Imagem Memorial Câmara recebe Orquestra Conquista Sinfônica

Memorial Câmara recebe Orquestra Conquista Sinfônica

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoNotíciaMemorial Câmara

16/05/2019 22:33:00


Na noite desta quinta-feira, 16, o Memorial Câmara recebeu a Orquestra Conquista Sinfônica que apresentou, sob a regência do maestro João Omar, o Concerto Sinfonia Popular - Repertório Estilo Barroco.

Na oportunidade foram entregues Moções de Aplauso à Orquestra, ao Maestro João Omar de Carvalho Mello, e ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na pessoa do seu coordenador Elton Becker, pela edição do Concerto Sinfonia Popular – Repertório Estilo Barroco. As homenagens são fruto da iniciativa do mandato do vereador Fernando Jacaré (PT). Ele falou da importância da orquestra e dos motivos que o levaram a prestar a homenagem. “É um trabalho maravilhoso, cultura conquistense de qualidade, digna de todas as formas de homenagens”, afirmou.

Gerenciada e representada pela Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas (Arcos), a Orquestra Conquista Sinfônica foi criada há cinco anos. É composta por músicos voluntários e desenvolve atividades de ensino para crianças ligadas à Rede de Atenção, no município.

O presidente da Câmara, Luciano Gomes (PR), disse que esse é um momento ímpar, pois o Memorial além de estar recebendo a Orquestra, também oferece a exposição "Personalidades Conquistenses". "Vamos continuar dando ênfase à cultura conquistense, como a Exposição em homenagem ao poeta e jornalista Maneca Grosso, dentre muitos outros eventos previstos", adiantou.

O vereador Danillo Kiribamba falou do valor cultural da orquestra e da sua satisfação em poder participar desse importante evento na Câmara.

O maestro João Omar destacou que a apresentação foi um recorte do trabalho da orquestra, a qual se sente honrada com a homenagem. "As pessoas têm que aprender a ouvir, ouvir música, histórias, enfim, parar para uma audição, pois a música sensibiliza, e a orquestra é algo que exige muito esforço dos músicos, os quais executam, com paixão, partituras originais", afirmou, acrescentando que  "essa é uma homenagem histórica, um momento especial".

O coordenador do Centro de Cultura, Elton Becker ressaltou que foi estudante de escola pública e da universidade pública, onde aprendeu a importância de ser um defensor da educação pública e da cultura. Disse que João Omar dirige os músicos por meio dos gestos, retirando dos instrumentos, música de qualidade. “Vejo aqui a Câmara valorizando a arte, algo fundamental neste momento crítico, porque a arte é uma forma de sensibilizar as pessoas. Os dados apontam que 90% da população brasileira nunca assistiram a um concerto como este, e nós precisamos mudar isso. Ano passado nós colocamos 40 mil pessoas no Centro de Cultura em mais de 700 eventos, a única sala cênica da cidade, daí a importância desse reconhecimento do vereador Fernando Jacaré e da Câmara Municipal”, disse Becker.

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30