Imagem Audiência pública comemora Dia da Enfermagem

Audiência pública comemora Dia da Enfermagem

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

08/05/2018 15:30:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará na próxima quinta-feira, 10, às 18h30, uma audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio. A audiência, de autoria da vereadora Viviane Sampaio (PT), contará com a participação de profissionais e estudantes da área, a fim de homenageá-los e debater sobre os avanços e desafios do segmento.

A enfermagem - surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos, desde práticas instintivas, místicas, mágicas e religiosas até o desenvolvimento da ciência em tempos mais modernos. Estudos apontam referências sobre a origem da enfermagem associada à prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes. A enfermagem como atividade profissional institucionalizada só tem início com a Revolução Industrial, no século XVI, e culmina com o surgimento da enfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX.

Num processo de reorganização dos hospitais e posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação, encontram-se as raízes do processo de disciplina e seus reflexos na enfermagem, uma fase também de predominância de doenças infecto-contagiosas e falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. É neste cenário que a enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra inglês para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia. A atuação de Florence é fundamental para a institucionalização da enfermagem, ela é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna. Em 1859, fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.

SERVIÇO: Audiência Pública Dia Internacional da Enfermagem

Data: 10 de maio

Local: Câmara Municipal de Vitória da Conquista / Plenário Carmen Lúcia. Rua Coronel Gugé, 150, Centro

Horário: 18h30 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30