Imagem Comissão de Saúde da Câmara apresenta demandas ao Novo Secretário Municipal

Comissão de Saúde da Câmara apresenta demandas ao Novo Secretário Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaComissão de Saúde e Assistência Social

18/07/2018 08:59:00


Na tarde dessa terça-feira (17) a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu com o novo Secretário Municipal de Saúde, Juca Fernandes, nomeado no mês de junho. Durante o encontro, a Comissão explicou sua atuação como agente fiscalizador das unidades do Sistema de Saúde Único (SUS) e apresentou demandas urgentes. A Comissão é presidida pela vereadora Viviane Sampaio (PT) e tem como membros os vereadores Adinilson Pereira (PSB) e Cícero Custódio (PSL). 

Papel da Comissão - Viviane Sampaio explicou que as visitas às estruturas que envolvem os serviços de saúde pública do município são formas de acompanhar o andamento da cidade e promover esse contato entre Comissão e o Executivo Municipal. “No ano passado fizemos essa rodada de visitas, tanto nas unidades de saúde do SUS, quanto na rede credenciada, e enviamos à Secretaria de Saúde as solicitações. O principal papel da Comissão é fiscalizar o serviço, apesar de também fazer o trabalho de assessoria e encaminhamento”, informou. 

SAMU 192 – Dentre as situações que precisam ser regularizadas com urgência, Viviane destacou as ambulâncias do SAMU 192.  No ano passado, a Comissão identificou que apenas 50% da frota de ambulâncias estavam em circulação, o restante estava em manutenção. Em maio desse ano, foi realizada nova visita da Comissão ao SAMU 192, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) que solicitou um relatório para verificar se houve melhorias no serviço. Viviane informou ao novo Secretário de Saúde que durante a visita pode-se observar que a situação continua a mesma e pediu que o problema seja resolvido com urgência. 

Lixo Hospitalar – Outra problemática que, após denúncia da Comissão, resultou em representação do MPF, diz respeito ao descarte incorreto do lixo hospitalar verificado em unidades básicas de saúde. Ao esclarecer o fato ao Secretário, Viviane reforçou a atuação da Comissão como agente fiscalizador. 

Posto de Saúde de São Sebastião – Já o vereador Adinilson Pereira (PSB) solicitou que sejam regularizados os atendimentos na unidade de saúde de São Sebastião, zona rural do município. Ele informou que as consultas foram reduzidas. “As pessoas estão dormindo na fila para serem atendidas”. Na oportunidade, o vereador sugeriu também que a construção da fábrica de temperos, na Lagoa das Flores, que está inativa, seja transformada em um posto de saúde para atender os moradores do bairro e das comunidades do Choça e Chácara Guarani. 

Trabalho conjunto – Para Juca Fernandes, a Comissão e Secretaria de Saúde devem trabalhar unidas em prol das melhorais do sistema de saúde do município. “Recebemos de braços abertos a Comissão da Câmara. Independente de qualquer questão que seja identificada como incorreta, estamos aqui para colaborar com o munícipe, com o cidadão e com as pessoas que mais precisam do serviço de saúde da nossa cidade”, afirmou. “A comissão é muito importante para dar esse retorno, para nos ajudar e colaborar no sentido de melhorar cada vez mais a saúde”, completou. O secretário afirmou também que é importante que todas as solicitações da Comissão cheguem à Secretaria e se comprometeu em atender as demandas apresentadas. 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30