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social. São menores recolhidos pelo Conselho Tutelar de situação familiar instável ou de abandono. A instituição foi adotada pelo Bethel. Já Bianca agradeceu o reconhecimento e frisou a relação fraterna construída nas Filhas de Jó.  

A audiência ainda foi marcada pela palestra “Liderança nas organizações juvenis – transformação social e autonomia juvenil”, ministrada por Maria Clara Dantas Rocha. Ela é Miss Filha de Jó Bahia 2019/2020. 

Século XXI apresenta desafios à Maçonaria – O guardião associado do Bethel #02 Conquistense das Filhas de Jó Internacional, Társis Valentim Pinchemel Alves, afirmou que a Ordem faz um trabalho honroso. Para ele, a audiência é uma forma de reconhecimento a esse trabalho e também um incentivo para que as meninas sempre estejam próximas e fazendo o bem. Ele avalia que a Maçonaria do século XXI tem um grande desafio – manter a instituição, preservando e fazendo-a a atravessar o novo século. 

Bethel Conquistense é pioneiro – A grande guardiã deputada para o distrito 2 do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia, Daniela Nascimento, trouxe felicitações do Grande Conselho ao Betel Conquistense, destaque na Bahia e no Brasil. Ela agradeceu por participar da audiência e lembrou que começou sua trajetória no Bethel Conquistense, o segundo mais antigo da Bahia. Nascimento relatou que entre os cinco países onde existem as Filhas de Jó, o Brasil é o que concentra o maior número de integrantes. 

Audiência é espaço para mostrar ensinamentos da Ordem – É o que defendeu Alice Caires, honorável rainha do Bethel #02. Ela destacou que a Ordem só existe por meio do apoio da Maçonaria e frisou que os ensinamentos são para a vida. Segundo Caires, as Filhas de Jó, mais do que ensinar rituais, executar filantropia e ser espaço para construção de amizades, é um lugar para que as meninas se tornem mulheres fortes, sobretudo nos dias atuais em que as mulheres sofrem com problemas como a violência. Ela ainda falou que se trata de uma luta de todos.

Propósito é transformar a sociedade – Edilson Pereira Souza, V. M. da loja Maçônica Fraternidade Conquistense nº 20, afirmou que o maior propósito maçom é transformar o homem para que ele transforme a sociedade. Edilson frisou que as Filhas de Jó integram esse trabalho. ele parabenizou a Ordem pela condução da audiência. 

Já Harrisson Ridale das Neves, que representou Arlindo Alves Pereira Neto, grão mestre da Grande Loja do Estado da Bahia, agradeceu à Casa e ao vereador Valdemir pelo reconhecimento às Filhas de Jó. Ele destacou que é através dos jovens que se constrói o futuro e ainda falou que os desafios postos serão enfrentados pela própria juventude maçom.   




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31