Imagem TRIBUNA LIVRE: Sócio executivo de empresa de soluções ambientais apresenta projeto para Conquista

TRIBUNA LIVRE: Sócio executivo de empresa de soluções ambientais apresenta projeto para Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

21/09/2018 10:00:00


Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na manhã desta sexta-feira, 21, a Tribuna Livre foi ocupada pelo Sócio Diretor Executivo da Balga Soluções Ambientais, José Brito de Sousa, que apresentou um projeto de produção de energia elétrica a partir do lixo urbano. “O nosso projeto elimina totalmente lixões e aterro. O lixo da cidade e totalmente transformado”, explicou ele apontando que 85% do lixo será destinado para a produção de energia elétrica e os 15% restante para a compostagem ou reciclagem.

Brito explicou que o lixo é exposto a um processo de Pirólise que, em resumo trata-se de uma reação de decomposição térmica, ou seja, que ocorre por meio da exposição a altas temperaturas. A palavra vem do grego pyrós (fogo) + lýsis (dissolução), e num sentido amplo é caracterizado como a ruptura de uma estrutura molecular original, a decomposição ou a alteração de um composto pela ação do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio.

O uso da pirólise na indústria é amplo, como para produção de carvão vegetal, reprocessamento de pneus para obtenção de óleos e gases combustíveis e na fabricação de fibra de carbono. O processo também é utilizado no tratamento do lixo antes do descarte e para a obtenção de biocombustíveis.

Segundo o representante da empresa, o projeto atende à realidade de Vitória da Conquista devido à realidade da cidade, que é caracterizada como de médio porte. José Brito de Sousa informou que já foi feito um pré-projeto para Vitória da Conquista, orçado em cerca de R$ 60 milhões, sem qualquer investimento a ser feito pelo Tesouro Municipal. A projeção é de que sejam processados 320 toneladas diárias de lixo. A implantação dessa modalidade de processamento do lixo urbano precisa ser licitada pelo Executivo Municipal, e, pelo projeto da Balga Soluções Ambientais, demoraria cerca de 18 meses.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30