Imagem Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

19/03/2019 09:45:00


Na noite desta segunda-feira, 18, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal do DeMolay (estabelecido pela Lei Nº 1.646/2009), celebrado em 18 de Março. A solenidade foi convocada pelo vereador Valdemir Dias (PT), com apoio da Ordem DeMolay e das lojas maçônicas de Vitória da Conquista. A audiência contou com a participação dos jovens dos dois Capítulos que compõem a Ordem DeMolay na cidade: Conquistense e Guardiões do Cruzeiro do Sul, além de Rafael Pessoa Leite, ilustre comendador cavaleiro do Priorado Nobres Cavaleiros da Fraternidade. 

O homem que deu nome à Ordem DeMolay nasceu em Vitrey, sul da França, em 1244. Aos 21 anos se tornou um templário, ordem militar de cavalaria que surgiu na Idade Média. Em 1298, Jacques de Molay subiu ao posto de Grande Mestre da Ordem do Templo. Foi preso, torturado e morto em decorrência de perseguições aos templários. Já a Ordem DeMolay foi criada no ano de 1919 por Frank Sherman Land. 

Proponente da audiência pública, Valdemir Dias (PT), disse ser uma honra receber a Ordem DeMolay na Câmara para falar a respeito dos valores da ordem.“É com muita honra que recebo vocês para esse debate. Nós como maçons temos que apoiar sempre. Nós vemos uma sociedade cada vez mais individualista, mas não podemos perder a esperança em dias melhores”, disse ele destacando a necessidade de apoio à Ordem DeMolay.

Durante a audiência foi ministrada a palestra “O mártir da Ordem DeMolay” pelo mestre conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, Filipe Carvalho. 

O ilustre comendador cavaleiro do Priorado Nobres Cavaleiros da Fraternidade, Rafael Pessoa, lembrou que a data lembra o martírio do patrono da Ordem, Jacques de Molay. “Estamos lembrando dos 705 anos do martírio de Jacques DeMolay. Essa ordem há 100 anos vem transformando vidas e vem sendo a mudança do presente e a esperança da construção de um mundo melhor, vem fazendo a diferença no mundo”, disse ele apontando que atrvés da Ordem DeMolay, a vida de vários jovens rapazes de 12 a 21 anos.

Filipe Cristiano Machado Carvalho, do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, lembrou que há um ano atrás participou da audiência pelo Dia do DeMolay como iniciático e hoje já e mestre conselheiro. Ele falou sobre o projeto Dia D do Supremo Conselho, ação do Capítulo que levou atendimento médico e jurídico a uma comunidade carente. Para Filipe, esse projeto expressa os objetivos e valores da Ordem. 

O consultor Glauber Farias Dias frisou que a sociedade passa por um momento de transformação. Ele afirmou que a mídia mostra diariamente os problemas dos jovens e falou que todos estão de luto pelos acontecimentos que vem ocorrendo no Brasil e no mundo. Dias falou que a Ordem busca caminhos diferentes desses que os jovens vêm trilhando. 

O Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Filipe Andrade de Brito, ressaltou a importância que a Ordem DeMolay tem em sua vida. “Ser DeMolay é uma característica tão pessoal minha que é indissociável da minha discrição como pessoa. Aqui dentro da Ordem DeMolay eu encontrei uma missão e um propósito que cresce diariamente”, apontou. 

Jeferson Farias Chagas, que representou o grande mestre estadual da Ordem DeMolay, Jamerson, Vieira Torres, afirmou que a origem da ordem vem de uma ideia magnífica – a orientação de jovens para uma vida plena. Ele ainda destacou que a ordem nasceu em tempos difíceis, na época da I Guerra Mundial, no qual muitos jovens perderam o pai para o conflito. Em sua fala, destacou que a Ordem DeMolay já está em Conquista há 30 anos e afirmou que se sente feliz em fazer parte dessa instituição 







 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31