Imagem Câmara realiza audiência pública em comemoração ao Dia Nacional do Administrador

Câmara realiza audiência pública em comemoração ao Dia Nacional do Administrador


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, na noite desta quinta-feira, 4, audiência pública em homenagem ao Dia Nacional do Administrador, comemorado em 9 de setembro. A audiência foi proposta pelos vereadores Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT) e Luís Carlos Dudé (PTB).

“Administrar é uma arte” – Também administrador o vereador Valdemir Dias (PT) iniciou a audiência afirmando que “Administrar é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima”. Ele contou que se formou pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é especializado em gestão pública e afirmou sentir-se honrado de estar conduzido este debate no dia do administrador.

Desafios, perspectivas e empregabilidade do administrador no mundo contemporâneo – foi o tema da palestra apresentada por Fábio Rocha, administrador e especialista em gestão integrada de organizações. Durante sua exposição, ele falou sobre questões de responsabilidade técnica e a necessidade de reinvenção constante do administrador. “Acredito como cientista que sou que somos uma das profissões mais atentas com a atual revolução”, afirmou. “Somos capazes de reinventar organizações, cidades e relacionamentos humanos”, completou. Fábio frisou que durante o exercício da profissão, essa reinvenção também precisa acontecer com o próprio administrador. “Vamos ter que nos reinventar duas ou três vezes durante a vida”, disse. 

O administrador trouxe como foco a revolução industrial 4.0 e defende que o bom profissional precisa estar preparado para ver o todo e para se antecipar a tendência. “A maneira que o cérebro é treinado a pensar pode nos ajudar muito a criar esse diferencial no profissional”, defendeu. “Aquilo que é técnico para gente já tem a ver com o novo mundo. Nós somos preparados, estudamos formas para tirar dessas questões assustadoras se tornarem oportunidades”, completou. 

Profissão apaixonante e fortalecida - O Delegado da Seccional do CRA de Vitória da Conquista, Paulo Roberto Gadas, agradeceu aos vereadores Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT) e Luís Carlos Dudé (PTB), proponentes da audiência pública em homenagem ao Dia do Administrador. “A administração é, sem dúvidas, uma profissão que apaixona”, apontou ele. Gadas destacou a valorização cada vez maior do trabalho do administrador no mercado de trabalho, o que ele disse ser fruto da união da categoria. 

Agradecimento à Câmara – O Representante do Conselho Regional de Administração, Geraldo Júnior, agradeceu à Casa pela homenagem realizada e parabenizou a todos os colegas de profissão pela passagem do dia comemorativo da profissão. “Gostaria de parabenizar a todos que estão aqui hoje”, disse ele, que também agradeceu ao palestrante da noite, Paulo Gadas.

A importância da Empresa Júnior – O administrador da Inspira Consultoria, Tayrone Ribeiro, fez um relato pessoal sobre trajetória de formação, destacando a importância da Empresa Júnior da faculdade. Ele conta que nos primeiros semestres não queria fazer administração. No entanto, sua visão mudou no 4º semestre. “Me apresentaram a Empresa Júnior e eu comecei a praticar gestão e minha vida tomou um novo caminho”, afirmou. Ele defende que todo o profissional de administração de atualize o tempo todo, e tenha atenção com seu comportamento e modelo mental. 

Profissão ampla e complexa - A administradora da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, Ludmila Oliveira, lembrou que ao se formar imaginou que qualquer empresa que a contratasse estaria fazendo um bom negócio. No entanto, hoje ela pensa que as áreas da administração tem particularidades extremamente complexas. “A gente percebe que a gente vai modificando nossos próprios conceitos, contribuindo para o desenvolvimento das empresas em que a gente trabalha”, disse ela.

Superação! – Com essa palavra Edvaldo Gama, administrador da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor, definiu a maior caraterística da sua profissão. Ele afirma que o administrador deve ter a mente aberta para o novo e que olhe para os parceiros. “Ninguém faz nada sozinho”, disse. Edvaldo contou que está há 35 no mercado de trabalho e já trabalhou com financeiras, construtoras, agronegócios, entre outras áreas. “E hoje estou em uma estrutura de ensino superior. Temos que aprender e reaprender o tempo todo”, relatou. 

Campo vasto e exigente - O administrador do Shopping Conquista Sul, César Zolim, destacou que a Administração é extremamente vasto, exigindo dos administradores a capacidade de se adequar aos desafios a serem enfrentados no exercício da profissão. Zolim ressaltou também a necessidade de as pessoas estarem atentas à formação de uma boa rede de contatos de modo a estarem sempre em condições de buscar parcerias nas mais variadas áreas da administração.




Homenagens – Durante a audiência alguns administradores foram homenageados confira os nomes dos homenageados:

Tayrone Ribeiro - Administrador da Inspira Consultoria

César Zolim – Administrador do Shopping Conquista Sul;

Edvaldo Gama – Administrador da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor);

Jaqueline Macêdo – Administradora da E2 Engenharia;

Ludmila Oliveira – Administradora da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista.




Rádio Câmara
Facebook
Calendário

Outubro 2018
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31