Imagem Comissão de Saúde se reúne com Secretaria Municipal de Saúde

Comissão de Saúde se reúne com Secretaria Municipal de Saúde

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaAdinilson PereiraMárcia Viviane Cicero CustódioComissão de Saúde e Assistência Social

06/05/2019 14:15:00


Resposta a solicitações, demandas e denúncias foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira, 06, entre a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) e membros da Secretaria Municipal de Saúde – a subsecretária de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira, a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, e a diretora da Atenção Básica, Juliêde Rosa. O secretário de Saúde, Juka Fernandes, está de licença médica e não pôde participar do encontro. A Comissão de Saúde é composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT), Cícero Custódio (PSL) e Adinilson Pereira (PSB),

A comissão cobrou uma reposta aos ofícios e requerimentos encaminhados à Secretaria – os mais recentes foram enviados no mês de fevereiro, mas não foram respondidos. A presidente da Comissão, Viviane Sampaio, explicou que a Secretaria chegou a melhorar esse diálogo, mas não manteve uma regularidade. Ela lembrou que a Lei Orgânica do Município (artigo 75, inciso V) estabelece um prazo de 15 dias, prorrogável por igual período, para que a Prefeitura Municipal preste informações solicitadas pela Câmara. Os vereadores entregaram novamente os ofícios e requerimentos e frisaram que aguardam uma resposta.

Denúncias – A Comissão pediu esclarecimentos sobre denúncias que receberem sobre irregularidades no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Segundo a Secretaria, foi feita uma averiguação das denúncias e solicitações da comunidade, na qual foi identificado profissionais que não estavam cumprindo a carga horária, por exemplo. A subsecretária de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira, explicou que tanto as denúncias como as solicitações estão sendo avaliadas e regularizadas.

O relator da Comissão, Cícero Custódio, alertou para denúncias de que hospitais particulares estariam cobrando por procedimentos a paciente internados pelos SUS e pediu respostas.

Demandas – A falta de médico em unidades de saúde foi também pauta da reunião. Segundo a Secretaria, quatro unidades estão sem esse profissional. O órgão explicou que a concorrência por médicos entre prefeituras tem dificultado contratações. Outro agravante foi a alteração do Programa Mais Médicos, do governo federal, que resultou na saída dos médicos cubanos. Segundo as representantes da Secretaria ainda tem vaga em aberto do programa.   

O assessor Janderson Santos, que representou o vereador Adinilson Pereira, pediu resposta sobre a proposta de converter as instalações de uma fábrica de temperos, projeto público fruto de emeda parlamentar federal, no bairro Lagoa das Flores, em posto de saúde. Segundo Ramona, o pleito já foi avaliado e, a princípio, a alteração não pode ser feita.

A Comissão também procurou saber sobre as ações da Prefeitura para combater a dengue, já que Conquista está na lista das cidades com risco de surto da doença. De acordo a Secretaria, medidas vêm sendo tomadas para reverter esse risco.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31