Imagem Educação no Trânsito: Sessão Especial discute prevenção aos acidentes de motos

Educação no Trânsito: Sessão Especial discute prevenção aos acidentes de motos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialArquivo

15/12/2017 11:00:00


Nesta sexta-feira, 15, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma sessão especial para discutir o combate e prevenção aos acidentes de motos. Devido ao grande índice de acidentes graves em Conquista envolvendo motociclistas, o vereador Adinilson Pereira (PSB) propôs a realização desta sessão, a fim de chamar atenção da população, em especial os condutores.

Semana Municipal de Combate e Prevenção aos acidentes de motos - Adinilson Pereira (PSB), proponente da sessão, abriu o debate informando sobre a lei, de sua autoria, nº 2.193, que institui a semana de combate aos acidentes de moto no calendário do município de Vitória da Conquista. Na semana que trata essa lei, o Poder Executivo enviará esforços no sentido de articular e mobilizar motociclistas, motoristas e sociedade em geral, informando dos benefícios das atitudes preventivas de segurança no trânsito, realizando atividades e ações educativas e informativas. Adinilson agradeceu a aprovação dos colegas parlamentares à lei. “Essa lei é uma vitória para todos nós e mostra que essa Câmara tem trabalho em prol da população”, afirmou.

Imprudência ainda é a maior causa de acidentes – O Capitão da Polícia Rodoviária Estadual, Orlins dos Santos Almeida, afirmou que o número de acidentes envolvendo motocicletas é alarmante. Ele atribuiu dois principais motivos: a estrutura da motocicleta que propicia lesões e a imprudência dos motociclistas que desrespeitam a lei, fazem ultrapassagens indevidas, extrapolam os limites de velocidade. Segundo o capitão, um projeto de lei está tramitando no Congresso Nacional que prevê uma limitação específica de velocidade e faixas exclusivas para motos. Para ele, esta última regra não precisa de lei federal, pode ser estabelecida pelos municípios que tem competência de ordenamento e municipalização do trânsito. Já a limitação de velocidade é bem-vinda pois é um dos fatores que alavancam os acidentes.

Metade dos acidentes no trânsito envolvem motociclistas - O Dr. Elve Cardoso Pontes, Perito Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e Médico Traumatologia e Ortopedia no Hospital São Vicente de Paulo, trouxe estatísticas sobre acidentes e de mortes do trânsito. Dentre os dados apresentados, ele aponta que na Bahia, o número de óbitos envolvendo motociclista atinge a marca de 48%. Outro aspecto que o médico se atenta são os gastos da saúde pública com acidentes desta natureza, um valor de mais de R$ 3 bilhões. Para Elve, os acidentes em Vitória da Conquista são, em sua maior parte, ocasionados pela falta de aplicação das leis de fiscalização no trânsito “A gente observa Conquista, uma cidade com mais de 350 mil habitantes, com avenidas largas e de grande velocidade, e não temos lombada eletrônica, fiscalizador eletrônico e nem blitz da lei seca”, pontuou.

Trabalho constante para evitar acidentes - Representando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Carlos Assunção disse que a fiscalização é feita 24 horas por dia, com o objetivo de evitar a ocorrência de acidentes. “Nós estamos nas vias trabalhando 24 horas por dia para atender à nossa sociedade, justamente para que não venha a ocorrer os acidentes”, disse ele. “A postura do órgão de trânsito municipal em relação a esse tipo de veículo (motocicletas) é de uma preocupação muito grande”, ressaltou ele, destacando a atenção às motocicletas na cidade.

Ele ressaltou que um dos grandes problemas da moto é a exposição de seus usuários, que tem apenas as roupas e o capacete como equipamentos de segurança e proteção em caso de acidentes. “O condutor está exposto, o passageiro está exposto”, apontou.

De acordo com ele, apesar de ser uma das formas de evitar acidentes, a fiscalização é apenas uma delas, de modo que a educação no trânsito e a adoção de comportamentos seguros são as melhores formas de evitá-los. “O comportamento errado acaba gerando acidentes envolvendo outras pessoas”, disse ele ressaltando a importância da educação no trânsito.

Imperícia - Já o 1º Tenente da 77 Companhia da Polícia Militar, Renê Lacerda Santos Lemos, se atentou para a necessidade de uma legislação para os ciclomotores, as chamadas cinquentinhas. “Até o momento não temos uma legislação específica pedindo habilitação, apenas uma autorização, que muitas vezes não é cobrada”, contou. Para Renê, esta falta de fiscalização contribuí com o número de imperícias, “Pessoas que não estão qualificadas para conduzir um veículo e não tem noções de trânsito”, afirmou. Ele falou também sobre o aumento do número de óbitos ocorridos por acidentes no trânsito na Bahia, e afirmou que a Companhia Militar vem desenvolvendo ações para diminuir esses índices.

Prevenção impactará positivamente no sistema de saúde pública - Jamile Amorim Carvalho, representante da Comissão Inter gestora Regional, destacou que a iniciativa de realizar uma Semana de Prevenção aos Acidentes de moto poderá gerar um impacto positivo bastante significativo em toda a região, uma vez que Vitória da Conquista é a principal cidade do sudoeste do estado.

Ela ressaltou que o alto índice de acidente atinge de forma muito severa o sistema público de saúde. “O impacto que nós percebemos para o sistema de saúde é imenso. Temos muitas pessoas que necessitam do sistema de saúde. Isso tem um impacto muito grande no financiamento da saúde”, disse ela, que defendeu a educação como forma de prevenir os acidentes no trânsito.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31