Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja 50 anos de Movimento Familiar Cristão

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja 50 anos de Movimento Familiar Cristão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

01/11/2018 09:32:00


Aconteceu nessa quarta, 31, uma audiência pública em comemoração aos 50 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista. Proposta pelo vereador Valdemir Dias (PT), membro do movimento a 30 anos, a audiência também marcou a comemoração do Dia Municipal do MFC, instituído pela Lei Nº 1.665/2009. De origem latino-americana, o MFC nasceu no Uruguai, na década de 1950. Pouco tempo depois, na mesma década, o movimento chega ao Brasil. Constituída por cristãos leigos, os objetivos do movimento são evangelizar, humanizar e despertar a consciência crítica para a prática da fé adulta.

Alberto Gonçalves parabenizou o vereador Valdemir pela iniciativa. Para ele, é uma ação que valoriza o MFC. Já a lei que estabeleceu o Dia do MFC é uma forma de reconhecer e dar visibilidade ao movimento, frisou. Segundo Gonçalves, o MFC segue a máxima de que a família é a célula da sociedade, é a igreja doméstica, sendo através dela que a sociedade busca um caminho de paz e ética. 

Aliomar Botelho e sua esposa Dalvina, que fazem parte do MFC, estiveram presentes na audiência. Ele agradeceu a participação de todos no evento que comemora 50 anos de movimento. Em sua fala, reconheceu as contribuições de membros “que já se foram”. Aliomar também lembrou dos casais que deixaram o MFC e afirmou que fazem falta. 

Antônio Carlos Almeida, coordenador do Movimento Familiar Cristão, afirmou que é uma honra fazer parte do movimento. Ele relatou os desafios enfrentados e o esforço do MFC perseverar. Carlos agradeceu o apoio que vem recebendo e ainda leu uma correspondência enviada por de Dom Luís Pepeu, que não pôde participar da audiência.   

 Membro do MFC de Conquista, Ezequiel Sena, fez um apanhado histórico do Movimento Familiar Cristão na cidade. “Nada surge do vazio, nada vem pronto. O MFC não foge à regra”, apontou ele destacando o argentino Padre Richard, que idealizou o movimento em busca de fortalecer a família a fim de reduzir a desordem social experimentada no pós-guerra. Em Vitória da Conquista o MFC nasceu em 1968, fruto da iniciativa do sacerdote italiano Padre Virgílio Lufada. “Está naquele homem a oportunidade que faltava”, apontou ele lembrando que o Padre contou com o auxílio de casais que se tornaram fundadores do MFC Conquista, de onde o movimento se expandiu para outras cidades como Planalto e Poções.

O coordenador do MFC em Vitória da Conquista, Fernando Barreto disse ser uma honra estar coordenando o movimento no momento de seu Jubileu de Ouro. “Quis Deus que os 50 anos ocorresse na nossa coordenação”, disse ele. “É um privilégio fazer parte dessa maravilhosa família que é o Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista”, destacou Barreto. “Foi nesse prédio, no dia 31 de outubro de 1968, que o Padre Virgílio, mais alguns casais fizeram nascer o Movimento Familiar Cristão na nossa cidade”, lembrou ele destacando que o movimento tem como campo de ação a família, produzindo gestos de fé e esperança. 

O Padre Edilberto, assessor espiritual do MFC Conquista, parabenizou o MFC pelo seu aniversário. O sacerdote destacou a importância da presença do MFC na cidade. “A nossa presença é um marco evangelizador em Vitória da Conquista. Esta pequena célula do povo de Deus tem um serviço e uma pastoral esplêndida. O Movimento não é só evangelizar, mas é aquele que cuida de famílias carentes, desfuncionais, sofridas com um alimento, uma palavra, um aconchego”, apontou ele.





 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31